Colunas
Observatório - 24/01/2013
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
A Viagem
Não costumo escrever aqui críticas de filme. Mas não pude deixar a minha inquietação de lado após assistir, no cinema, ao filme A Viagem. Após três horas que voam e que apesar da ansiedade pelo desfecho, não queria que chegasse, ao fim do filme só posso dizer que fiquei lá, paralisado na poltrona do cinema pensando. Raros são os filmes que fazem você ficar ali, por alguns instantes—refletindo. Poucos são os filmes que possibilitam você sair da sala de cinema mais rico. Fazia tempo que não assistia a um filme assim. Que lição poética!
Mais do que os efeitos especiais, mais do que a atuação brilhante dos atores, mais do que a maquiagem perfeita que os transformou em múltiplos personagens, estão as histórias que argumentam a mesma questão: as pessoas estão ligadas por algum motivo e se salvam e se constroem juntas no passado e no presente para construir o futuro.
Alguns dirão que o filme é confuso. Não! O filme requer atenção, é um verdadeiro quebra-cabeça que exige mais do que cérebro—coração. Ouvir o coração pulsar é algo único para quem quer ouvir além do órgão. Eu saí do cinema com o coração pulsando mais forte. Essa é a grande sacada do filme baseado no filosófico livro de David Mitchell. Para quem quer ver além da cena, para quem estiver atento para captar toda filosofia por detrás de cada história, perceberá muitas coisas.
As épocas mudam, há vários tipos de amor, mas em qualquer época e em qualquer amor, de ontem, de agora e provavelmente do futuro, haverá revoluções necessárias clamando por coragem para cumprir o destino e enfrentar os desafios que mudam o mundo. Amor e revolução terão dor, mas também prazer por fazer o que é certo. É impressionante como a história se repete, ainda que com enredos diferentes, mas sempre com o mesmo âmago.
As pessoas estão ligadas, não por acaso. Independente da leitura que se fará do filme, da mais simplória a mais viajante, todos concluirão que toda história depende das pessoas que nos acompanham, e, certamente não nos acompanham por acaso. Elas entram nas nossas vidas e nossas vidas entram nas delas porque algo de especial precisa ser cumprido—senão que graça teria a viagem?
Assista, preparado para pensar muito! E, espero, verdadeiramente, que fique na poltrona do cinema, após o filme terminar com essa inquietação, com a alma mexida, com a filosofia perturbada não atrás de respostas, mas de perguntas que te façam entender o porquê de estar aqui.
Cachoeiras–Guapimirim
O DER-RJ promete terminar hoje, 24, as obras complementares de restauração estrutural e alargamento de algumas pontes localizadas na RJ-122, que liga os municípios de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. As pontes estão sobre cinco rios que cortam a estrada.
Problemas no sistema
O Detran informa aos responsáveis por veículos agendados para o serviço de alteração de características (como mudança de combustível e modificação de carroceria) que eles terão os carros vistoriados na data agendada, mesmo se o link que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) utiliza para validação do Certificado de Segurança Veicular (CSV) não estiver funcionando.
Cinco dias
Como em casos como estes, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) depende da validação do CSV, o Detran estabeleceu um prazo de cinco dias, sem necessidade de agendamento, para que possam buscar o CSV no posto onde o procedimento foi realizado.
Transparência na saúde
O Ministério da Saúde determinou que estados, Distrito Federal e municípios publiquem os gastos com saúde no Siops—Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde. Desta forma, o cidadão poderá verificar se o seu estado ou município está cumprindo a aplicação mínima de recursos na saúde.
Obrigatório
A medida também vai facilitar o monitoramento do Ministério da Saúde e órgãos de controle incentivando a transparência, uma vez que o Siops é um sistema aberto à população. Diferente de como era antes, a declaração agora passa a ser obrigatória, bimestral e acumulativa.
Aplicação mínima
A medida vale a partir do dia primeiro de março deste ano, os gestores locais terão que declarar todos os gastos em saúde referentes a janeiro e fevereiro de 2013. A lei determina que os estados destinem 12% de sua receita em saúde e que os municípios apliquem no mínimo 15%. Para saber se o gestor da sua cidade está cumprindo a determinação, basta acessar o endereço eletrônico siops.datasus.gov.br.
Oportunidade
O Senai Rio está com inscrições abertas para 25 mil vagas gratuitas em cursos à distância. As aulas começam no dia 1º de fevereiro e as inscrições ficam abertas durante todo o ano, com formação de novas turmas a cada mês. Os interessados devem preencher cadastro no endereço www.firjan.org.br/competencias, onde há também outras informações.
A partir de 14 anos
Os cursos são online e abordam temas relacionados a Empreendedorismo, Legislação Trabalhista, Meio Ambiente, Segurança no Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação e Propriedade Intelectual. Podem participar jovens a partir de 14 anos e que estejam cursando, no mínimo, o Ensino Fundamental.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário