Colunas
Observatório - 29/05/2013
quarta-feira, 29 de maio de 2013
A nossa estação
Vamos vender o nosso clima! Agora é a nossa vez! O inverno ainda não chegou oficialmente, mas o frio sim. E o frio é o nosso grande atrativo! Se no verão as cidades litorâneas vendem aos turistas as suas praias, que nós friburguenses vendamos as nossas montanhas! Ou seja, não precisamos de Festival de Jazz e de nenhum megaevento. Já temos a natureza serrana e o clima convidativo da época. Não estou dizendo que não tenhamos que realizar grandes eventos nessa época. Também! Mas como complemento daquilo que já temos e não vendemos bem — nosso clima!
O inverno na serra chama para um bom vinho, fondue e passeio no Nova Friburgo Country Clube. Convoca para trilhas e para nosso circuito gastronômico. Chama para observar o fim da tarde em que o frio cai em dias lindos de céu azul. Faz as cerejeiras florirem e torna mais agradável a vida simples de apenas contemplar por contemplar o que a vida nos oferece sem ter que pagar por isso!
O ex-prefeito Heródoto tinha razão quando dizia: "Temos que vender o nosso clima!”. E, como vendemos mal o nosso clima que não custa nada e nem requer grandes investimentos. É patrimônio de todos!
E é de grande inteligência o que Rio das Ostras faz, por exemplo, neste fim de semana. O Festival de Jazz ocorre exatamente em uma época em que ninguém visitaria a cidade, porque no frio ninguém pensa em ir para município praiano. Então, contra o frio realiza o Festival de Jazz, que atrai muita gente e movimenta a economia local. Nesse conceito, seria de grande valia, por exemplo, que Nova Friburgo realizasse em janeiro uma megafestival de verão ou algo parecido, como se tentou anos atrás através do Sesc em uma iniciativa do seu então gerente, Renato Bravo. Um circuito de cervejas caseiras, um festival de música, um festival de cinema, um festival de teatro, um fórum social... Ideias que podem ser pensadas e trabalhadas com foco em quem e como queremos atrair, sem contar aqueles que queremos manter aqui!
Enquanto isso é hora de planejar como fazer de Nova Friburgo a Campos do Jordão do estado do Rio de Janeiro ou mesmo a Gramado da Região Sudeste. Porque se você for a qualquer uma dessas duas cidades você haverá de concordar: a natureza e o clima são semelhantes. O que falta para Nova Friburgo é marketing, planejamento e organização, que no fim das contas é a mesma coisa. Falta comprometimento para se vender melhor.
A estação é nossa! O clima é perfeito para fazer Nova Friburgo assumir seu verdadeiro papel!
Formação de policiais
O 11º batalhão da PM, em Nova Friburgo, passará a formar policiais. Definição parte do comando-geral da Polícia Militar, que decidiu passar a formar parte de seu efetivo em sete batalhões fora da capital. Entre eles, está o 11º BPM de Nova Friburgo. A previsão é de que o novo modelo comece a vigorar a partir do dia 1º de julho.
Mais 600 policiais
Atualmente, a função ocorre exclusivamente no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. As Companhias Pedagógicas do Interior estarão subordinadas ao CFAP e terão capacidade para formar 600 praças por período.
Sete meses
Como o curso dura em média sete meses, a estimativa é de que os policiais formados fora da capital já estejam nas ruas no início do próximo ano. Aos fins de semana, assim como ocorre no CFAP, os homens em formação irão estagiar, sob supervisão, em patrulhamentos nas áreas de seus respectivos batalhões.
100 novos policiais
Dessa forma, a expectativa é ter, em breve, 100 homens a mais no policiamento nos fins de semana em cada um dos batalhões envolvidos. A intenção do Comando Geral é manter a maior parte do efetivo nas próprias unidades onde os policiais concluírem o treinamento, o que representaria 100 policiais a mais.
Concurso Detran
Estão abertas as inscrições para o concurso do Detran, que contratará 800 candidatos de nível médio, sendo 112 para assistente técnico administrativo; 222 para assistente técnico de identificação civil; 36 para assistente técnico de informática; e 430 para assistente técnico de trânsito. 5% das vagas serão reservadas a candidatos portadores de deficiência e 20% a candidatos negros e índios.
Provas em Teresópolis
A remuneração inicial será de R$1.550,01. As inscrições para o concurso, no valor de R$10,39, podem ser feitas pela internet até o dia 20 de junho, no site: www.makiyama.com.br/concursos/detranrj. A prova será realizada no dia 4 de agosto. Estão previstas uma prova objetiva e uma redação. Os interessados não poderão fazer a prova em Nova Friburgo. Na região, o local mais próximo de realização do concurso é o município vizinho de Teresópolis.
Dia do Desafio
Hoje, 29, centenas de municípios em todo o planeta participam do Dia do Desafio que incentiva toda a população à prática de pelo menos 15 minutos de atividade física. Nova Friburgo não fica de fora e também promove o evento através do Sesc em parceira com a Secretaria Municipal de Esportes. As atividades na cidade se concentram nas escolas, na Praça Dermeval Barbosa Moreira e na sede do Sesc.
Indústrias de alimentos
A partir de agora, as indústrias de alimentos que decidirem recolher algum produto do mercado deverão comunicar à Anvisa. A nova regra que entrou em vigor nesta semana tem a intenção de proteger o consumidor de alimentos que possam ter sofrido alterações durante o processo de fabricação. O comunicado deverá ser feito em até 24 horas após a decisão da retirada do produto do mercado.
Novas regras
A empresa interessada em retirar o alimento do mercado deverá elaborar e implementar um plano de execução. O plano deve apresentar, por exemplo, formas para retirar o produto e definição dos responsáveis pela execução das atividades previstas. O regulamento da Anvisa indica ainda que as empresas de alimentos serão obrigadas a veicular na mídia alertas ao consumidor assim que decidirem recolher algum produto.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário