Observatório - 13/06/2013

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Para cantar em outros cantos


Toda cidade tem seus personagens, que não necessariamente são aqueles que ocupam espaço nas diversas mídias ou estão sentados nas cadeiras de escritórios. A história de uma cidade não é escrita por aqueles que têm caneta na mão e que veem a cidade acontecer dos palácios que comandam toda a gente. Por eles também, mas acima de tudo por aqueles que fazem o dia a dia das ruas, o nosso cotidiano.

Nesse sentido, fará falta nas ruas de Nova Friburgo um importante personagem de sua história. Conhecido como Passarinho, o morador de rua que morava no coração da cidade. Sempre respeitoso, desde que respeitassem seu espaço de ser livre. Lembro do Passarinho varrendo a Rua Portugal, sempre que o bar fechava. Recordo das pessoas pedindo para que assoviasse e aquele assovio era realmente único. Nunca fui importunado por ele e nunca o vi importunando ninguém, a não ser aqueles que se incomodam com gente de verdade e a verdade que cada cidade guarda para si.

Passarinho era assim, testemunha das ruas de Nova Friburgo e personagem de sua história contemporânea. 

Pego emprestado um brilhante texto do meu amigo Miguel Toscano que além de excepcional cantor é um escritor de mão cheia. Em "Céu de mudança”, Miguel Toscano fala do pássaro que talvez cada um de nós sejamos. 

"Diria o pássaro ao céu, que não mude. E o céu diria ao pássaro, que a mudança é irremissível. Que os filhos morreriam aos seus pés e aos pés de seu canto. Que a água que nasce da terra, não mais chacinaria a sede dos homens. Que reinos surgiriam e evolariam pelo ar, sem sequer serem lembrados os nomes de seus reis. Que a maçã cairia antes que a verdade fosse dita. Que o fogo queimaria os corações dos sonhadores. Que o próprio pássaro queimaria no fogo da utopia. O céu diria ao pássaro, que o que nunca muda é o fim.

E o pássaro mudou-se para outro céu.”

Como diria Mário Quintana: "Todos estes que aí estão, Atravancando o meu caminho, Eles passarão, Eu passarinho!” Passarinho passarinhou! Sua história fica nas memórias de quem habita as ruas sem necessariamente morar nelas. 

Aumento na conta de energia elétrica

Conta de energia elétrica sobe em até 16% em Nova Friburgo a partir das contas de julho. Os 94 mil consumidores de Nova Friburgo vão pagar mais pelo consumo de energia elétrica a partir do próximo dia 18. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já aprovou o reajuste. 

Reajuste nas contas de julho

Na prática, as contas reduzidas em janeiro deste ano, em consequência de medidas adotadas pelo governo federal, voltarão quase ao mesmo patamar. Os clientes em baixa tensão tiveram queda média na tarifa de 18,08%, enquanto os consumidores em alta e média tensão foram beneficiados com redução de 21,39% nas tarifas. 


Composição tarifária

Consumidores conectados em baixa tensão terão reajuste médio de 15,13%, enquanto os clientes em alta e média tensão, 16,44%. De acordo com a Energisa, o reajuste foi impactado pelo custo da compra de energia da distribuidora Ampla, que teve o preço de compra ajustado em quase 27%, contribuindo para o maior impacto no índice. 

 

Dose zero

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e o Disque-Denúncia lançaram a "Operação Dose Zero”. O objetivo é conscientizar a sociedade de que vender bebida alcoólica para menores de 18 anos é crime previsto no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Neste primeiro momento a ação terá caráter educativo. 

 

Rondas

Equipes de policiais vão percorrer bares, restaurantes e boates com material informativo sobre a gravidade atribuída à venda e oferta de bebida alcoólica para menores de idade. Na segunda etapa da campanha, a Secretaria Estadual de Educação também participará ao receber nas escolas, integrantes do Núcleo de Bem-Estar, onde policiais ministrarão palestras nas escolas estaduais. 

 

Trotes para os bombeiros

Número de trotes para o Corpo de Bombeiros diminui, mas continua sendo alto. Dados recentes da central de atendimento do Corpo de Bombeiros, através do número 193, mostram que os números de trotes representam agora 12% das ligações recebidas em todo o estado do Rio. 


Diminuição

Apesar de a prática ter diminuído — elas já ocuparam quase a metade das ligações — o número ainda preocupa. Em março de 2012, de 75 mil telefonemas, aproximadamente 42% eram trotes. A queda nos índices ocorreu depois que os bombeiros passaram a retornar as ligações para a casa dos autores dos trotes. 

 

Vistoria Detran

O prazo para vistoria de 2013 dos carros com final de placa zero e 9 se encerra no dia 30 de junho. Os serviços podem ser realizados em qualquer posto, independente do município de emplacamento do veículo. Até o próximo sábado, o Detran disponibiliza 12 mil vagas extras nos postos do interior. Todos os postos estão funcionando das 7h às 18h, inclusive no sábado. 


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.