Colunas
Observatório - 04/06/2013
terça-feira, 04 de junho de 2013
Dentro do esperado
Com o foco todo voltado para a Copa das Confederações, dando ao Brasil já uma sensação de ritmo de Copa do Mundo, o Campeonato Brasileiro vai correndo e enganam-se aqueles que acham que a competição só ganhará importância após o evento-teste da Copa no Brasil. Em campeonato de pontos corridos, cada rodada é uma final. Quem vai acumulando pontos e quem vai perdendo pontos está escrevendo desde já o seu destino.
Como se esperava quanto aos times do Rio de Janeiro duas duplas em condições semelhantes. De um lado, Fluminense e Botafogo como favoritos a uma vaga na Libertadores e brigando pelo título. Do outro, Flamengo e Vasco com sérias dificuldades, correndo até risco de rebaixamento. Ainda é cedo. Talvez. Mas o panorama se desenha exatamente como se especulava.
O atual campeão brasileiro, o Fluminense, não tomou conhecimento do Criciúma e com brilhante atuação de Digão fez 3 a 0. Dois jogos, duas vitórias, único com 100% de aproveitamento na competição.
O atual campeão carioca, o Botafogo, contou com a tal sorte de campeão e bateu o forte Cruzeiro por 2 a 1. Manteve a invencibilidade na competição e não sabe o que é derrota há 17 partidas. A fase é boa e o torcedor quer mais que ela se estenda ainda mais.
Já o Vasco não vê a hora de estrear seus reforços. Para o cruzmaltino parece que a paralisação do Brasileirão será fundamental para acertar a casa. Paulo Autuori, ninguém melhor do que ele para liderar esse processo. Na partida contra o Vitória, o Vasco foi claramente prejudicado pela arbitragem. Sairia com o empate, mas perdeu por 2 a 0.
O Flamengo se estabelece na raça. A raça foi essencial para que o time de Jorginho conseguisse a proeza de empatar após estar perdendo por 2 a 0. Destaque para Renato, que soube aproveitar a nova chance que teve com o comandante.
São Paulo, Vitória e Botafogo dividem a liderança. O Fluminense é o que tem o melhor aproveitamento e teoricamente seria o líder de fato. Não dá para deixar de lado Corinthians, Internacional e Atlético-MG, que, se não estão no pelotão de frente, têm times que podem crescer e brigar pelo título.
Dia dos namorados
Terceira melhor data para o comércio, o dia dos namorados permite às lojas a extensão do horário. Até o dia 11 o comércio pode funcionar uma hora a mais, até as 20h. As lojas também estão autorizadas a abrir pela manhã, na próxima segunda, 8, quando geralmente só abrem às 13h.
Extensão de horário
O comércio também está autorizado a abrir neste domingo, 7, das 9h às 20h. A extensão do horário para o dia dos namorados faz parte do acordo coletivo entre os sindicatos patronal e dos empregados. A abertura das lojas, no entanto, é facultativa, cabendo ao proprietário definir se estende ou não o horário.
Salão Moda Brasil
Doze empresas do polo de moda de Nova Friburgo confirmam participação no "Salão Moda Brasil”. O evento, um dos maiores do gênero da América Latina, acontece em São Paulo entre os dias 16 e 18 de junho.
Tendências 2014
Reunindo os principais fabricantes de aviamentos, tecidos, lingerie, moda praia e fitness do país, o Salão Moda Brasil apresenta as tendências da moda íntima para 2014. A mostra é uma ótima oportunidade para os empresários do setor de confecções de Nova Friburgo fecharem bons negócios e, principalmente, fortalecer a imagem da região.
Friburguense
Preparação física é o foco do trabalho com o elenco do Friburguense nesta semana. De acordo com o planejamento traçado pela comissão técnica, os jogadores terão a preparação física intensificada nesta semana. Somente na semana que vem é que a parte tática será o foco. A dificuldade para marcar amistosos é a grande preocupação para dar ritmo de jogo ao time.
Febre aftosa
Terminou na última sexta-feira, 31, a campanha de vacinação contra a febre aftosa, que não foi prorrogada. Agora, os produtores têm somente até amanhã, 5, para apresentaram a declaração de vacinação pela internet ou pelos Núcleos de Defesa Agropecuária ou nos postos municipais.
Declaração de vacinação
Quem não comprovar a imunização dos bovinos, não poderá vender a carne, o leite e transportar os animais. Além disso, deverá pagar multa e a propriedade será interditada. Somente após a análise da apresentação da declaração da vacinação é que a Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro divulgará o número de animais que foram vacinados.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário