Colunas
Observatório - 14/06/2013
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Lares de Nova Friburgo
Trem bão de Minas e de Nova Friburgo
Para os jovens, antes de ir para a noitada é de lei passar em Minas. No Casarão aconchegante que leva o nome do grande estado vizinho ao nosso. Para os mais velhos, oportunidade de conversar com amigos de outrora e de sempre. Compartilhar das nostalgias e fabricar novas. E o Casarão de Minas é um excelente lugar para abençoar a produção de histórias. Para todos, um saudável encontro de gerações em um espaço onde todos harmoniosamente convivem e trocam energias. Brindando à vida com uma cerveja ou com uma das dezenas de cachaças oferecidas no espaço.
O point da cidade é o Casarão de Minas, boteco de luxo, preferência de muita gente. O Casarão que ganhou a palavra "antigo” na boca das pessoas depois que o novo abriu. E não é só o que lá se serve, mas principalmente, a simpatia dos donos, Patrícia e Fernando, o carinho de cada um dos garçons muito bem orientados pela gloriosa Kátia. Citando ela homenageio todos que lá trabalham, aliás, nem parece que lá trabalham, pois acabam se tornando amigos também e dá vontade de convidá-los sempre a se sentar na mesa. Por isso, muitos preferem o balcão do corredor só para ficar conversando com eles também. Assim, é o que sempre digo sobre experiência gastronômica. Mais importante que a comida ou a bebida são as companhias com as quais você compartilha esse divino momento. Melhor ainda se os pratos forem tão bons como no Casarão.
As porções de filé mignon com cada molho mais espetacular que o outro. Podem até tentar imitar, mas nenhum consegue se aproximar do que é feito no Casarão. O pastel de angu ou a cestinha de queijo provolone com linguiça mineira são excelentes pedidas para petiscar. Agora se a fome é grande e é daquelas mais individual, a dica é mesmo se deliciar com o pão com linguiça ou o pão com filé. Na medida certa e com um preço acessível que até permite beber umas três garrafas a mais de cerveja e quiçá uma dose de Xereca. A cachaça que fica perfeita se antes você mandar açúcar e canela, a cachaça e por fim chupar limão. É uma experiência que você tem que ter no Casarão. Não dá para esquecer, é claro, da batata rostie. Variedades não faltam nem quando o assunto é cerveja! Eu, particularmente, sugiro uma Sol com limão. Aliás, eis a única cerveja que fica boa com limão! Quando chego lá, já até sabem o que quero depois dos abraços: uma Sol! Mas com limão!
O Casarão de Minas tem um ambiente que realmente contagia e não sei se é exatamente por conta da questão mineira, pelo estilo rústico do local, mas possivelmente porque é um dos espaços mais friburguenses de Nova Friburgo.
Recursos da reconstrução na Justiça
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão de indisponibilidade de bens da empresa Terrapleno Terraplenagem e Construção, que executou trabalhos de recuperação de Nova Friburgo após a catástrofe climática de janeiro de 2011. A empresa havia entrado com recurso em Brasília para reverter a situação.
Indisponibilidade de bens de empresa
A indisponibilidade dos bens da empresa está limitada ao necessário para cobrir eventuais prejuízos aos cofres públicos. A ação civil foi ajuizada pelo Ministério Público Federal. As decisões judiciais apontam fortes indícios da prática de atos de improbidade administrativa, além de ofensa a princípios constitucionais e às formalidades da Lei de Licitações.
Cônsul da Alemanha em Nova Friburgo
Visita hoje, 14, Nova Friburgo o cônsul geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Harald Klein. A visita diplomática cumprirá programação prevista na agenda oficial do cônsul, das 10h às 17h. 2013 é o ano da Alemanha no Brasil.
Prova nacional de alfabetização
Além da Prova Brasil, que já é aplicada a todos os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), a partir deste ano o Ministério da Educação também aplicará a chamada ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização).
ANA
A avaliação terá como público-alvo os alunos do 3º ano do ensino fundamental. Todas as crianças serão avaliadas aos sete anos e aos oito anos. A partir do próximo ano, as crianças do 2º ano do ensino fundamental também deverão passar pelo novo sistema de avaliação do nível de alfabetização.
Curso on-line sobre gripe
O Ministério da Saúde está oferecendo aos médicos de todo o país curso de capacitação sobre o protocolo de tratamento da Influenza 2013. O curso de educação à distância tem como objetivo reforçar o manejo correto da doença aos profissionais que atuam na rede assistência à saúde.
Redução de óbitos
O curso tem como principal meta a redução dos óbitos e complicações pela gripe e faz parte das medidas de preparação de rede pública para atendimento aos pacientes com síndrome gripal. O curso apresenta casos clínicos interativos, com explicações sobre os erros e acertos a cada decisão que o médico tomar. A duração total é de seis horas, pela internet.
Inscrições também para estudantes
As inscrições podem ser feitas no link unasus.gov.br/influenza até o fim de agosto. Para receber o certificado de conclusão, o profissional matriculado deverá concluir os quatro casos clínicos propostos no curso. Estudantes e outros profissionais de saúde também poderão acessar os materiais na íntegra como visitantes, sem necessidade de matrícula. Entretanto, não receberá declaração de participação.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário