Colunas
A família e a Nova Evangelização
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Caros amigos, no ambiente da Nova Evangelização, impulsionada pelo amor de Deus e pelas urgentes necessidades do mundo atual, a família deve ocupar um lugar de destaque.
A família cristã nasceu do coração de Deus, assim como a Igreja, que é a grande família dos filhos de Deus e casa de irmãos. Também a semelhança desta, a família vem sofrendo contínuos e fortes ataques nos últimos anos. No atual estado das coisas, muitos são os que poderiam supor que a família é uma invenção humana, como um mero “contrato social” sujeito à cultura e aos tempos. Porém esta não é a verdade! A verdade é que o matrimônio de um homem com uma mulher, indissolúvel e aberto à vida, é expressão da vontade de Deus, manifestada na criação e confirmada por Jesus Cristo no Evangelho.
Esta verdade é calada por tantos esposos distantes de Deus e, por consequência, das virtudes próprias do matrimônio cristão, pelos casamentos precipitados e a consequente separação e divórcio, e pela falta de formação religiosa de nossos jovens, que manifestam a raiz deste problema.
São Paulo quando fala desta realidade, criada por Deus e redimida em Cristo, diz: “Ninguém jamais odiou sua própria carne. Pelo contrário, alimenta-a e a cerca de cuidado, como Cristo faz com a Igreja; e nós somos membros do seu corpo! Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. Este mistério é grande — eu digo isto com referência a Cristo e à Igreja” (Ef 5, 29-32).
Deste modo, podemos dizer que a família cristã é uma bela palavra pronunciada pelos lábios de Deus Todo-Poderoso e que, por isso mesmo, é chamada a manifestar ao mundo a beleza dos que confiam em Deus e seguem seus caminhos.
O Santo Padre, o papa Bento XVI, disse na homilia inaugural do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização que “o matrimônio constitui, em si mesmo, um Evangelho, uma Boa Nova para o mundo de hoje, em particular para o mundo descristianizado” (homilia, 7 de outubro de 2012). Estas palavras nos impelem necessariamente a uma missão: As famílias devem participar da missão evangelizadora de Jesus Cristo. Somos um Evangelho para o mundo! E a conscientização desta missão só será possível quando realizarmos plenamente em nossos lares a graça recebida no sacramento do matrimônio. Se as famílias cristãs assumirem realmente sua vocação, a fidelidade realizada no silêncio de nossos lares será um eloquente discurso para nosso mundo que tem sede do evangelho.
Dom Edney Gouvêa Mattoso
A Voz do Pastor
Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário