Observatório - 25/07/2013

quinta-feira, 25 de julho de 2013

 

Adeus, Dominguinhos!

O Brasil recebeu uma triste notícia na última terça-feira. O tão querido Dominguinhos faleceu aos 72 anos de idade, em um hospital de São Paulo.

Dominguinhos, considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga, lutava há seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

Desde muito pequeno, Dominguinhos já possuía a música em suas mãos. Foi descoberto pelo Gonzagão aos 8 anos de idade, quando já se apresentava com seus irmãos no trio "Os três pinguins”. Com 13 anos, ganhou sua primeira sanfona do Rei do Baião e aos 16 foi apadrinhado como seu herdeiro artístico.

José Domingos de Morais, o Dominguinhos, possuía e ainda possui uma discografia de encher os olhos. São centenas de músicas de sucesso em todo o país. Em 1964 teve o primeiro disco intitulado Fim de festa. Seu último disco foi o "Yamandu+Dominguinhos”, lançado em 2008.

Dentre os vários prêmios recebidos, os destacados são o Grammy Latino com o CD "Chegando de Mansinho”, em 2002, já em 2008, Dominguinhos foi o grande homenageado do Prêmio Tim de Música Brasileira, e em 2010, foi o vencedor do Prêmio Shell de Música 2010.

Certo é que perdemos um dos maiores protagonistas da música popular brasileira. O que fica é um legado da cultura que deve ser mantido e propagado nos quatro cantos desse país. E no céu, o que se ganha é um artista de primeira.


Feira da terra

Lumiar receberá, a partir de amanhã, 26, a 11ª edição da Feira da terra. O evento será realizado nos dias 26, 27 e 28, com diversos produtos da agricultura familiar, do artesanato local e das iniciativas empreendedoras de caráter socioambiental. As tendas serão montadas na Praça Eugênio Gustavo Brust, ao lado do campo de futebol.


Campanha do agasalho

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) realizou a entrega do primeiro lote de agasalhos, pelejas e cobertores arrecadados na Campanha do Agasalho 2013. A região contemplada foi a de Pilões, no 3º Distritro de Nova Friburgo.


Campanha do agasalho (2)

A Campanha do agasalho da Acianf está em sua 16ª edição e continuará arrecadando doações até o dia 31 de julho, que podem ser entregues nas sedes da Acianf (Centro, Olaria, Conselheiro e Lumiar), na Faol e Frilog. Para mais informações sobre a Campanha do Agasalho, basta entrar em contato pelo telefone 2522-1145 ou acessar o site www.acianf.com.br.


Parque Estadual dos Três Picos

O secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, assinou a liberação de R$ 12 milhões do Programa de Desenvolvimento do Turismo para a realização de estudos e implantação de melhorias no Parque Estadual dos Três Picos. A área do parque, que abrange os municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim, é de 58.790 hectares.


Parque Estadual dos Três Picos (2)

Entre as benfeitorias que serão realizadas estão placas de sinalização, a implantação de trilhas e construção de uma sede. A ideia é reforçar a recuperação turística da Região Serrana e criar um produto capaz de aumentar a permanência média do turista no estado. 


Investimento em energia

Em decorrência das quedas da última segunda-feira, a Ampla informou que pretende instalar dois transformadores novos na subestação de Nova Friburgo para melhorar a flexibilidade operacional e o abastecimento de energia na cidade. O investimento previsto é de R$ 3 milhões. 


Estacionamento irregular

Esta semana, a Autran está fiscalizando intensamente os estacionamentos irregulares. Segundo a autarquia, 42 veículos foram notificados e quatro rebocados somente na terça-feira. A fiscalização vai continuar.

 

Mudança na Ariosto

A tradicional Rua Ariosto Bento de Melo sofrerá mais uma mudança no sentido de veículos. A mão, que foi invertida há cerca de 10 dias, voltará ao sentido original. Segundo a Autran, a inversão havia sido para testes.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.