Observatório - 18/06/2013

terça-feira, 18 de junho de 2013

Pra inglês ver!

 

A Copa das Confederações começou! A prévia da Copa do Mundo no Brasil. Uma nova Copa 64 anos depois da primeira. Aquela Copa do Mundo, a de 1950, foi verdadeiramente uma Copa brasileira. Esta é uma Copa bastante europeia em território brasileiro.

Ao ver os jogos da Copa das Confederações, se você estiver mais desligado, dificilmente perceberá que se trata de um estádio brasileiro. Eles estão com cara de futebol estrangeiro, mas precisamente europeu. Obviamente, o torcedor tem mais conforto, vê os jogos mais de perto. Mas não o torcedor tradicional. A Copa das Confederações, como a Copa do Mundo, não é para o torcedor herdeiro dos arquibaldos e geraldinos. Ah! Mestre Nelson Rodrigues! Como definiremos os novos torcedores dos estádios brasileiros? É espetáculo só para o torcedor que pode pagar.

Não quero entrar no mérito do alto custo dos estádios e com que dinheiro foi pago — o nosso dinheiro, é claro, o dinheiro dos nossos impostos! Essa é uma outra discussão que cabe ser feita nas eleições futuras no julgamento popular e aos órgãos judiciais que devem analisar se houve superfaturamento e corrupção.

No mérito deste artigo, torço para que a competição seja um grande sucesso! Que mostre ao mundo que o Brasil sabe organizar grandes eventos, ainda que seja mais para inglês ver do brasileiro. A gente banca a festa da qual poucos são os brasileiros que podem se divertir de fato! Mas nos orgulhamos de mostrar ao mundo o nosso samba de capacidade em realizar e fazer com que o mundo estenda seu tapete para o Brasil que não nasceu para ser um país liderado por outros, mas que tem vocação para liderar os demais.

Quanto ao dentro das quatro linhas, a seleção brasileira estreou bem, sem encantar é verdade! Destaque para a Espanha que tem posse de bola como nenhuma outra. Pela primeira rodada, cresce a expectativa de que o Rio de Janeiro possa receber na grande final o aguardado confronto Brasil x Espanha.

 

 

Marcelo Adnet

Finalmente, a Globo deu ao humorista Marcelo Adnet o espaço que merecia. Arrebentou no quadro do Fantástico do último domingo, 16, com as sátiras da Cpa das Confederações. E como fazia na MTV, Adnet sempre que pode cita o Friburguense. 


Friburguense

No quadro desse domingo, citou o Friburguense em rede nacional, arrancando boas gargalhadas dos apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli. Sem estardalhaço, Marcelo Adnet já foi flagrado algumas vezes assistindo jogos do Friburguense no Estádio Eduardo Guinle.   


Série B Estadual

A Série B do Campeonato Estadual está paralisada. Após a entrada do recurso do Goytacaz sobre a decisão do caso Talis, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) decidiu suspender a competição. Neste fim de semana seria realizado as semifinais do 2° turno. O resultado dos recursos pode alterar a classificação final do segundo turno e também da classificação geral.


Tapetão

Dessa maneira, o único garantido nas finais do Estadual é o Bonsucesso. América ou Goytacaz seria o outro no triangular final que definira os dois que sobem para a elite e se juntam ao Friburguense e aos demais times da primeira divisão. Além de Bonsucesso, América e Goytacaz, Cabofriense, São João da Barra e Angra dos Reis ficam em compasso de espera para a definição do imbróglio jurídico.

 

Melhor coxinha do Brasil

A friburguense Ilyria de Souza Soares, aposentada e moradora de Olaria, participou do concurso do programa Mais Você, da Rede Globo, apresentado por Ana Maria Braga, e teve a sua coxinha eleita a melhor do país. Sua coxinha, aliás, não passou pela avaliação dos jurados, porque ela se tornou jurada.


Hors-concours

Antes da avaliação das 11 finalistas entre mais de quatro mil inscritos, Ana Maria Braga anunciou que Ilyria não poderia concorrer, porque a coxinha dela é incomparável, hors-concours. Assim, ela passou a avaliar as demais coxinhas ao lado de Zeca Camargo, do cantor Thiaguinho, do ator Joaquim Lopes, da jornalista Fabiana Karla e do chef Jefferson Rueda.    


Friburguense famosa

Famosa, todos querem experimentar a coxinha que tem receita única, com massa de requeijão. A receita está disponível no site oficial do concurso. A dona de casa goiana Marcíria Maria de Carvalho foi a vencedora na avaliação dos jurados. Ilyria atende encomendas, mas em baixa escala. Ela ganhou eletrodomésticos do programa para ampliar o negócio. 


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.