O gargalo do ensino médio e a proposta de Mercadante

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Não adianta falar mais que o ensino médio vai mal. Além de baixos, estes resultados não evoluem. Há causas que são sabidas desde muitos anos: faltam professores, o modelo cartesiano está superado, as avaliações, sobretudo do Enem seguem a teoria da complexidade, enquanto os livros didáticos e o ensino em si, seguem o paradigma cartesiano-positivista. 
Enquanto os cartesianos tudo dividem para compreender o mundo, a complexidade procura juntar todas as coisas para entender este mesmo mundo.
Quando Aloysio Mercadante, nosso Ministro da Educação, faz a proposta de avaliar o ensino médio através do ENEM, admitindo focar esta avaliação em quatro grandes áreas do conhecimento, está deixando o modelo cartesiano de lado e aderindo a complexidade. Podemos afirmar que, finalmente, Descartes está cedendo espaço a Edgar Morin. Estes dois escreveram sobre o método. Cada um defendeu seu modo de conhecer o mundo. A epistemologia de Descartes está no “discurso sobre o método”, enquanto Morin, por três décadas e meia, iniciando em 1973, escreveu os volumes sobre “O Método”, onde expressa a sua teoria da complexidade, iniciada com a publicação de “a natureza da natureza”.
É um erro pensar que o ministro deseja melhoria imediata de dados com a mudança do instrumento de avaliação. Se há falta de professores para o modelo cartesiano, para o paradigma complexo eles estão mais reduzidos ainda! Quem retorna à baila é Karl Marx quando se expressa sobre a educação: -“qualquer reforma educacional necessita ser iniciada com a formação dos professores”.
Então, torna-se fácil perceber que uma mudança tão profunda como a proposta pelo ministro Mercadante só será atingida através da transformação dentro das universidades, sobretudo as que cuidam das licenciaturas.
Tal coisa não se consegue da noite para o dia. É necessário começar e, a respeito disso, o Ministro deve ter consciência clara pela sua própria formação.

Prof. Hamilton Werneck é pedagogo, escritor e palestrante

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Hamilton Werneck

Hamilton Werneck

Eis um homem que representa com exatidão o significado da palavra “mestre”. Pedagogo, palestrante e educador, Hamilton Werneck compartilha com os leitores de A VOZ DA SERRA, todas as quartas, sua vasta experiência com a Educação no Brasil.

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