Colunas
Observatório - 15/08/2013
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Hoje é dia
Municipal do Teatro – Mario Castilho
do Fotógrafo
dos Solteiros
da Grávida
da Informática
O dia
A um ano de completar seu centenário, o canal do Panamá faz aniversário hoje, 15, quando foi inaugurado oficialmente. A passagem liga o oceano Atlântico ao Pacífico e tem 82 quilômetros de extensão. É considerado um ponto importante para o comércio internacional.
A Globo ainda faz a moda
Batons e esmaltes marrons da personagem Patrícia, vivida pela atriz Maria Casadevall de Amor à Vida. O esmalte Taupe Retrô de Nicole, personagem de Marina Ruy Barbosa da mesma novela. Os esmaltes em tons marrons da dermatologista Amarilys, personagem de Danielle Winits também da novela das nove. Os óculos de sol de lente marrom em degradê, a bolsa caramelo com detalhes em preto, o kit de anéis dourados, o cinto com spikes e colar de coração de Amora de Sophie Charlotte, de Sangue Bom. Estes são apenas alguns dos exemplos da influência das novelas no que as mulheres usam ou querem usar.
Novela no Brasil continua sendo um verdadeiro sucesso. E, além de assistir, os telespectadores estão cada vez mais prestando atenção aos detalhes da trama que vão além da narrativa dos folhetins. Sim, o público fica de olho na cor do esmalte da personagem, no corte de cabelo das atrizes, nos acessórios usados, na decoração das mansões exibidas, na maquiagem e no figurino. Nada passa despercebido.
Após prestar atenção, o telespectador não fica envergonhado e quer saber de onde veio o determinado produto. E, com isso, é formada a lista dos itens mais pedidos na Rede Globo. Mensalmente, a emissora divulga a lista dos itens mais procurados que vai desde as jarras usadas no seriado A Grande Família, passando pelas poltronas do programa Encontro com Fátima até chegar às novelas que são as grandes campeãs. Da lista dos dez mais, pelo menos sete são produtos das novelas.
As novelas influenciam o comportamento e se a Globo diz que se liga em você é porque você se liga na Globo. A Globo ainda faz a moda, talvez porque nunca saiu de moda.
Novo Três Picos (1)
O maior parque do estado ganhará nova cara com investimentos na casa de R$ 12 milhões do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O recurso será usado em melhorias, estudos e ainda na construção de um complexo de visitação. Esse complexo, no entanto, ficará na área localizada em Teresópolis.
Novo Três Picos (2)
Os R$ 12 milhões para o Três Picos pretendem revitalizar o ecoturismo na região, já que o parque corta cinco municípios serranos. Loja de souvenirs, estacionamento, alojamento para guarda-parques e um heliponto de apoio para operações de combate a incêndio também fazem parte do projeto.
Redução de desastres (1)
Alunos de algumas escolas municipais de Nova Friburgo e outros municípios da Região estão recebendo curso de capacitação para redução de riscos de desastres. O projeto Agente Comunitário Escolar é realizado pela Secretaria Estadual de Defesa Civil através da Escola de Defesa Civil.
Redução de desastres (2)
O treinamento que será concluído em novembro oferece aulas que abrangem noções sobre Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, educação ambiental, percepção de riscos e sistema de alerta por sirenes, plano de contingência de família, primeiros-socorros e transporte de acidentados, além de atividades operacionais.
Cotidiano brasileiro (1)
Pesquisa inédita do IBGE sobre o uso do tempo dos brasileiros mostra que mais da metade dos entrevistados já estavam acordados às 6h45 da manhã. A partir desse momento, o trabalho começa a dominar o tempo da maioria das pessoas no país. Esse movimento ocupa a maior parte do dia até as 19h, marcado pelo intervalo para o almoço.
Cotidiano brasileiro (2)
O tempo livre assume sua hegemonia somente a partir das 21h, quando o sono vem. Dedicar mais tempo ao lazer é o desejo da maior parte dos entrevistados: são 44,5% que citaram a frustração com a falta de tempo para lazer. Em seguida, vem a vontade de ficar mais com a família para 29,7% dos entrevistados.
Palavreando
Não há quem possa viver só consigo mesmo. Não há quem possa crescer sozinho.

Recentemente inaugurado, o Memorial do Colégio Anchieta é o mais próximo que Nova Friburgo hoje tem de um museu. Com peças que remontam ao século retrasado, tudo muito bem preservado pelos jesuítas. Quer descobrir o que tem lá dentro? A visita é aberta a todos

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário