Colunas
Observatório - 19/07/2013
sexta-feira, 19 de julho de 2013
A tarefa e o prazer, o sonho e a realização
Somos escravos de nossos hábitos. Por isso é tão importante preservar bons hábitos. Os valores morais e éticos devem ser hábitos praticados cotidianamente. O sonho de um mundo melhor também deve ser cultivado a todo instante e este deve ser também um hábito. Quando perdemos a capacidade de sonhar também perdemos o desejo de realizar. Perder o desejo de realizar é também negar o direito de viver.
Viver é sofrer de vez em quando, mas sorrir na maioria das vezes. Viver é se sentir esgotado de vez em quando, mas ter energia para enfrentar mais um leão. Viver é ter prazos de validade, mas acima de tudo fazer bom uso do tempo que se tem. Quando se finda? Não sabemos ao certo, mas temos a certeza de que tudo tem começo, meio e fim. Onde está o prazer? No meio, pois é na jornada que se vive de fato e é na intensidade que se descobre o que garante a felicidade.
O melhor de tudo, assim, se dá quando o prazer é tarefa e a tarefa se torna prazer. Prazer de escrever. Prazer de fazer. Prazer de se dar. Prazer de estar aqui e não lá. Prazer de sonhar e realizar. Afinal, o que vem antes das realizações?
"Prefiro divertir as pessoas, na esperança de que elas aprendam, ao invés de ensinar as pessoas, na esperança de que elas se divirtam” (Walt Disney)
Walt Disney criou uma forma fantástica de sonhar e realizar. É a chamada estratégia da criatividade que continua atual e que deve ser aplicada à vida de todos. Ele se separava em três: o sonhador, o realista e o desmancha-prazeres. Walt Disney usava e coordenava sua imaginação (o sonhador), traduzia metodicamente suas fantasias em formas tangíveis (o realista) e aplicava seu julgamento crítico (o crítico).
No primeiro, sugere, sonhe alto, dê asas à imaginação, sem medo, inibições e censura. Tudo é possível, o céu é o limite.
No segundo, o realista, faça as coisas acontecerem. Pense de maneira construtiva e saiba como planejar, estabelecer prazos e metas, definir responsabilidades e dimensionar recursos.
Por fim, o crítico em que se deve concentrar no que pode dar errado, busca por furos nas idéias e nos planos. Sabendo localizar as falhas, há a possibilidade de tomada de ações preventivas para eliminar as causas de problemas potenciais.
Não é fácil mantê-los sem conflito, mas a vida de Walt Disney mostrou ser possível integrá-los e interagi-los de modo bastante eficiente na finalidade de ter prazer nas tarefas e sonhar e realizar.
Há que se sonhar, mas sonhos sem ação são só sonhos! Tão importante quanto sonhar e realizar!
Expo Cordeiro 2013
Todos os dias, após os shows principais, acontece o baile do sereno com artistas da região. Há ainda rodeio todas as noites com a Companhia Brasil de Rodeio, de Minas Gerais, com show pirotécnico e apresentação de peões premiados. A Tenda Cultural traz as atrações locais e regionais. A entrada é franca. Menores de 18 anos somente acompanhados de responsável.
Expo Pádua 2013
Elogiada está a programação da Exposição Agropecuária de Santo Antônio de Pádua que começa na quarta que vem, dia 24. Nos shows musicais tem: 24 – Fernanda Brum; 25 – Arlindo Cruz; Dia 26 – João Neto & Frederico; Dia 27 – Lulu Santos e dia 28 – Zezé di Camargo & Luciano. A entrada será franca. Menores de 18 anos somente acompanhados de responsável.
Cursos gratuitos a distância (1)
Termina segunda, 22, as inscrições para os cursos gratuitos à distância do Senai. Essa pode ser a última oportunidade já que as inscrições terminariam na última segunda, 15 e foram prorrogadas em mais uma semana. O processo seletivo conta com prova online de português, matemática e raciocínio lógico. Podem participar pessoas com idade mínima de 17 anos que estejam cursando ou tenham concluído o segundo ano do ensino médio.
Cursos gratuitos a distância (2)
As inscrições podem ser feitas através do site www.firjan.org.br/educamais, onde também será divulgado o resultado do processo, no dia 24 de julho. Os cursos estão previstos para ter início no dia 17 de agosto. No Senai de Nova Friburgo estão disponíveis os cursos de assistente de logística; auxiliar de eletricista predial; instalador de rede local e sem fio e operador de suporte técnico em TI.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário