Observatório - 21/11/2012

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Os fãs da tragédia


Há quem goste de notícia ruim! Há quem torça pelas tragédias. É impressionante a que ponto chega o escárnio humano, mas existem, e, infelizmente existem aqueles que ficam na expectativa: “Tomara que o rio transborde”! “Ih! Falta pouco para a rua ficar alagada”! “A rua vai desabar”! “Que beleza! O muro vai cair.” “Nossa! A barreira caiu! Tenho assunto no Facebook”. 
Temos talento para a tragédia?
Só pode ser falta de assunto mesmo! Quando dizem que jornal sem notícia ruim não vende... Se essa é a nossa crença... Não sei! Tenho medo! Tenho receio! Com as redes sociais onde todos se tornam famosos, onde todos se tornam mensageiros, temo o que de fato importa para a nossa sociedade! Devo estar caduco, ainda que respeite que o seu perfil nas redes sociais seja o seu espaço e não do interesse público!
Antes de tudo, é importante ressaltar! Ser fã da tragédia não tem nada a ver com protestar! Os protestos são legítimos quanto à morosidade das obras de reconstrução, mas ficar na expectativa para que novas tragédias incidam sobre as velhas só para provar uma verdade... Não! Isso é inaceitável! Há vidas em jogo! Há o futuro de uma cidade sendo definido!
Quando espalhamos que a cidade está mal, qualquer turista em sã consciência foge! Quando postamos fotos passadas, qualquer pessoa mais inteligente se assusta! Chega da cultura do medo! É preciso seguir em frente! Com nossas mazelas debaixo dos braços, mas com pensamento também voltado para as soluções! Que se critique quem tem que ser criticado, mas que não se destrua ainda mais a nossa cidade, que não se destrua ainda mais a gente mesmo!
A caricatura de dois sapos, pintada no muro da Rua Duque de Caxias, é repleta de criatividade! É um protesto bem-humorado! Mas, apesar da beleza do desenho, não sei se posso aplaudi-lo! Diz lá: “O sertão vai virar mar e Nova Friburgo vai virar brejo”! Fico pensando no simbolismo disso! Nova Friburgo vai virar brejo, tanto quanto o sertão é considerado por alguns como o percalço de nosso país... Sim! Nova Friburgo virará brejo, se nossas atitudes continuarem sendo as mesmas! Se a gente não muda, a cidade não muda! A nossa cidade é imagem e semelhança da gente mesmo! Isso te assusta? Mas é a dura verdade, meu caro! A sua cidade é o seu espelho! E é você quem pagará ou se beneficiará pelo que reflete nele! 
Os problemas todos conhecem! E as soluções? Alguém parou para pensar nisso?!
Chega desse talento para a tragédia! Que o nosso talento possa ser voltado para a reconstrução! O recomeço! O reposicionamento! Como posso ajudar a minha cidade? 
Como posso ajudar a minha cidade? Se faça essa pergunta! Como posso ajudar a minha cidade? 
Ninguém aqui quer tapar o sol com a peneira, mas nossa cidade são apenas cinzas de janeiro de 2011? Não! A dor aquieta, mas existe. Porém, é preciso prosseguir! Cobrando, alijando quem não cumpriu com seus compromissos. Mas nossa cidade tem que ser maior do que tudo isso! 
Protesto se faz para alguém com propósitos de mudanças, não destruindo a si próprio!
Vamos divulgar que Nova Friburgo tem problemas como qualquer outra grande cidade! Que nossas dores são grandes, porque vivemos a maior tragédia climática do país! Que, talvez, nossos governantes tenham falhado. Mas divulguemos também que nosso sistema de alerta de chuvas é hoje o melhor do país. Que aprendemos a nos proteger melhor! Que nossa rede hoteleira está funcionando. Que nossos restaurantes têm os melhores pratos. Que nossas estradas estão de braços abertos para acolher quem chega! Que nosso setor metal-mecânico está a todo vapor. Que os índices de criminalidade por aqui caíram e são um dos menores de todo o sudeste. Que o setor de moda íntima está combatendo com qualidade e criatividade os produtos chineses. Que produzimos flores. Que somos grandes produtores de morangos e couve-flor. Que temos músicos e artistas fabulosos! Que somos polo universitário. Que temos vocação para muitas modalidades esportivas. Que somos berço de esperança! Esperança protegida por suntuosas montanhas que nas entrelinhas da poesia dizem: não dá para passar indiferente por Nova Friburgo!             


Convocação
A população fluminense está convocada para protesto contra mudança na distribuição dos royalties. Placas e cartazes convocando a população para participar do ato já começaram a ser expostas em vários pontos do Estado do Rio.

Passeata
Uma grande passeata de protesto está marcada para a próxima segunda-feira, 26, com concentração às 14h, na Avenida Rio Branco, próximo à Igreja Candelária, na capital do estado. A mobilização tem o objetivo de sensibilizar a presidente Dilma Rousseff e fazê-la vetar o projeto que altera a distribuição do dinheiro dos royalties do petróleo de áreas já licitadas e em exploração.
 
Redivisão
De acordo com a proposta do parlamentar, boa parte da compensação financeira paga aos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, que hoje produzem praticamente todo o petróleo do Brasil, seja redividida e direcionada a outros estados não produtores.

Olhar Brasil
Estabelecimentos de saúde privados poderão atender usuários do SUS. O projeto Olhar Brasil do Ministério da Saúde quer aumentar a oferta de serviços à população brasileira para atender mais de 10 milhões de pessoas até 2014. Para ampliar os atendimentos, o governo federal vai credenciar clínicas e consultórios particulares como alternativas para oferecer esses serviços aos usuários do SUS.  

Reajuste
Os estabelecimentos de saúde que forem cadastrados no projeto Olhar Brasil terão um reajuste de 47% no valor pago pela consulta, que, pela tabela do SUS, passa de R$ 14,29 para R$ 21. 

Credenciamento
Os estabelecimentos de saúde privados que tiverem interesse em fazer parte do cadastro do Olhar Brasil devem acessar o edital publicado no Diário Oficial da União, para obter mais informações. O link do edital está disponível na página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.

Seminário de saúde
Nesta quinta, 22, das 9h às 13h, no auditório da Oi, acontece o Seminário Técnico da Mesa Municipal de Negociação do SUS em Nova Friburgo. Com o tema “Análise Situacional da Gestão do Trabalho no SUS/NF”, o evento é aberto ao público em geral.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.