Colunas
Quase mil construções serão removidas de margens de rios
sexta-feira, 12 de julho de 2013
Lares de Nova Friburgo
Feijão mexicano é no César’s
A Rua General Osório é reconhecida por ser a rua de importantes educandários e por ter ligação direta com o setor da saúde. Se fosse em Brasília, seria como a quadra F em que se concentram todos os laboratórios, hospitais, clínicas médicas e farmácias da cidade. A Rua do Hospital Raul Sertã não é como em Brasília, mas agrega boa parte do setor de saúde do município. Saúde! Não só para quem está doente. Pelo contrário! Saúde para quem com diversão não se deixa abater.
Sim! A Rua General Osório é a rua da saúde, principalmente próximo ao quartel dos Bombeiros, onde tem o tradicional Bar do César, que é também o bar do Fabrício e do filho do Fabrício, que segue os passos do avô e pai. Local ideal para bater um papo com os amigos em praticamente três ambientes diferentes. Você pode ficar em uma das mesas na entrada, olhando as modas da rua. Você pode ficar no salão de entrada ou ainda se subir quatro ou cinco degraus estará em um ambiente mais reservado, ideal para celebrar aniversários e conquistas. Há massas em preços bastante atrativos, mas não considero esse o principal destaque. As tábuas, obrigatórias em qualquer bar que se preze, são ótimas, mas também não as considero como a principal graça. Os caldos... esses sim! A tal marca que faz um lugar ser conhecido, reconhecido e convidativo ao ponto de você querer convidar amigos e familiares para estar lá. Há quem prefira o caldo verde. Outros o feijão mexicano. E, ambos abrem discussão ferrenha para eleger a sua preferência. Não é bobo quem experimenta os dois e tira suas próprias conclusões. Eu, particularmente sou fã do feijão mexicano. Saborosérrimo. Tempero perfeito com dose certa de bacon, carne-moída e toque especial nos pedaços de azeitona. Cai bem com umas gotas de pimenta para quem aprecia, assim como com gotas de azeite.
Além do caldo-verde e do feijão mexicano, disponíveis todos os dias, o cardápio oferece em dias específicos, vaca atolada, caldo de inhame e outros.
Nova Friburgo tem seus lares numa rica gastronomia que vai do simples ao eclético. Que oferece algo especial para todos os momentos que cada um tem! É preciso valorizar essa nossa riqueza que não se compra, não se vende, tampouco se imita ou se entende. É ecleticamente simplesmente Nova Friburgo!
Remoção de construções em margens de rios (1)
Além da remoção de construções em Conselheiro Paulino, por conta da implantação da Avenida Brasil pelo governo municipal, o Inea também removerá construções às margens dos rios Bengalas e Córrego Dantas para a instalação de Parques Fluviais. Segundo levantamento inicial, nesta primeira etapa, aproximadamente mil construções serão removidas só em Nova Friburgo.
Remoção de construções em margens de rios (2)
Além do reflorestamento dos leitos, os parques públicos fluviais terão equipamentos para lazer e práticas esportivas, como ciclovias e quadras, por exemplo. Em toda a região serão 28 parques divididos entre Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, sendo mais da metade em Nova Friburgo. A intenção é que a implantação dos parques comece no ano que vem.
Remoção de construções em margens de rios (3)
A ideia é que a iniciativa também ajude a impedir a ocupação irregular e, consequentemente, perdas humanas. As intervenções incluem a dragagem, a construção de taludes e o replantio da vegetação. Alguns parques, segundo o projeto do Inea, ainda terão dispositivos de controle de inundações, como bacias de detenção, pavimentos permeáveis e trincheiras de infiltração.
Remoção de construções em margens de rios (4)
Segundo o Inea, no mapa de remoção em andamento e iniciado em 2011, 397 construções já estão finalizadas no processo de benfeitoria, num valor total de R$ 18 milhões. Outras 487, portanto, ainda estão em negociação de indenização. O processo de desapropriação (via judicial) ainda não está cogitado e só será utilizado se esgotadas todas as possibilidades, segundo informações extra-oficiais do órgão.
Estatuto da Juventude (1)
O Estatuto Nacional da Juventude só depende agora de sanção presidencial para começar a virar realidade. O Estatuto da Juventude em Nova Friburgo antecede o nacional e foi aprovado em 2011, em proposta do vereador Professor Pierre, mas até hoje não conseguiu efetivas seus principais benefícios.
Estatuto da Juventude (2)
Tanto o nacional como o municipal versam em benefícios semelhantes. Um deles é a concessão de meia-tarifa em transportes coletivos, no caso do nacional para linhas interestaduais. O benefício vale para todos os estudantes entre 15 e 29 anos, sem limite de assentos por veículo. Como não há detalhamento, a medida poderá atingir tanto o transporte rodoviário quanto aéreo.
Estatuto da Juventude (3)
Outro benefício assegurado aos jovens estudantes, e também aos jovens não estudantes de baixa renda, será a meia-entrada em eventos culturais e esportivos. O acesso, no entanto, será limitado a 40% dos ingressos disponíveis. UNE e Ubes continuam responsáveis pelas carteiras de identificação estudantil.
Friburguense (1)
Após três derrotas seguidas por 2 a 0, diante de Macaé (duas vezes) e Cabofriense, o Friburguense realiza mais um amistoso amanhã, 12, em Nova Friburgo, com o Goytacaz. O Tricolor da Serra reencontrará um velho conhecido: Júlio Marinho, que hoje treina a equipe de Campos.
Friburguense (2)
Na preparação para a Copa Rio que começa no dia 1° de setembro, o Friburguense fará uma pausa estratégica no próximo dia 19, retornando 10 dias depois a preparação final para a competição que dá vaga na Copa do Brasil 2014 e no Brasileiro da Série D 2014.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário