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Feira da Promoção
quinta-feira, 04 de abril de 2013
Começou ontem e vai até domingo a Fepro Nova Friburgo, evento focado na promoção de produtos e serviços, usada por uns para autopromoção (divulgação) e por outros para desafogo de estoque, embora sempre tenha um comerciante oportunista para simplesmente obter vantagem sobre o consumidor desavisado.
O evento promete ofertas baseadas em preço onde produtos de saída de estação ou mesmo onde houve erro de dimensionamento de estoques possam atender ao quesito oportunidade de compra para o cliente.
Em eventos assim é muito interessante verificar o estado de histeria coletiva dos consumidores, onde as pessoas se deixam levar pela euforia de comprar barato e, como se diz no popular, enfiam o pé na jaca.
Ofertas baseadas em quantidade, onde a compra do segundo item sai por 50% do preço, escondem o desconto médio de 30%, mas produz grande euforia no comprador. Descontos a partir de preços majorados não são raros em ações promocionais, o consumidor com sua busca ávida por percepções de vantagem prefere ser enganado a comprar racionalmente, assim, é bom ficar de olho e não basear-se somente no desconto, mas no preço final também.
Outras ações comuns são as promoções de preço psicológico, onde o preço é arredondado para baixo e permitem que nosso ego carente por consumo faça operações de arredondamento absolutamente proibidas pela matemática, mas plenamente entusiasmadas pela sociedade de consumo e pela vontade de possuir, onde 49,90 vira quarenta e poucos e 99,90 não é 100 nunca!
Brindes, compre 3 e leve 4, parcelamento, sem entrada e outros tantos subsídios estarão à disposição de quem quer comprar, precisa comprar, acha que precisa, ou mesmo não está nem aí pro precisa e simplesmente adora colecionar compras e prestações. Vale lembrar que as contas foram feitas para serem pagas, e as do cartão de crédito, executadas se não forem pagas no prazo, assim, prudência e cautela podem ser muito úteis nestas festas de consumo.
O endividamento do consumidor está altíssimo e pode ser que isso se reflita nas compras e no nível de parcelamento a ser oferecido, assim como na disposição do próprio consumidor, embora este seja sempre menos cauteloso que o comerciante.
A soma de pequenas prestações, as compras por impulso, as compras necessárias não previstas, as emergenciais, as oportunidades, as ofertas de novos serviços e produtos, enfim, tudo isso transformou o contas a pagar do consumidor em um amontoado de compromissos que via de regra supera sua capacidade de conseguir e juntar dinheiro.
Assim o cenário de vendas torna-se turvo e estoques superdimensionados podem apresentar ofertas vantajosas que infelizmente serão somadas a compras já feitas, mas por outro lado, podem ser de fato ótimas oportunidades.
Feira de promoção é assim, uma imensa tentação e um grande risco para o controle financeiro, mas afinal, quem resiste?!
“Roberto Mendes é publicitário, especialista em marketing pelo Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio, pós-graduado em Engenharia Ambiental, professor titular da Universidade Candido Mendes e sócio da Target Comunicação”
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