Observatório - 17/07/2013

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Por que ver Superman 

 

"Você vai dar às pessoas um ideal para lutar. Vão correr atrás de você. Vão tropeçar, vão cair. Mas, com o tempo, eles vão acompanhá-lo ao sol. Com o tempo, você vai ajudá-los a realizar maravilhas.”


Todos sabem o quanto eu sou fã do Superman. Não sei se todos têm um herói favorito e os motivos que levam a escolha desse ou daquele super-herói. Em um mundo em que precisamos de fantasias tanto quanto de fé e esperança, a minha escolha recaiu sobre o Superman. Na infância, por fascínio. Na adolescência, por conhecimento aprofundado, muito em função do seriado Smallville, que acompanhei todos os quase duzentos episódios em suas dez temporadas.      

Considero que existem dois tipos de fãs de Superman: os que louvam a questão filosófica e humana e aqueles que aclamam a invencibilidade poderosa e forte do herói extraterrestre. Sou do primeiro grupo. Mas o fato é que o novo filme, dirigido por Zack Snyder e produzido Chris Nolan (o mesmo que ressuscitou Batman), atende a ambos. Uma costura fantástica desse mergulho nas questões internas de Clark Kent e Kal-El, nomes do Superman na Terra e em Kripton, respectivamente, e da batalha corporal com seus inimigos. Disse-me um amigo: "Filme barulhento”! Verdade. A pancadaria come solta e os efeitos especiais fazem a luta principal do filme desabar prédios e mais prédios. Ação não falta!  

Como um filme de super-herói pode ter fotografia tão bela? "Superman – O Homem de Aço” responde a isso e brilha nos detalhes. Das folhas balançando à capa voando nas costas de Clark menino. Das ondas do mar ao simples manejo das mãos que consertam um carro. Um filme de ação repleto de poesia visual e sonora.   

Com um elenco de estrelas que deu a segurança que o projeto precisava, Henry Cavill desponta — tem cara de Superman. Por mais que exista a recorrente lembrança de Christopher Reeves, Henry Cavill consegue dar a beleza ao personagem sem extravagância, no compasso que encarna a simplicidade que a personagem precisa. As atuações de Russell Crowe e Kevin Costner como pais, respectivamente biológico e de criação, dão ao enredo aquela sensação de Deus conversando com seu filho. "Tem que decidir que homem vai se tornar. E seja lá quem ele for... Ele vai mudar o mundo.” Conselhos como esse ou como "Você não é apenas qualquer um. Um dia você terá de fazer uma escolha” demonstram esse conflito da responsabilidade que todos têm, mas que para alguém como o Superman é maior e mais difícil. Religião à parte, pela primeira vez no cinema conseguiu-se essa junção tão primordial na história do super-herói, que são suas semelhanças com Jesus Cristo. Alguém numa busca intensa por fazer o bem e deixar isso como legado, sabendo que "as pessoas temem o que não entendem”.

Superman é acima de tudo uma busca interna constante não só nas raízes do que nos torna bons ou maus, mas as formas que nos levam a decidir este ou aquele caminho. Mesmo extraterrestre, Superman é o mais humano de todos os heróis... Justamente, porque seu maior sonho é ser humano. O filme resgata nessa fantasia valores morais que estão esquecidos, talvez aquietados na sociedade, porque sabemos que esses valores existem, ainda que não praticados. 

Superman é, portanto, mais que um filme de ação, aventura ou fantasia. É uma boa cartilha de conceitos morais, de busca, de finalidades, com a liberdade de escolher os caminhos a seguir. A grande lição do filme é que um homem deve ter o direito de moldar o seu destino. Superman retorna com tudo e vale a pena ser assistido. Faça esse voo! Escolha voar! 


Shows no Suspiro

Por conta dos shows do Festival Sesc de Inverno, na Praça do Suspiro, o trânsito no entorno da Praça do Suspiro sofrerá alteração a partir do dia 23. Até o dia 29 será proibido o estacionamento de veículos no local. E de 25 a 27, o trecho da Rua General Osório, a partir da Praça do Suspiro, até a Rua Aristão Pinto, será interditado das 21h até o término dos shows. No domingo, 28, a interdição será a partir das 20h.


Friburguense

Após quatro derrotas seguidas, o Friburguense tentará a recuperação diante do São João da Barra, próximo amistoso da equipe agendado para sexta, 19, no Eduardo Guinle. Após essa partida, o grupo recebe uma semana de folga e retorna para a preparação final para a Copa Rio, que começa no dia 1º de setembro. 


Cursos gratuitos a distância (1)

O Senai prorrogou até segunda, 22, as inscrições para seus cursos gratuitos a distância. Quem quer se preparar para o mercado de trabalho pode se inscrever no processo seletivo, que terá prova online de português, matemática e raciocínio lógico. Podem participar pessoas com idade mínima de 17 anos que estejam cursando ou tenham concluído o segundo ano do ensino médio. 


Cursos gratuitos a distância (2)

As inscrições podem ser feitas através do site www.firjan.org.br/educamais, onde também será divulgado o resultado do processo, no dia 24 de julho. Os cursos estão previstos para ter início no dia 17 de agosto. No Senai de Nova Friburgo estão disponíveis os cursos de assistente de logística; auxiliar de eletricista predial; instalador de rede local e sem fio e operador de suporte técnico em TI. 



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.