Colunas
Observatório - 11/06/2013
terça-feira, 11 de junho de 2013
Brasileirão equilibrado
Um oitavo de campeonato se foi, 20% dos jogos foram jogados. Falta muito, é claro, mas os pontos até aqui disputados, 15 de um total de 114 possíveis, são irrecuperáveis. Podem fazer falta para quem cairá para a segundona ou para quem ficar a uma posição da Libertadores ou do título. Em campeonato de pontos corridos, cada partida é uma final.
O equilíbrio foi a marca dessa primeira pequena parte da competição. Nenhum time se destacou a ponto de ser favorito. Favoritos não confirmaram seus favoritismos e surpresas apareceram como sempre acontece no início da competição. Vide a liderança do Coritiba e a vice-liderança do Vitória, times que não apareciam na lista de ninguém, a não ser dos seus próprios torcedores. Ficarão nas primeiras posições pelo menos até o retorno da competição, após a Copa das Confederações. O Fluminense é a única ameaça. Com uma partida atrasada, pode assumir a liderança. Hoje, é o time como melhor campanha — 75% de aproveitamento contra 73,3% do Coxa. Quarta, 12, tira o atraso contra a Portuguesa no Canindé. Tem de vencer para alcançar a ponta. Em caso de empate tira o 3º lugar do Botafogo.
Destaque negativo para o futebol paulista. Entre os 10 primeiros, o estado com maior número de participantes na competição tem apenas um, o São Paulo, em 7º. Três dos cinco paulistas estão entre os quatro da zona do rebaixamento. Os baianos são os melhores, com seus dois times entre os seis primeiros. Os cariocas também merecem destaque, dois entre os quatro primeiros. Três entre os 10 melhores até aqui.
Muito cedo ainda para análises profundas. Outro campeonato começará em julho. Times reforçados ou com menos jogadores. Novas comissões técnicas, como a do Flamengo. Praticamente um mês para equipes de qualidade como o Corinthians acertarem a casa. O que será depois? Talvez a marca do equilíbrio permaneça,talvez não. Mas o que é certo é que um oitavo de campeonato se foi e 15 pontos já tiveram seu destino definido. Faltam agora os demais 99.
E.C. Filó
Dois anos após a tragédia climática, o Filó reinaugurou seu campo de futebol society no último domingo, 9. O espaço na Vila Amélia havia sido inutilizado após ser usado pelas autoridades como bota-fora. O campo foi recuperado, com colocação de novas telas e traves. Sem recursos, o clube teve bastantes dificuldades para reerguer o espaço.
Novo campo
O presidente do Clube, Mauro Perito, contou com a compreensão dos sócios, com a ajuda de empresários e com colaboração, ainda que morosa, do Estado e da Prefeitura. O campo é usado por sócios e também pode ser alugado. Os interessados podem agendar diretamente na secretaria do clube.
Estadual 2014
América e Bonsucesso estão a um passo da elite estadual de 2014. Os dois times da capital já estão garantidos no triangular final da segundona carioca. A terceira vaga está entre Angra dos Reis, Cabofriense e São João da Barra. Os três se juntam ao próprio Bonsucesso nas semifinais do 2º turno.
Semifinais do 2º turno
Se o Bonsucesso ganhar também o 2º turno estará automaticamente na elite sem necessidade do triangular, o que beneficiaria diretamente o América, que fica na torcida. As semifinais do 2º turno ocorrem neste sábado, 15. A Cabofirense recebe o São João da Barra e o Angra dos Reis recebe o Bonsucesso. Os mandantes jogam pelo empate.
Sisu
Vão até sexta-feira, 14, as inscrições para a segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem se inscrever os estudantes que tenham participado da edição do Enem 2012 e não tenham zerado a redação. As inscrições devem ser feitas pela internet.
Lei das notas fiscais
Entrou em vigor a lei que determina que notas fiscais devem informar a lista de tributos que pesam sobre o valor do bem ou do serviço adquirido. As empresas estão obrigadas a listar até sete tributos em cada nota ou cupom fiscal emitido — ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS/Pasep, Cofins e Cide.
Período educativo
Quem descumprir a lei pode ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, que prevê sanções como multa, suspensão da atividade e cassação da licença de funcionamento. Nenhuma empresa será multada por descumprir a lei em um primeiro momento. A orientação inicial é que os Procons tenham posição mais educativa, verificando e esclarecendo consumidores e empresários.
Restituição do IR
A Receita Federal liberou a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. O dinheiro será depositado no banco na próxima segunda-feira, 17. Além das restituições de 2013, também haverá o pagamento de lotes residuais dos anos de 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008.
Lotes de restituição
Haverá sete lotes mensais de restituição, de junho a dezembro. Têm prioridade os que entregaram a declaração antes, idosos, deficientes ou pacientes com doenças graves. A restituição ficará disponível no banco por um ano.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário