Colunas
Observatório - 06/08/2013
terça-feira, 06 de agosto de 2013
Hoje é dia
do Ar
do Cônsul
do Corretor de Telefone
do Chefe Escoteiro
do Rap Nacional
O dia
Há 10 anos morria, vítima de um edema pulmonar, o empresário e jornalista Roberto Marinho, aos 98 anos. Ele foi o fundador das Organizações Globo, um dos maiores conglomerados de veículos de comunicação do mundo.
No Brasileirão da experiência brilha o conjunto
Botafogo e Vasco protagonizaram um grande clássico no Maracanã. Liderados por Seedorf e Juninho, respectivamente, a lua de mel do Botafogo com a torcida prossegue, não só pelo talento de Seedorf, mas pelo conjunto. Um time certinho, bem comandado por Osvaldo de Oliveira, e que está na liderança da competição de forma merecida. Caminha para lutar pelo título até a última rodada e não será surpresa se terminar com a taça.
Já o Vasco de Dorival Jr. está crescendo na base da raça e da vontade. No clássico de domingo, foi um time aguerrido que com essa qualidade supera as deficiências que possui.
O fim de semana foi positivo para o futebol carioca. Ainda que o Fluminense tenha apenas ficado no empate de 1 a 1 com a Ponte Preta, o resultado de trazer para casa um ponto foi importante para se manter fora da zona do rebaixamento.
Com uma goleada de 3 a 0 o Flamengo voltou a respirar e com resultado tão contundente diante do campeão da Libertadores, o grupo de Mano Menezes encontra a moral necessária para se manter fora do grupo da degola. O Flamengo tem problemas sérios, mas ainda sim é melhor do que alguns times. Tem elenco para conseguir escapar do rebaixamento. Não tem elenco, no entanto, para brigar por vaga na Libertadores. O mesmo vale para o Vasco. O mesmo não vale para o Fluminense. O Tricolor das laranjeiras, assim como o Botafogo, tem time para lutar por Libertadores. Título, no entanto, só o Botafogo. Libertadores para Vasco e Flamengo só pela Copa do Brasil, que inclusive, hoje, 6, conhece os confrontos das oitavas de final, através de sorteio. É outro tipo de competição, onde essa raça e vontade podem superar a excelência técnica.
Dias municipais (1)
Nova Friburgo tem 113 datas comemorativas no seu calendário oficial. Do dia municipal do teatro ao dia da música Benito de Paula. Tem ainda o dia do bombeiro militar vitimado em serviço (12 de junho) e o inusitado dia do servidor público municipal com 25 anos de serviços prestados (1º de maio).
Dias municipais (2)
No ano, oficialmente, ou seja, estipulado por lei, tem ainda 22 semanas comemorativas ou de campanhas especificas. Entre as quais, a semana do consumo consciente, da cultura racional e da prevenção da saúde do homem.
Índice de credibilidade
Pesquisa do Ibope sobre o nível de confiança social indica o Corpo de Bombeiros como a instituição de maior credibilidade do país. O instituto ouviu 2002 pessoas em 120 municípios. Dentre 18 esferas pesquisadas o Corpo de Bombeiros ficou em 1º lugar. Na outra ponta, o Congresso Nacional aparece em penúltimo e os partidos políticos em último.
Oficina de aprendizagem (1)
Ministrado pela Equipe do Núcleo de Avaliação do Desenvolvimento e Aprendizagem do Núcleo Evoluir, estão abertas as inscrições para oficinas de fonoaudiologia. O evento marcado para sábado, 10, no Instituto de Educação de Nova Friburgo, também é voltado para pedagogos, psicopedagogos e professores.
Oficina de aprendizagem (2)
Entre os temas estão habilidades de linguagem oral e identificação de sinais para remediar dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Outras informações com a organizadora, a fonoaudióloga Márcia Botelho, pelos telefones (22) 2522-0230 e 9831-7833.
Festa de S. Roque
Começa hoje, 7, e vai até o dia 18 a tradicional Festa de São Roque, em Olaria. Até o dia 15 será celebrada a semana da família. Destaque ainda para o grande almoço comunitário na Paróquia de São Roque. Menores de 18 anos devem estar companhados dos pais ou responsável.
Palavreando
O céu pode ser chato, o inferno nem tão divertido, e aqui e essas pessoas tão imperfeitas como nós, mas que amamos, podem ser o melhor que há.

Para tentar solucionar o problema da carga e descarga de valores, dois cavaletes
foram colocados na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente ao conjunto de
bancos que ali tem. Muitas vezes carros-fortes ficam em fila dupla por falta de vagas

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário