Observatório - 21/05/2013

terça-feira, 21 de maio de 2013

Que role a bola para o maior campeonato de futebol do mundo!

 

É mais fácil ganhar a cobiçada Libertadores da América do que o Campeonato Brasileiro. Na verdade, mais difícil do que ganhar a Libertadores é estar nela, pelo menos para os times brasileiros que para tal ou tem que ganhar a Copa do Brasil ou conquistar as primeiras posições do Brasileiro. 

O Brasileirão é uma das competições nacionais mais difíceis do mundo. Tem muitos times de nível. Exige elencos grandes e de qualidade. As questões regionais também pesam e muitas vezes um time considerado tecnicamente inferior vence o superior simplesmente por conta da rivalidade. É dinâmico e as surpresas sempre ocorrem. 

Por isso, apontar favoritos é até possível, mas sempre haverá as surpresas tanto na parte de cima com na parte debaixo da tabela. 

A edição deste ano promete, no entanto, ser um pouco diferente. Além de ter a Copa das Confederações no meio que paralisará a competição dividindo-a, certamente, em dois momentos, pesa a questão da Copa do Brasil ser disputada paralelamente. Como caminho mais curto para a Libertadores, a Copa do Brasil pode tirar o foco de alguns times, assim como a Copa Sul-Americana. 

Quanto aos times do Rio, nos últimos anos eles têm feito bonito. Aprenderam a jogar no modo dos pontos corridos. Basta analisar que nos últimos cinco anos foram três títulos cariocas. Um com o Flamengo e dois com o Fluminense. Sem contar um vice do Vasco.

Para este ano, todas as apostas dão certo favoritismo ao atual campeão, o Fluminense, ao lado de Corinthians, Santos, Atlético-MG e Internacional. Há quem diga que correm por fora Botafogo e Cruzeiro. Entre os grandes, preocupações com Vasco e Flamengo. Os que recentemente subiram de divisão ao lado do Bahia saem na cota dos favoritos ao rebaixamento.

Tudo isso, é claro, não passa de palpites que têm lá seus fundamentos. Mas todos os fundamentos caem quando a bola rola e os resultados começam a aparecer. O fato é que cada jogo é uma final. O time que vestir melhor esse espírito tenderá certamente ao sucesso.

Que role a bola para o maior e mais difícil campeonato de futebol do mundo — e que vença o melhor!         


Inadimplentes 

O Detran está intensificando suas operações de fiscalização no interior do Estado do Rio. O objetivo é identificar motoristas que estejam circulando sem o pagamento do IPVA e o licenciamento do ano passado. Em Nova Friburgo, o número de inadimplentes com o IPVA chegou a ser maior do que a metade dos cadastrados, mas diminuiu nas últimas semanas.  


Burocracia e gastos

Para liberar o veículo retido, o responsável do veículo apreendido por situação irregular tem bastante trabalho. Antes de se dirigir ao depósito, terá de comparecer à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), tendo de quitar todas as pendências. Pagará ainda o valor de aluguel pelo tempo que o carro ficar recolhido. 

 

Entrega de casas

Prometida para o último dia 16 de maio, a entrega das primeiras unidades habitacionais para as vítimas da tragédia de 2011 deve ocorrer só em setembro. A informação é da própria Prefeitura em conjunto com o Estado. Não é a primeira vez que o adiamento ocorre. Foram vários os anúncios de datas anteriores não cumpridos.


Vacinação contra gripe

Depois de duas extensões de prazo, a vacinação contra gripe finalmente foi encerrada. Dados preliminares indicam que Nova Friburgo atingiu a meta de 80%. No entanto, os municípios que não atingiram a meta devem continuar vacinando a população prioritária em postos específicos. Quem perdeu o prazo pode procurar os postos e receber a dose.   


UFC

O chute rodado de Vitor Belfort na cabeça de Luke Rockhold, no último sábado, no UFC Jaraguá, trouxe de volta o melhor nocaute do ano passado dado pelo friburguense Edson Barboza Jr. O movimento foi bastante similar ao de Edson Barboza no UFC Rio 2, em 2012. Barboza, no dia 15 de janeiro daquele ano, levantou o público da HSBC Arena com um chute digno de filmes de Hollywood.


Próxima luta

O friburguense Edson Barboza volta ao octógono no UFC 162, marcado para 6 de julho, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. O lutador de Nova Friburgo enfrentará o canadense John Makdessi, que vem de dois triunfos seguidos. Edson Barboza Jr. continua seus treinos em New Jersey e tem 11 vitórias, sendo dez triunfos consecutivos e apenas uma derrota na carreira.


Doação de sangue

O Hemocentro Regional de Nova Friburgo necessita com urgência de doadores de sangue. Para isso, é necessário que a pessoa tenha saúde e seja maior de 16 anos e menos de 68, com peso acima dos 50 quilos. A pessoa que foi vacinada contra a gripe só pode voltar a doar após o período de um mês da dose.


Hemocentro Nova Friburgo

O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. Doadores menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um responsável e, em todos os casos, é necessária a apresentação de documento com fotografia no momento da doação de sangue. Não é preciso estar em jejum. Recomenda-se, no entanto, não consumir alimentos gordurosos no dia da doação e boa noite de sono.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.