Colunas
Observatório - 15/01/2013
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Dia 12 de janeiro
Os dois anos da tragédia climática que atingiu Nova Friburgo foram lembrados por todos de diversas maneiras. Algumas controversas, outras consideradas pertinentes. Respeitemos todas.
Todos têm o direito de se expressar das suas mais diversas formas: protestando, enlutando-se, lutando, pregando a elevação da autoestima ou mesmo somente com a máxima “apenas mais um dia no um dia após o outro”.
Se no monumento 12 de janeiro no Suspiro colocaram cruzes e rosas e ao longo das avenidas Galdino do Valle e Comte Bittencourt colaram cartazes de protesto, nas redes sociais houve todo o tipo de manifestação. As de protesto foram muitas, sempre baseadas em notícias e com críticas à morosidade das obras.
Separei algumas que me chamaram a atenção, em trechos ou completas, de alguns setores da cidade. Separei as que me tocaram de fato:
Começo pela brilhante Angela Pedretti, que além de editora-chefe deste jornal tem um dos perfis no Facebook mais comentados e disputados da região. Ela reeditou a sua crônica “Nós, os pássaros, os políticos” em que ressalta que no dia da tragédia os pássaros sumiram, provocando um silêncio estranho nas matas. Quem não leu, recomendo! Bem, Angela apenas disse:
“12 de janeiro de 2013: os pássaros estão cantando”
Elizabeth Souza Cruz, trovadora premiada, fez um belo poema, do qual separo aqui quatro estrofes:
“Seja o Doze de Janeiro
nosso ponto de partida
para o encontro verdadeiro
da melhoria de vida!
(...)
Nossa cidade revive
das cinzas para o futuro
e agora, ninguém nos prive
de um amanhã mais seguro!
(...)
O sonho não acabou...
Avante, querido povo,
pois Friburgo começou
a ser sonhada de novo!
Nossa força é redobrada
pela luz da confiança,
pois o começo é uma estrada
que tem nome de Esperança!”
Do setor político, separei a do deputado federal Glauber Braga:
“Dois anos do dia que mudou radicalmente a vida de muitos de nós. Que tenhamos força para o cumprimento de nossas missões!”
Do setor cultural, destaco o jovem artista e produtor cultural Bernardo Dugin, que postou várias fotos dos pontos turísticos de nossa cidade e relembrou a ajuda que deu ao montar via internet uma verdadeira central de informações para todo o país que mereceu destaque em toda a mídia nacional.
“Dois anos se passaram. Amor a Nova Friburgo.”
O que eu disse? Segue abaixo:
“Hoje eu não quero falar de tragédia, mas de renascimento. Hoje eu não quero falar de fins, mas de começos, recomeços e superação. Hoje eu não quero falar de decepções, nem fazer críticas, mas quero falar de bons exemplos, boas referências e de orgulho. Orgulho de ser friburguense, de ver friburguenses fazendo acontecer, de friburguenses no topo do mundo! A luta é uma constante e caminhar firme e forte é preciso! Caminhemos colocando o passo humilde de cada um ao caminho de todos! Parabéns a todos os friburguenses que renascem repletos de esperança, otimismo e cheios de positividade a cada dia! Sem esquecer os seus que não estão mais aqui, mas prosseguindo por eles e por cada um de nós!!! Dia 12 de janeiro - dia da positividade! O pensamento tem força!!!”
Friburguense
De volta à terra. O Friburguense já treina de novo em Nova Friburgo nos últimos dias de preparação para a estreia no Estadual, que ocorre neste sábado, 19, 17h, no Eduardo Guinle, diante do Bangu. Entrosado e unido, quem tem acompanhado os treinos tem demonstrado otimismo.
Eduardo Guinle
A casa tricolor está quase pronta para receber os torcedores. Telas de proteção, que antes ficavam apenas no meio, próximo às cabines de rádio, foram estendidas por todo o setor das descobertas. Reparos também foram feitos nos portões. Cadeiras também foram trocadas ou reparadas. Investimentos próximos a R$ 30 mil. O gramado também está pronto para a bola rolar.
Cortes no Flamengo em Nova Friburgo
A natação do Flamengo sofreu mais cortes para a temporada de 2013 e dessa vez atingiu Nova Friburgo. Foram fechados todos os polos que o clube mantinha e o de Nova Friburgo não escapou ileso. Cabo Frio e Saquarema também perderam seus polos. A nova diretoria cumpriu o que havia prometido: acabar progressivamente com a natação.
Cinema para todos
O programa Cinema para Todos prossegue mesmo nas férias escolares. A retirada de ingressos para professores e alunos da rede estadual de ensino ocorre no Instituto de Educação, o Ienf, na Praça Dermeval, neste período, todas as terças e quartas, das 8h às 12h.
Retirada do vale
Professores devem levar o último contracheque. Alunos, a carteirinha do colégio onde estuda ou uma declaração. Cada aluno e professor tem direito a dois vales-ingresso que podem ser utilizados em filmes nacionais exibidos no cinema até o dia 30 de abril.
Programa Mulheres Empreendedoras
Estão abertas as inscrições para a 3ª turma do programa Mulheres Empreendedoras, da Fundação Goldman Sachs, realizado pela Fundação Dom Cabral. O programa oferece capacitação gratuita em gestão de negócios e desenvolvimento de habilidades gerenciais a mulheres com pequenos negócios no Estado do Rio de Janeiro.
Inscrições
As alunas têm aulas de estratégia, finanças, marketing, gestão de pessoas e logística, aprendendo a desenvolver, organizar, crescer e gerar mais receita e emprego em seu empreendimento. O curso oferece 100 vagas com bolsa integral. As inscrições vão até 6 de março e são feitas pelo site www.fdc.org.br/10000mulheres, onde outras informações sobre o programa podem ser obtidas.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário