Colunas
Observatório - 05/07/2013
sexta-feira, 05 de julho de 2013
Lares de Nova Friburgo
Prefeito em alemão é Bürgermeister
Primeira colônia no Brasil de alemães, Nova Friburgo se notabiliza por todo o patrimônio cultural herdado desse genioso povo. E uma das genialidades herdadas é a gastronomia, que encontra seu berço principal no Cônego, mais precisamente no tradicional Bürgermeister, ou, simplesmente, Burgomestre.
Aprazível espaço que encanta os apreciadores de cervejas, que docemente se perdem na vasta coleção de bolachas de mesa de marcas de todo o mundo pregadas nas paredes e teto. Ser recebido pelo Sr. Bráulio ou por seu filho Chester faz toda a diferença e faz a gente se sentir em casa, mesmo que em plena Alemanha.
Por falar em cerveja, quem vai lá tem por boa obrigação experimentar o chope escuro fabricado pelo próprio Bráulio. A receita da casa é simplesmente algo único e vale pedir a caneca de um litro. Outras bebidas típicas (ou não) da Alemanha também fabricadas pela casa são experiências que merecem ser experimentadas. Mas lembre-se: sempre com moderação.
A variedade de salsichões com os pães em plena harmonia é um deleite para entrada. O cardápio variado e único faz você querer todos ao mesmo tempo e não se surpreenda se você escolher dois ou três que não têm nenhuma combinação lógica. Ir com os amigos faz com que você fatalmente cometa esse bom pecado, beliscando as delícias uns dos pratos dos outros. Até porque, as porções são generosas. O joelho de porco derrete na boca, tanto quanto são saborosérrimas todas as receitas com a apreciada carne de porco. Pato, cordeiro e marreco são outras carnes exóticas que não frustram seus apreciadores. Todos os pratos típicos da Alemanha como a batata rostie são dignos da pedida.
Se em sua história Nova Friburgo tem um prefeito incontestável, esse prefeito está na área gastronômica e atende pelo nome de Bráulio, que juntamente com a sua família traz a Alemanha para perto de nós. Uma Alemanha simpática e tão genial quanto o seu povo.
Vistoria
O prazo para vistoria dos carros com placas de finais 7 e 8 termina no próximo dia 31 e o procedimento poderá ser realizado em qualquer um dos postos, independentemente do município onde o veículo foi registrado. Neste fim de semana, mais vagas extras de atendimento ao público. O posto de Nova Friburgo abre entre 7h e 18h, inclusive no sábado.
Concurso Literário da Câmara (1)
Termina no próximo dia 31 o prazo para inscrições no 1º Concurso Literário da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo. O concurso é aberto a todo o estado com tema livre nas modalidades poesia, crônica e conto em três categorias: infantil (até 13 anos de idade); juvenil (até 17 anos de idade) e adulto (a partir dos 18 anos de idade).
Concurso Literário da Câmara (2)
Os três primeiros colocados de cada modalidade e categoria receberão troféus e certificados. Os interessados podem obter a ficha de inscrição na sede do Legislativo, na Rua Farinha Filho ou através do e-mail concursoliterario.nf@gmail.com. Na ficha de inscrição está todo o regulamento do concurso.
Batalhão antitumulto (1)
O Estado do Rio abriu licitação para melhor equipar o Batalhão de Choque da Polícia Militar visando os protestos nos grandes eventos. Serão comprados mil trajes antitumulto e trauma. O investimento está na casa de R$ 3,7 milhões.
Batalhão antitumulto (2)
Na justificativa da concorrência pública, é citado que a unidade policial de elite "tem se deparado com diversas ocorrências de manifestações civis” e que o uso dos kits antimotim "se traduz em menos traumas e lesões nos policiais e nos manifestantes”.
Batalhão antitumulto (3)
Cada um dos trajes vem com 11 peças. A maioria delas, protetores para as partes do corpo — cabeça, tronco, antebraço, joelho, mãos e rosto. Há ainda escudo e coldre para pistola. O Batalhão de Choque é a principal tropa para conter os tumultos nas manifestações, auxiliada pelas demais forças da PM.
Doação de sangue (1)
O Hemocentro do Hospital Municipal Raul Sertã abre excepcionalmente neste sábado, 6, para uma campanha de doação de sangue. Quem quiser doar pode comparecer das 8h às 12h. O objetivo é elevar o nível do estoque que está em baixa.
Doação de sangue (2)
Para doar é preciso ter entre 16 e 67 anos. Não é preciso estar em jejum, basta não ter ingerido alimentos gordurosos no dia e no dia anterior à doação. Também é importante ter descansado bem à noite e levar documento oficial como foto.
Friburguense
O Friburguense faz mais um amistoso preparatório para a Copa Rio, hoje, 5, às 15h, no Alair Correa, em Cabo Frio, contra a Cabofriense. O objetivo é dar ritmo de jogo à equipe, e, para tanto, estima-se pelo menos um amistoso por semana.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário