Observatório - 28/03/2013

quinta-feira, 28 de março de 2013

Por que o Natal é sempre no dia 25 de dezembro e a Páscoa não tem data fixa?

As duas datas mais importantes do Cristianismo são o Natal, que representa o nascimento de Jesus Cristo, e a Páscoa, que representa a Sua ressurreição. Mas uma dúvida curiosa permeia a cabeça de muitos: por que o Natal é sempre no dia 25 de dezembro e a Páscoa não tem data fixa? Para respondê-la, mais do que recorrência à fé, cabe um passeio pela história.     Segundo historiadores, o dia 25 de dezembro foi estabelecido para o Natal pela Igreja Católica já que não há nenhuma evidência histórica do nascimento de Jesus. A data foi fixada pela Igreja no primeiro dia do solstício de inverno do Hemisfério Norte. A escolha deste dia é baseada numa fala de João Batista no evangelho de São João (capítulo 3, versículo 30): “Eu devo diminuir, ele deve crescer”. O solstício de inverno é exatamente o menor dia do ano no Hemisfério Norte (no Hemisfério Sul é o solstício de verão), a partir dele os dias começam a durar mais do que as noites – daí uma das hipóteses do nascimento ter sido em 25 de dezembro.
A verdade, no entanto, é que ninguém tem a mais vaga ideia de quando Cristo nasceu. Como Ele veio ao mundo como um humilde camponês da Galileia, fato que não provocou muito alvoroço entre os letrados de seu tempo - únicas pessoas que seriam capazes de deixar registros históricos. A data de nascimento é assim muito discutida. Há quem diga por inúmeros outros fatos que Jesus nasceu provavelmente no mês de agosto. Mas isso é outra história. O nascimento tem data fixa!
Já a data da Páscoa Cristã segue o calendário lunar. É o primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio da primavera no Hemisfério Norte – equinócio de outono no Sul. Pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril. Pela definição católica, a ressurreição de Cristo teria ocorrido perto do ano 33 d.C no período do Pessach, a Páscoa judaica. Por isso não tem data fixa, ainda que teria ocorrido três dias após a morte, que teoricamente deveria ter data fixa.
Confusões de datas à parte, o mais importante é a fé que cada um carrega em si, ou seja, que o nascimento de Jesus Cristo possa representar o nascer da esperança e do amor e a ressurreição possa representar a renovação que cada um tem que buscar para um novo nascimento em vida! Dessa forma, Feliz Páscoa a todos!  

Prejuízos na zona rural
Em números extraoficiais, as chuvas do último dia 17, que em Nova Friburgo atingiram principalmente a zona rural de Salinas e São Lourenço, afetaram aproximadamente 200 agricultores. O prejuízo financeiro chega a R$ 12 mil para alguns produtores. Mais de 200 toneladas de produtos agrícolas foram perdidas.
 
Investigação de morte na carceragem
As investigações sobre a morte de um detento na carceragem da delegacia de Nova Friburgo, em fevereiro deste ano, ainda não teve laudo conclusivo. O caso passou a ser investigado pela Corregedoria Interna da polícia no início do mês. A sindicância apura a conduta dos policiais responsáveis pela ocorrência.
 
Exames complementares
Exames periciais complementares tiveram que ser realizados para descobrir a causa da morte, pois segundo a Polícia Civil o laudo do Instituto Médico Legal não foi conclusivo. Os novos exames para descobrir a causa morte já foram realizados, mas ainda não saiu o resultado. O caso também está sendo acompanhado pelo Ministério Público.
 
Friburguense
O Friburguense volta a campo hoje, 28, 19h30, diante do Botafogo, em São Januário. O Tricolor da Serra, que não vence um chamado grande desde 2006, precisa da vitória caso queira manter as suas chances de classificação para as semifinais da Taça Rio. O time briga ainda por vagas na Copa do Brasil 2014 (seis vagas) e no Brasileiro da Série D (uma vaga).

Jogos em casa
Após o jogo com o Botafogo, o Friburguense só voltará a jogar fora de casa em mais uma ocasião, contra o Vasco. O Tricolor da Serra, portanto, terá três das quatro partidas restantes da Taça Rio em casa: Olaria, Madureira e Quissamã. O Friburguense será a equipe que mais jogará em casa na reta final da competição, o que eleva o otimismo no Eduardo Guinle.

Campo neutro?
Os mais otimistas dirão que o Friburguense só terá feito duas partidas fora de casa neste 2° turno. Com a interdição do Engenhão, em tese o Botafogo perdeu o mando de campo. A partida que seria no Engenhão será na casa do Vasco – campo neutro. Ainda sim, o Botafogo é o favorito, quadro que não mudaria mesmo se a partida fosse em Nova Friburgo.   
 
Feriadão
Começa nesta quinta, 28, a operação especial para o feriado de Páscoa nas estradas que cortam o Estado. Ações especiais das concessionárias nas vias privatizadas e da Polícia Rodoviária, com apoio da Polícia Militar. A expectativa é de que o movimento de veículos apresente seu maior pico hoje, entre 16h e 23h, e na manhã desta sexta, 29. O pico de movimento no retorno é previsto para todo o domingo.
 
Dengue e chuva
O tempo frio e chuvoso aliado à epidemia de dengue nas cidades litorâneas deve afastar um pouco os turistas, mas ainda assim a expectativa é de movimento intenso nas estradas e rodoviárias. A empresa de ônibus que opera as linhas Macaé, Rio das Ostras e Rio de Janeiro se compromete a colocar reforços em caso de necessidade.  

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.