Observatório - 09/07/2013

terça-feira, 09 de julho de 2013

Um novo líder

 

O Campeonato Brasileiro recomeçou após a pausa para a Copa das Confederações. Pausa boa para todos, mas não aproveitada por todos. Os resultados da retomada da competição demonstram isso.

A retomada, que agora só será interrompida ao fim da competição em dezembro, tem um novo líder. A torcida do Botafogo, por óbvio, espera que a ponta da competição seja mantida até lá! Algo difícil, que exigirá esforço, mas absolutamente possível, tendo em vista que o time de Osvaldo de Oliveira vem mantendo um equilíbrio raro no futebol nacional. Desde o Estadual a equipe vem mantendo uma constante que é absolutamente positiva em competições de pontos corridos. A perda anunciada de alguns jogadores pode prejudicar, até porque o mercado não está lá excelente para reposições à altura. O alento vem no fato de que todos os times que estão bem também perderão seus destaques. É a lei do mercado!

Diante do atual campeão brasileiro, o campeão carioca conquistou uma importante vitória. Mais do que a liderança, a moral elevada. Comandado por Seedorf, destaque para a defesa alvinegra que soube anular Fred, anulando assim a máquina tricolor, que até atuou bem. O destaque negativo foi o público pequeno na Arena Pernambuco. Jogando longe do Rio, o clássico vovô só atraiu pouco mais de 8 mil torcedores. Número pequeno se compararmos o empate do Flamengo em outra arena da Copa, o estádio de Brasília.

Mais de 50 mil apreciaram Flamengo e Coritiba. Apreciaram, mas não saíram contentes. A massa rubro-negra viu a estreia de Mano Menezes otimista. O Mengão abriu 2 a 0, mas permitiu o empate. O Flamengo aproveitou o período de parada e voltou melhor, mas ficou clara a falta de maturidade e segurança da equipe. O bom é que houve evolução. O ruim é que o time terminou a rodada na zona do rebaixamento.

Rebaixamento é fantasma que ronda mais São Januário do que a Gávea! Entorpecido por problemas de ordem administrativa, o time é afetado pelas questões fora de campo e se vê perdido e sem horizonte. A ameaça iminente de perder Paulo Autuori só traz mais nuvens negras para o Cruzmaltino, que sucumbiu diante do bom time do Internacional. A defesa do Vasco é uma peneira. Fez três gols, mas levou cinco. Esperança pelo ataque. Desespero pela defesa. O Vasco não tem mais tempo para se encontrar. Terá que contar com a sorte e com a boa vontade de seus jogadores para se manter na elite. Dinheiro, apenas dinheiro pode salvar o Vasco de fato!

Muita água ainda vai rolar. Porém, a cada rodada fica mais evidenciado o grupo que brigará por título e Libertadores, o grupo que apenas cumprirá tabela e aqueles que brigarão contra o rebaixamento.


Hotéis cheios (1)

O Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau está otimista quanto à ocupação hoteleira em agosto por conta da Fevest (Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria Prima), prevista para 4 a 6 de agosto. A feira tem expectativa de público de 8,5 mil pessoas.


Hotéis cheios (2)

De acordo com o Friburgo Bureau, no ano passado, quando a cidade recebeu a feira, a taxa de ocupação foi de 70%. Neste ano eles esperam um incremento de 10% na ocupação dos hotéis. Em função do aumento do período prévio de divulgação, espera-se um público maior, cerca de 2 mil a mais que no ano passado.

 

Ecad (1)

Está em vias finais a lei que estabelece novas regras para a cobrança, arrecadação e distribuição dos direitos autorais sobre obras musicais. O projeto já aprovado pelo Senado prevê maior transparência na relação entre os responsáveis pela arrecadação dos direitos e os autores das obras. 

 

Ecad (2)

A nova lei prevê o acesso público à planilha de custos para uso de músicas e divulgação de dados sobre o pagamento e arrecadação, preservando a identidade dos artistas. A nova proposta atribui o controle estatal para o Ecad, apesar de manter o órgão como o único arrecadador de direitos. 

 

Ecad (3)

Ainda de acordo com as novas regras, a arrecadação para os titulares de direitos passa de 70% para 85%. Se virar lei, o prazo para as mudanças será de 4 anos. Emissoras de rádio e televisão também devem se adaptar, passando a relação completa das obras que utilizarem. O projeto agora está na Câmara dos Deputados.

 

Edson Barboza Jr.

31 chutes. Esse foi o número de chutes que o friburguense Edson Barboza Jr. decretou para vencer por nocaute técnico o duelo de brasileiros do UFC 162, contra Rafaello "Trator” Oliveira. O triunfo veio com 1m44s do segundo round. Edson soma 12 vitórias e apenas uma derrota no UFC.  

 

Tamiflu (1)

A ordem do governo federal é de que estados e municípios facilitem o acesso ao tamiflu para pacientes que tenham em mãos a receita médica do remédio. O tamiflu é o principal medicamento utilizado para tratar o vírus da gripe. 

 

Tamiflu (2)

O tamiflu pode ser emitido por profissionais de saúde que trabalham na rede pública ou privada. Para enfrentar o vírus da influenza, o Ministério da Saúde já repassou mais de um milhão de tratamentos da gripe para todas as unidades básicas de saúde do país.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.