Colunas
Observatório - 19/03/2013
terça-feira, 19 de março de 2013
Venceu e convenceu
O Friburguense encerrou um jejum de seis jogos sem vitória. Em compensação agora está a três jogos sem perder. Tudo é ponto de vista! Em um campeonato de tiro tão curto, cada ponto faz diferença e tudo depende dos objetivos que se tem. O Friburguense tem muito claro os seus objetivos, não pela gana apenas de conquistar espaços, mas acima de tudo pela qualidade que tem. Essa qualidade é que norteia a possibilidade de conquistar vaga no Brasileiro da Série D e na Copa do Brasil e, porque não uma vaga nas semifinais da Taça Rio!
Melhor do que vencer é vencer e convencer! A estreia do Friburguense no 2° turno do Estadual foi convincente! O Tricolor da Serra foi soberano durante todo o jogo contra o Nova Iguaçu e fez por merecer a vitória por 2 a 0 que até ficou pouca perante o volume de jogo e a qualidade técnica dos tricolores sobre os laranjas. Com toques envolventes, belos chutes de fora da área, talvez o Frizão só peque mesmo nas finalizações. Sorte ou azar, pode se dizer que vem sobrando azar ou falta de sorte a Sérgio Gomes que em mais uma partida acertou o travessão! Por sua vez, inspirado, Lucas marcou pela terceira vez seguida. A paixão faz bem! Que Lucas seja eternamente apaixonado e faça gols sempre! O volante artilheiro está brilhando de novo como na segundona do Estadual de 2011 em que fez um campeonato simplesmente perfeito! A estrela de Elan também brilhou! Ele entrou no jogo, no primeiro toque começou a jogada que originou o gol que veio através do seu belo chute que liquidou a fatura! 2 a 0!
O primeiro de quatro compromissos em casa foi animador! As contas prosseguem e a cada partida é importante saber o que se precisa! Vitória sempre dirá o torcedor! É verdade! Com vitórias nem precisa fazer contas. Mas vamos a elas: Com mais 4 pontos o risco de rebaixamento está eliminado. Com mais 9 a 10 pontos dá para sonhar com classificação para as semifinais da Taça Rio. Os resultados da 1ª rodada já foram bons nesse sentido, tanto quanto para brigar por vaga na Copa do Brasil. A diferença de 5 pontos para os principais concorrentes já caiu para 2. São seis vagas na Copa do Brasil! Se o Friburguense conseguir mais 9 a 11 pontos terá somado ao total 21 a 23 e aí dá para acreditar com fé em uma das seis vagas na Copa do Brasil. Com mais 10 a 12 garanto: consegue a tão almejada vaga no Brasileiro da Série D.
A Taça Rio começou com ares de final! Derrubou um técnico: Dorival Jr. Ligou sinal de alerta em dois grandes: os derrotados Vasco e Flamengo. Encheram de esperança os pequenos! Mostrou que a briga contra o rebaixamento será boa entre Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Olaria e Quissamã. Hoje, o Nova Iguaçu estaria rebaixado e Duque, Olaria e Quissamã teriam que fazer um triangular para definir o outro rebaixado.
Já com relação à vaga na Série D, o Bangu lidera com 15, seguido de Boavista com 14, Friburguense e Audax com 12 e Resende com 11. Exclui-se daí o Madureira que tem 12, pois já está na Série C. Para a vaga na Copa do Brasil, a conta é a mesma sendo que os dois primeiros se garantem lá, sem excluir ninguém. Hoje, no caso, Bangu e Boavista garantiriam essas vagas.
Parece cedo, mas não é! Agora só restam seis rodadas! O campeonato é curto e mais de sua metade já foi jogada!
UFF Nova Friburgo
A UFF está se expandindo em Nova Friburgo e também se descentralizando. Além do prédio da Fonf, a UFF acaba de alugar uma casa próxima ao Nova Friburgo Country Clube. No novo espaço, serão ministradas as aulas de fonoaudiologia.
Biomédica
No local, serão montados os laboratórios para incrementar ainda mais o curso de fono. No prédio da Fonf continuarão ocorrendo os cursos de ciências biomédicas e odontologia. Ainda não há previsão de novos cursos para o próximo vestibular. Porém, havendo, é sabido da intenção de cursos na área biomédica.
Acima da média
O Procon de Nova Friburgo tem o que comemorar. Segundo dados da própria instituição local de defesa do consumidor, 85% dos processos na área na cidade são resolvidos sem a necessidade de recorrer à Justiça. A maioria dos conflitos são resolvidos com acordos entre os consumidores e as empresas envolvidas.
Campeãs de reclamações
Os casos só seguem o curso judicial, quando não há possibilidade de negociação. Como em todo o país, em Nova Friburgo as empresas de telefonia são as campeãs de reclamações, seguidas pelas operadoras de cartões de crédito. Diferentemente da média nacional, onde aparecem os bancos, por aqui em 3° lugar estão as concessionárias de serviços públicos.
Estágio de Direito
Estão abertas até o próximo dia 4, as inscrições para o concurso ao quadro de estagiários de Direito da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região (PRT1), do Rio de Janeiro. O candidato deve se dirigir à sede local, na Rua Dr. Ernesto Brasílio 30, cobertura, Centro.
Inscrições
As vagas são para cadastro de reserva. A bolsa é no valor de R$ 800 mais auxílio-transporte no valor de R$ 7,00/dia. O candidato deve estar matriculado a partir do 6º período. Outras informações pelo site www.prt1.mpt.gov.br. A prova está agendada para 11 de abril. Os locais de prova ainda não foram divulgados.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário