Colunas
Observatório - 15/03/2013
O balcão
Histórias em volta do balcão que é exatamente como a fogueira na beira da praia ou a roda sem nada mesmo ao centro na noite fria de luar. Frio por ser mármore, quente por ser cúmplice daquilo que é dito, ouvido e perpetuado. Pessoas interessantes se merecem. Pessoas desinteressantes—se esquece. O balcão não esquece de ninguém.
No seu frio espelho de ser mármore é fogo vivo que arde. Na sua mudez virgem de ser estático é peralta livre que voa. Testemunha olhos e olhares que pulam de um sonho para o outro na velocidade de quem não é impedido de ser sonhador. Sonhos são realidades que se quer realizar. Mãos são...
Não há absurdos quando se está em confiança e se há permissão selada no olhar de se dizer tudo. Não há absurdos quando almas interagem e se reconhecem na simples conversa de quem não precisa teorizar tudo. Talvez, absurdo é Plutão nos olhar de lá e nos ver aqui. Absurdo é Plutão nos olhar e se lembrar e saber de nós! Existimos nesse imenso universo repleto de particularidades. Nossas particularidades importam, ainda que sejamos apenas partículas em volta de um balcão cinza de mármore testemunhando vida!
Quando faltar argumento, conclama a licença poética. Quando faltar vírgula, usa o ponto final mesmo. Mas quando faltar poesia, chama a canção. Porém, se ao final de tudo faltar algo, coloca três pontinhos que a história fica completa pela simples avidez de querer continuar.
(...)
Não! Não insinue que vemos tudo de cima. Não queremos ser Plutão! Mas é bom ser estrela que sendo luz se encontra com o chão! Artistas sempre fascinarão!
(...)
Assim, no fim das contas, não é a fogueira na praia ou no sítio, tampouco a roda na noite fria ou na tarde quente. Nem o balcão que inspira esses devaneios vividos em fato, ainda que os fatos pouco importem. Mas as pessoas. As pessoas tornam a fogueira na praia mágica, a roda em qualquer estação interessante. As pessoas é que tornam o...
Confira na íntegra, amanhã, 16, no Caderno Light de A Voz da Serra
Desastres naturais
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Ministério Italiano do Meio Ambiente e da Tutela do Território e do Mar (Imels) firmaram um acordo de cooperação, cujo objetivo é melhorar a gestão de risco de inundações e desmoronamentos no Estado do Rio de Janeiro, por meio de intercâmbio técnico-científico e análise de casos dos procedimentos mais eficientes em ambos os países.
Prevenção
O Projeto Flash— Sistema de Previsão e Prevenção aos Riscos de Inundação e Escorregamentos—, que tem o apoio do Fórum das Américas, é parte do programa de cooperação que busca melhorar a análise de riscos, as previsões, os sistemas de alarme, planejamento e agilidade nas respostas aos desastres naturais.
Piloto
A parceria terá início com um projeto-piloto no município de Itaperuna. Posteriormente será ampliada para assegurar a sua aplicabilidade a outras cidades. Prevê ainda canais de informação rápida para assegurar que possíveis desastres não tenham perdas de vidas.
Friburguense
O Frizão fará quatro das sete partidas que tem neste 2º turno em casa. O primeiro jogo será mesmo no sábado, 16, contra o Nova Iguaçu. A diretoria também confirma que antecipou a partida contra o Madureira que seria em um domingo para o sábado, 13.
Jogos em casa
A intenção era fazer sempre os jogos em casa aos sábados, mas o jogo contra o Olaria será mesmo no domingo, 31. Isso porque o Friburguense joga na quinta contra o Botafogo e optou-se por não colocar a partida tão próxima, ganhando mais um dia de descanso e preparação.
Última rodada
O jogo da última rodada, contra o Quissamã, dependerá da situação das equipes. Ou seja, se brigarem por vaga ou contra o rebaixamento terá que jogar no mesmo dia e horário dos envolvidos. Se não pode ser antecipado por apenas cumprir tabela. Essa última partida também é em Nova Friburgo no dia 20 ou 21.
Páscoa
O comércio estima que as vendas na Páscoa sejam 5% maiores em relação às do ano passado. De olho na data comemorativa, os lojistas estão buscando inovar para aumentar a arrecadação. Além do tradicional ovo de chocolate, estão apostando em promoções e na oferta de produtos diversos, como coelhos de pelúcia, brinquedos, cartões e acessórios.
Gasto médio de R$ 140
Os lojistas estimam que o consumidor vai gastar em média R$ 140 com presentes na Páscoa. Dos comerciantes ouvidos no estado do RJ, 45% contrataram trabalhadores temporários para a Páscoa, como vendedores, promotores de vendas e repositores. A pesquisa mostra ainda que os clientes vão usar diferentes formas de pagamento: cartão de crédito parcelado, cartão de loja, cheque pré-datado e cartão de débito.
Papa Francisco
O anúncio do novo papa comoveu todos os católicos do mundo. Em Nova Friburgo não foi diferente. Mas por aqui houve comemoração especial no Colégio Anchieta—principal instituição jesuíta da região. É que além de ser o primeiro papa latino da história, será também o primeiro papa jesuíta.
Colégio Anchieta
Atualmente residem em Nova Friburgo, mais precisamente no Colégio Anchieta, os padres Guy Ruffier, José Jomer, Estanislau Kostka e Silva e Luiz Pecci. Todos muito contentes com a escolha do papa da Companhia de Jesus que mantém o centenário colégio.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário