Colunas
Observatório - 10/04/2013
quarta-feira, 10 de abril de 2013
O que a dama de ferro deixou para nós
“O consenso é a negociação da liderança”, disse Margareth Thatcher em uma de suas mais famosas frases. Não sou especialista em Thatcher. Estudei sobre ela na escola, li alguma coisa sobre a mulher rígida, autoritária e conservadora, que não hesitava em afirmar que sabia o que tinha que fazer, por isso ia e fazia, foi e fez. Isso ficou claro no filme “A Dama de Ferro”, minha principal referência sobre a primeira-ministra britânica. Filme que, inclusive, deu mais um Oscar à Meryl Streep de melhor atriz. Não posso negar que me encantei por sua história, ainda que discorde de um ponto ou outro de suas posturas políticas e ideológicas. Há que respeitar, pois o fato é que podem amar ou odiar Margareth Thatcher, mas jamais ser indiferente a ela. São figuras assim que entram para a história.
Pegando emprestada a sua frase sobre liderança—“Ser líder é como ser uma dama: se você precisa provar que é, então você não é”—me apego à um dos mais belos pensamentos que servem não só para os políticos, sejam de esquerda ou de direita, mas para todo o ser humano:
“Cuidado com seus pensamentos, pois eles se tornam palavras. Cuidado com suas palavras, pois elas se tornam ações. Cuidado com suas ações, pois elas se tornam hábitos. Cuidado com seus hábitos, pois eles se tornam o seu caráter. E cuidado com o seu caráter, pois ele se torna o seu destino. O que nós pensamos, nos tornamos.”
Não é à toa que Margareth Thatcher, mesmo antes de morrer, já fulgurava na lista das grandes lideranças da história, própria para as prateleiras dos mitos. Se foi boa ou ruim para a história da Grã-Bretanha, da Europa e do mundo? Isso fica a critério de cada um. Mas há que se aprender com ela no ponto de vista que há atitudes que precisam ser tomadas doa a quem doer. Que é necessário fazer o que for preciso para cumprir-se aquilo que se acredita. Que cada um possa guardar para si, da melhor forma um de seus mais belos exemplos expressados nesse seu pensamento: “Gostaria que você soubesse que existe dentro de si uma força capaz de mudar sua vida, basta que lute e aguarde um novo amanhecer”.
Conleste
O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo (PMDB), foi eleito por unanimidade o novo presidente do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense), para o biênio 2013-2015. O vice-presidente do consórcio que conta com a participação de Nova Friburgo e mais 14 municípios será Arlei Rosa (prefeito de Teresópolis).
Corrupção na PM
Segundo Pesquisa Nacional de Vitimização, o Estado do Rio de Janeiro é líder em corrupção da Polícia Militar no Brasil. Das 8.550 pessoas entrevistadas no estado, 7,2% (619) afirmaram já ter sido vítimas de extorsão ou tiveram de pagar propina a algum PM. O número está acima da média nacional, de 2,6%.
Polícia Civil
Do total de pessoas que disseram já ter sido vítima de corrupção policial no Brasil (2.047 pessoas), 30,2% estão no Rio, superando São Paulo, que tem 18,2% desse tipo de ocorrência. O pior retrato esboçado no estudo é da Polícia Militar, mas a Civil também é citada no que diz respeito a extorsão. O índice de pessoas que se disseram vítimas, no entanto, é menor, 0,8%—embora seja preciso considerar que a PM é a força de segurança que atua diretamente nas ruas.
Defesas dos comandos
Segundo a pesquisa, a Polícia Civil do Rio de Janeiro é a 2º mais corrupta do país, atrás apenas do Pará. A Polícia Civil do Rio informa que no ano passado 26 policiais foram expulsos da corporação por envolvimento em corrupção, extorsão, contravenção, entre outros crimes. A Polícia Militar do Rio não se manifestou sobre os dados divulgados.
Friburguense
Não resta alternativa para o Friburguense. Para se manter vivo na briga por vaga nas semifinais da Taça Rio, por vaga na Série D do Brasileiro e Copa do Brasil, o Tricolor da Serra terá que vencer o Botafogo hoje, 16h, em Moça Bonita. Na Taça Rio, vencendo as três partidas que lhe restam (Botafogo, Madureira e Quissamã) chegaria a 15 pontos. Botafogo e Volta Redonda com 12 se enfrentam na última rodada, o que quer dizer que um tirará ponto do outro.
Matemática tricolor
Para as vagas na Copa do Brasil (duas vagas) e no Brasileiro da Série D (uma vaga) a situação é parecida. Com 15 no total, o Frizão está cinco pontos atrás do Resende, que hoje ficaria com a vaga na Série D. São quatro a menos do que Audax e Boa Vista. Resende e Audax ainda se enfrentam e um tirará ponto do outro, assim como o Boavista também enfrenta o Resende.
Vestibular Uerj
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está com inscrições abertas para o primeiro exame de qualificação do vestibular 2014. Os interessados têm até o dia 29 de abril para se inscrever. As inscrições podem ser feitas no site www.vestibular.uerj.br. A taxa é de R$ 49 e a prova será realizada em 9 de junho.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário