Não é nenhuma Brastemp

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O tempo, senhor de tudo que existe, é mesmo implacável. Anos de uso e após muitas oscilações de corrente meu micro-ondas fez a passagem. Deixou uma família inteira órfão, rompeu com uma rotina diária, de muitas memórias, mas faz parte da vida, ou melhor, do consumo! Rei morto, rei posto.
Diante do inevitável, comprei um novo, escolhi a marca líder, não somente na esperança de ter mais tranquilidade, mas porque parecia ser a única, na ocasião, com uma solução de tamanho (litragem) capaz de se aproximar da fartura dos produtos de 15 anos atrás, mas que péssima escolha eu fiz!
Comprar pela internet é igual! É como você olhar revista de moda ou catálogo de lingerie, tudo é perfeito! É mais ou menos como você escolher sua esposa num site de relacionamento, ali, todos são perfeitos, livres de vícios, manias e imperfeições. Tudo é tão completamente certo que chega a deprimir o sujeito normal e com capacidade de se autoavaliar.
No site, o micro-ondas Brastemp parecia perfeito. Frente espelhada, todo em inox, tamanho, vejam só, king size... eu vou abastecer meu reino, dava para imaginar... Chegou o grande dia, para o caminhão na sua porta, dava para ouvir as trombetas... imagine... Sir Micro-ondas, do reino de Brastemp...surge aquela caixa bonita, colorida (e sabemos o quanto é caro uma embalagem dessa), igual propaganda de xampu, que o cabelo brilha e balança em câmera lenta... Antes de abrir, um frio na barriga, apesar de certo peso e volume, a cidadania do produto é suspeita—no mundo dos produtos ainda paira grande preocupação com os made in China. Abre-se a embalagem... seu peso é drasticamente menor que anterior, o king de seu size não é derivado de “Rei”, mas de “Realidade”, uma realidade pequena e restrita, perfeita para frangos de granjas, impossíveis para galinhas da roça ou chesters de natal. Sua lata parece papel; ele é tão leve que ao fechar a porta o forno se desloca, pois a mola é incompatível com sua massa. Sua linda frente espelhada cumpre o papel de permitir às mulheres (e homens) tão apressados nos dias de hoje que se penteiem enquanto esquentam o café, ou tirem sua maquiagem enquanto aquecem seu jantar, porque enxergar dentro do micro-ondas é impossível. Não sei por que mantiveram a lâmpada acessa quando ele fica ligado!
Resumindo, o produto é uma porcaria, nem de longe lembra aquela marca que outrora foi sinônimo de qualidade. Seguindo o velho mecanismo de mercado: de tanto tentar ser como os outros para ser escolhido, marcas se afastam de suas próprias características e se juntam a tantas outras sem posição, valor, diferenciais, motivos! Para que comprar um produto que pretensamente dure mais que os demais, se mesmo no dia que chega sua satisfação com o produto já se foi? Para que investir em beleza superficial se a funcionalidade está altamente comprometida?
As marcas parecem tão preocupadas com a concorrência que não reparam que seu maior rival são suas próprias decisões. É preciso lembrar que novos caminhos podem levá-los a novos clientes, mas quase sempre o afastam de seus atuais consumidores. 
Caro leitor, sugiro que sejam mais cuidadosos do que eu fui, em minha compra. Realmente, leva-se anos para criar um nome e pode perdê-lo em muito pouco tempo, em um click... Tudo que posso dizer é que a Brastemp não mais nenhuma Brastemp!

“Roberto Mendes é publicitário, especialista em marketing pelo Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio, pós-graduado em Engenharia Ambiental, professor titular da Universidade Candido Mendes e sócio da Target Comunicação.

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