Observatório - 08/11/2012

quinta-feira, 08 de novembro de 2012

Diário de uma campanha 
Capítulo XIV
A vida não se faz de festivais 

O mais importante em uma campanha política, ou em qualquer outra coisa que você faça na vida, é terminar com a sua dignidade intacta, continuar sendo amigo de sua própria consciência. Ganhar ou perder faz parte do processo. É preciso estar preparado para ambos. Mas não faz parte do processo desviar de seus caminhos, de suas crenças e ideologias. Se isso ocorre, ganhando ou perdendo—você perde. Aprendi isso com a vida, antes mesmo de experimentar a árdua jornada de ser candidato. Faz parte do meu cerne, é parte integrante do meu ser.
Por isso, a vida não se faz de eleições. A vida não se faz de festivais, como diria Geraldo Vandré.
Quando Vandré perdeu o festival da música com a sua mais famosa canção, “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores”, que virou um hino contra a ditadura militar, a plateia vaiava inconformada com a decisão do júri. Antes de permitir um verdadeiro quebra-pau, com toda calma e sabedoria disse ele: “Calma gente! A vida não se resume em festivais”. 
É, Vandré, a vida é mais do que festivais. O festival fica no festival, assim como as eleições ficam nas eleições! A vida segue sempre! E tem de seguir com você tendo orgulho de você mesmo! Nada melhor do que você mesmo ter orgulho de si mesmo, sem é claro se envaidecer por isso. As canções passam, os discursos de palanque esvaziam, mas suas ações ficam como se escrevessem nas pedras. O que é feito em areia, o vento varre. Mas o que fica na pedra de sua consciência jamais dissipará.
Para ilustrar o que digo, encerro com uma conversa que tive com um eleitor na rua. Esse eleitor me pedia benefícios para si. Educadamente, fui explicando a ele o que acarreta a venda e compra de voto. Que a Justiça Eleitoral está aí para fiscalizar e tem feito na medida do possível o seu serviço, enfim, toda aquela fala para demover o sujeito da ideia de se vender, de se trocar. Não adiantou muito e no fim ele disse: “Mas isso é só entre eu e você. Olha: não tem ninguém vendo! Ninguém vai saber!”. Eis que a conversa se encerrou quando respondi: “Mas eu sei. Eu vou saber. Eu sempre saberei. Eu sei”.
Eu sei o que me faz feliz—e nada me faz mais feliz do que estar de bem comigo mesmo. Ainda que não entendam, e, por vezes, não entenderão, nem sempre medidas populares são as mais acertadas. O que é certo é certo e não há maiores argumentos para o contrário. O festival acaba, mas sua consciência fica. A grande vitória é terminar a história feliz consigo mesmo, com sua dignidade intacta.


Chuvas
O mau tempo que causou estragos e preocupação durante os últimos dias em Nova Friburgo tem explicação meteorológica. Explicam os técnicos que se trata da zona de convergência de umidade que mantém as nuvens carregadas entre a Amazônia e o Sudeste. Por vezes a chuva isolada se concentra em determinados locais, como aqui.

Papanicolau
O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para reunir propostas que possam melhorar a qualidade do exame de colo do útero, também conhecido como Papanicolau. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualidade em Citopatologia e prevê qualificar o serviço prestado por laboratórios que realizam o exame de prevenção e diagnóstico do câncer de colo do útero.
 
Consulta pública
O Programa Nacional de Qualidade estará em consulta pública durante todo o mês de novembro. A ideia é que especialistas possam dar sugestões para a elaboração e funcionamento do programa. As sugestões podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: cancer@saude.gov.br.
 
Cederj
Estão prorrogadas até 15 de novembro as inscrições para o Vestibular Cederj 2013. Os interessados ganharam mais uns dias para se inscrever, uma vez que as inscrições terminariam no dia 4.  As inscrições são aceitas somente pela internet, com taxa de R$ 45.

Polo Nova Friburgo
Na inscrição, o candidato deve indicar um dos 32 polos de ensino de sua preferência, podendo escolher na região, o de Nova Friburgo, Cantagalo e Santa Maria Madalena. A prova será no dia 1° de dezembro às 9h, com duração de cinco horas. Para o Polo de Nova Friburgo, que funciona no Ciep Licínio Teixeira, na Via Expressa, são oferecidas vagas para o Curso de Licenciatura em Letras, Ciências Biológicas e Pedagogia.

Friburguense
Enquanto o time do Friburguense aporta no Japão, por aqui, Wagner Faria já se prepara para assumir a presidência do clube pelos próximos três anos. A posse está marcada para a primeira semana de dezembro. Um dos torcedores mais fanáticos do time chega ao cargo mais alto do clube, provavelmente, mantendo a atual administração do futebol.   
 
Festival de Truta
Prossegue até o dia 2 de dezembro o Festival de Truta em Nova Friburgo, em 12 restaurantes de Mury, São Pedro da Serra e Lumiar. O roteiro gastronômico está em sua 6ª edição. Nova Friburgo é a segunda maior produtora de truta no estado, com aproximadamente 13 toneladas por mês.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.