Observatório - 28/12/2012

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Viva o novo


O novo é a novidade, mas é também a soma daquilo que se foi com aquilo que será. Assim, não se pode separar o novo do passado, nem esperar que o novo não seja a expectativa do futuro. 
Chegamos mais sabidos ao que é novo que nem sempre é porto seguro. Chegamos mais medrosos ao novo que é menos convidativo a ousadia ainda que motive mudanças e transformações. E muitos esperam pelo novo para serem felizes, quando o novo nos visita a todo instante. 
(...)
As experiências nos tornam mais capazes, mas também podem nos tornar menos aptos a ousar. E o novo nem sempre é juventude para o velho, só se é jovem uma vez, assim como só se tem esse dia, esse ano, essa hora, uma vez. E o novo se...
O novo é lindo ainda que não seja tão diferente. Não é radicalismo, nem mudança de água para vinho. É abraçar o novo que é mais reconhecer o que não se via do que focar naquilo que não se tinha. E sempre se tem o mundo nas mãos, o que falta é perceptividade. As coisas passam, como os dias e as pessoas por nossas vivências. Escolhemos aquilo e aqueles que ficam. Optamos pelas ações que teremos naquelas horas concedidas que jamais voltarão: dormimos, dançamos, ouvimos, falamos. Somos tudo e nesse tudo nada, somos nada e nesse nada tudo. E é cruel a escolha de não ser feliz! 
(...)
Então, nesse novo, use a calça quadriculada e a camisa rosa sem temor de parecer ridículo ou fora de moda. Repita aquele jantar inesquecível com aquela pessoa, lembre daquela conversa e conte todas as novidades. Fecha a briga inacabada e peça perdão ou sacramente de vez a respeitosa posição de inimigo, só não seja falso! A verdade é linda como o novo! E mais: solte os braços e dance porque é linda e prazerosa a dança do novo; curta os amigos como nunca antes e reconheça a diferença entre eles e você e some tudo isso para ter um grupo completo; tire da gaveta o rascunho daquela carta e envie ao seu destinatário; ouça uma nova música, veja um novo filme, aprecie um novo quadro, decore um novo poema, mas não se esqueça de ouvir mais uma vez sua música predileta, seu filme favorito, o quadro que lhe emociona e o poema que define a sua vida; arrume as malas, com poucas coisas, e faça aquela viagem não planejada pela América Latina; inove no percurso cotidiano que faz no dia a dia e...

Confira na íntegra, amanhã, 29, no Caderno Light de A Voz da Serra 


Litoral
Quem pretende passar o Ano-Novo nas cidades se prepare para o trânsito. Destino preferido dos friburguenses no fim do ano, as estradas já registram engarrafamentos. Em Cabo Frio, são aguardados 900 mil turistas no Réveillon. 

Rio das Ostras
Orlas e principais ruas de Rio das Ostras terão tráfego limitado. As orlas de Costazul e do Centro, bem como as ruas que dão acesso a elas, estarão fechadas no dia 31, em horários alternados, das 7h às 19h e das 19h às 7h. Nos dias 30 e 1º, a partir das 19h, os acessos à Praça São Pedro também serão fechados por conta da programação de shows no local. A reabertura ocorre após os espetáculos. 

Informativo
Costazul, Bosque, Centro, Boca da Barra e Praia do Cemitério terão limitações para o tráfego. Apenas motoristas moradores poderão ter acesso a essas orlas. Um informativo está sendo distribuído no trânsito para explicar as mudanças. A proibição de carros de som é um dos alvos da Guarda Municipal. 

Programação do Réveillon
A programação do Réveillon 2012 em Rio das Ostras está definida. A programação prestigia artistas locais, que subirão no mesmo palco de artistas de renome como Isabella Taviani. O ponto alto da festa será a queima de fogos à meia-noite. 

Queima de fogos
Ao todo serão utilizadas 13.645 bombas, de três a 10 polegadas, que colorirão o céu da cidade. O show pirotécnico da virada acontecerá em três balsas que poderão ser vistas das praias do Centro e Tartaruga; no Mirante da Praça da Baleia e no emissário submarino, em Costazul, que terá a tradicional cascata; nas praças de Rocha Leão e Cantagalo, na zona rural da cidade; e também em Mar do Norte. A previsão é de que a queima de fogos tenha 15 minutos.

Shows
Os shows começam no dia 30, na Praça São Pedro, com Isabella Taviani, às 21h, e Banda Pressão do Brasil, às 23h. Na noite do Réveillon, a cantora riostrense Thais Macedo se apresenta às 21h e Glauco Zulo faz a festa a partir das 23h. Dia 1º de janeiro, Rio das Ostras vai receber o ano novo com as bandas Nada Combinado, às 20h, e Strada de Terra, que faz show a partir das 22h. Em Costazul a banda Rio Night vai agitar a noite do dia 31 com apresentação a partir das 23h até duas da madrugada.

Réveillon em Nova Friburgo
A virada de ano não passará em branco em Nova Friburgo. A Prefeitura preparou uma programação especial para celebrar a passagem de ano. O evento com músicos locais durará três dias na Praça Dermeval Barbosa Moreira. 

Fogos de artifício
No dia 29 tem o sertanejo universitário de João Carlos e Leonardo e o pagode da Banda Sabor de Samba. No dia 30 Israel Lacerda e show com Os Bartira. No dia 31 para 1º, Banda Taxi Lunar e a Banda Toque Serrano que fará o esquenta e animará os primeiros minutos do novo ano. Haverá ainda queima de fogos.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.