Pronto para dirigir com seu celular?

quarta-feira, 01 de maio de 2013

Faz tempo que os carros já permitem que você conecte seu celular por Bluetooth e atenda chamadas ou ligue-o ao som e possa ouvir suas músicas preferidas, mas uma nova geração de carros chega ao mercado (por enquanto só lá fora) e traz muitas e novas utilidades.
O novo Beetle, ou também chamado de iBeetle, é o primeiro carro que presume que seu dono tenha um iPhone 5 e possa com isso usufruir de muitas possibilidades.
Com um docking station sobre o painel dianteiro, no qual o motorista encaixa seu iPhone, além do básico como receber e originar ligações sem o uso das mãos, pode agora deleitar-se com o computador de bordo, ouvir suas músicas preferidas e saber em tempo real diversos comportamentos do carro, através de um aplicativo (app) especialmente desenvolvido para as novas versões do Beetle. 
Performance de economia do motor, temperatura do óleo e percursos são algumas das muitas novas possibilidades. Funcionando como um computador de bordo, o iPhone associado ao iBeetle promete inaugurar a nova geração de carros e um novo padrão para usuários e montadoras.
O software prevê oportunidades diferentes, como distinguir ao motorista badges e stickers (selos ou distintivos) virtuais por tarefas realizadas, em tempo real - assim, além de usar suas redes sociais e tirar fotos, ainda é possível acumular histórico virtual.
O lançamento do iBeetle abre uma nova fronteira dos carros que incorporam o estilo de vida do usuário, gerando maior conectividade do dono com o mundo e do carro com o mundo do dono, cria conceitos de fidelização entre marcas (equipamento celular e montadoras) e de algum modo otimiza os potenciais de processamento que carregamos nos nossos bolsos e bolsas, pois não é raro nos pegarmos com um smartphone, um tablet e um notebook em um único momento, demonstrando a redundância desnecessária de tecnologia e, sobretudo, de processamento.
Neste novo momento o celular afirma seu papel substitutivo e mostra ainda como pode assumir mais e mais necessidades, desejos e oportunidades. A convergência do então telefone, transformando-se em distintivo social, intermediário das mídias sociais, GPS, câmera fotográfica e filmadora, bloco de anotações, agenda de compromisso, tabela de ovulação, guia de Kamasutra, videogame, player de vídeo e música etc assume agora seu novo papel: computador de bordo de carro! Ufa, cabe tudo isso no seu bolso?
Um aspecto negativo é que, na ausência do equipamento, a sensação de nudez do motorista se amplificará sobremaneira, pois hoje se saímos sem o celular experimentamos certo isolamento do mundo virtual, adicionado ao abandono e invisibilidade social e de consumo. 
No caso do carro, as perdas serão maiores, pois novas e diversas funções já estarão incorporadas e serão perdidas, ainda que momentaneamente.
A tendência é, para nós, usuários, termos cada vez mais cuidado e uma relação mais próxima com nosso celular e que os brinquedos serão cada vez mais complexos e mais sofisticados. Já aos fabricantes, cada vez menos poderão piscar de olhos, pois este momento poderá representar a perda de uma tendência e nesse negócio qualquer perda representa muitos milhões.

Roberto Mendes é publicitário, especialista em marketing pelo Instituto de Administração e Gerência da PUC/RJ, pós-graduado em Engenharia Ambiental, professor titular da Universidade Candido Mendes e sócio da Target Comunicação

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