Observatório - 07/06/2013

sexta-feira, 07 de junho de 2013

Lares de Nova Friburgo: peixe é no Machado

 

Um dos pontos mais famosos da cidade está no Perissê. Não! Não há nenhum grande ponto turístico no aconchegante bairro de Nova Friburgo, que é basicamente um local residencial. Mas dependendo da hora, até congestionamento pode haver e você terá que entrar na fila para conferir por si só os melhores pescados da cidade.

A simplicidade é a marca. Os pescados sempre frescos podem ser o diferencial. O atendimento familiar também faz parte do todo. Mas o segredo, o grande segredo que há por detrás de todo prato saboroso, nesse caso, só o Machado tem.

Antes no ponto final do ônibus, o espaço pequeno dava a suspeita de que vivia lotado porque o bar era minúsculo. O espaço quadruplicou quando o restaurante mudou para o antigo clube de tênis do bairro, com direito a estacionamento e tudo. Ledo engano. Mesmo três, quatro vezes maior, vive lotado e com fila de espera.

Todos ansiosos por trazer o mar para a serra. Peixes em postas, tiras. Camarão ao alho e óleo — divino. Pirão de dar água na boca. E o preço? Você se assusta, porque até pagaria mais pela delícia, que é cada porção sempre muito generosa. 

Convide amigos, parentes e conheça a Nova Friburgo gastronômica dos nossos fabulosos botecos. Botecos que não dão a mínima para serem chiques, pois se fortalecem na simplicidade caseira de quem sabe servir bem.

Ah! E para acompanhar as porções, a cerveja no Machado é sempre muuito gelada!

Em Nova Friburgo, pescados é no Perissê. Peixe é no Machado! Frescos como na praia, mas saborosos e com qualidade da serra!


Festival de Inverno

O Sesc acaba de confirmar de maneira oficial uma das atrações do Festival de Inverno deste ano que começa no dia 13 de julho. O tremendão Erasmo Carlos, que concorre ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria Cantor Pop Rock volta a Nova Friburgo três anos depois. Agora, para celebrar 50 anos de carreira cantando seus maiores sucessos.

 

Outras atrações

O Festival também definiu seu slogan deste ano: "Move, Envolve e Compartilha”. Em breve, o Sesc promete a programação completa. Para Nova Friburgo, outras duas atrações são especuladas: Titãs e Gal Costa. 


Aumento para os professores

Os professores da rede estadual de ensino, os servidores do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) e profissionais da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) ganharão aumento salarial de 8%. Extensivo também aos aposentados e pensionistas, o reajuste tem o mês de junho como referência, ou seja, virá na folha de pagamento de julho. 


Gratificações

Duas novas funções gratificadas na educação também estão sendo criadas. A primeira é a de assistente operacional escolar, que supre a tarefa do coordenador de turno. Os 3.627 servidores que se habilitarem para a atividade terão a responsabilidade de acompanhar a dinâmica da unidade, auxiliando a direção na coordenação. O professor ativo que desejar a oportunidade vai receber gratificação de R$ 840 mensais. 


Novas funções

A outra função será a de agente de acompanhamento da gestão escolar, docente que vai monitorar a gestão de até oito escolas. O objetivo dos 250 selecionados será auxiliar os diretores das unidades a baterem suas metas. A gratificação será de R$ 1.800. Os interessados para ambas as funções poderão se candidatar a partir de julho.

 

Plano de carreira

Também entrará em vigor o plano de carreira para os servidores da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj/Consórcio Cederj), que inclui reajuste, promoção por tempo de permanência e de qualificação. 


Disque 100

Nos quatro primeiros meses de 2013, as denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes pelo Disque 100 subiram 35%. O serviço recebe cerca de 1200 ligações por dia, de denúncias dos casos de violação dos direitos humanos e principalmente exploração, abuso e violência sexual de menores, em todo o país. 


Procedimento

Após a denúncia, uma equipe analisa o caso e faz os encaminhamentos. A maioria dos casos são encaminhados para os conselhos tutelares responsáveis. Caso haja a possibilidade de fazer um flagrante, o caso é encaminhado à polícia. A denúncia é anônima e a ligação para o Disque 100 é gratuita. Os casos de abuso ou violência sexual podem também ser denunciados diretamente ao conselho tutelar. 



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.