Observatório - 06/11/2012

terça-feira, 06 de novembro de 2012

Diário de uma campanha
Capítulo XI—Ideias, ideias e ideais

As ruas estão repletas de ideias. Elas transbordam, transcendem. Mesmo aquelas aparentemente mais loucas e impossíveis, com alguns ajustes, se tornam maneiras viáveis de melhorar a vida das pessoas.
Durante uma campanha política, em que as ruas respiram política, é preciso estar atento. Ainda que muitas reclamem e só reclamem, há soluções! O fato é que os problemas todos nós conhecemos. É preciso—sempre dizia na rua—é preciso focar nas soluções! Muitas soluções vêm das pessoas mais simples, por isso deve-se ouvir a todos com o mesmo carinho e atenção. Você nunca perderá nada, nem tempo. A essas ideias você soma as suas e pode realizar coisas maravilhosas! 
Em verdade todos são um pouco prefeitos e vereadores. Os eleitos representarão todas as demais pessoas. O que mais encontramos são ideias para o trânsito. Algumas bizarras, mas originais. Inverte mão de cá, joga via pra lá! Respeito, mas é engraçado! O fato é que só aumenta a certeza de que o trânsito é o nosso segundo maior problema, perdendo apenas para a saúde. Fato também é que não dá para ficar testando essas ideias. É preciso urgentemente de um estudo com profissionais do ramo que tracem um plano a longo prazo, ticando alterações, pequenas e grandes obras visando o futuro.    
Entre as muitas ideias que pude colher nas ruas duas me chamaram a atenção, e que passaram a ser sonhos meus também. Usina de asfalto de borracha e iluminação pública por energia solar!
Andando por Conselheiro, encontrei um depósito imenso de descarte de pneus. Esses pneus são enviados para outra cidade, sem custo para quem recebe. Aliás, quem manda é que arca com as despesas de transporte. Esses pneus poderiam ficar aqui para serem transformados em asfalto. Nova Friburgo tem hoje uma usina de asfalto arcaica. Pesquisei que há linhas de crédito nesse sentido via BNDES. Os recursos podem parecer altos—cerca de R$ 10 milhões—, mas retornarão ao município muito rápido, além de reforçarem a ideia de cidade ambiental. Mais do que isso: resolveria o problema dos buracos nas vias públicas com maior agilidade. O asfalto-borracha também tem qualidade muito superior ao tradicional, além de ser mais barato e ter maior aderência. 
A outra ideia é simplesmente fabulosa! Iluminação pública por energia solar. No início vai requerer um investimento que pode ser feito pela própria taxa de iluminação pública e com responsabilidade social da concessionária. Com o tempo, a taxa de iluminação pública pode cair pela metade, com o recurso sendo usado apenas para a manutenção dos equipamentos. Passa novamente a ideia de cidade com compromisso ambiental. 
As ideias estão aí! Espero ter encontrado a cada uma delas não só no período de campanha, mas durante todo o mandato! 


Cadastro de celulares para alerta de chuvas
A Defesa Civil de Nova Friburgo está fazendo palestras e encontros para incentivar o cadastramento de celulares para receber os alertas de chuvas na cidade. Para ser cadastrado nesses encontros previamente comunicados, é importante que o interessado leve o celular e CPF. O serviço é gratuito. 

Febre aftosa
A segunda etapa anual de vacinação contra a febre aftosa já foi iniciada e vai até o dia 30 de novembro. A partir da agora, na segunda etapa, só deverão ser vacinados os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. 

Declaração de imunização
Na primeira etapa da vacinação, que ocorre no mês de maio, o produtor deverá vacinar todos os animais, em qualquer idade. Apesar de parcial, após a vacinação, continua sendo obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais. Neste documento deverão constar todos os bovídeos da propriedade, tanto os imunizados na etapa Novembro quanto os dispensados. 

Friburguense
Amanhã, 7, a delegação do Friburguense composta por 25 pessoas, sendo 19 jogadores, embarca rumo ao Japão para uma excursão que conta com cinco amistosos. O Friburguense ficará no Oriente por 11 dias. Na volta, a pré-temporada segue em Nova Friburgo.

Pré-temporada
Inicialmente, a pré-temporada visando o Estadual 2013 se dividiu em quatro partes. 1ª: reapresentação. 2ª: excursão ao Japão. 3ª: fase de treinos em Nova Friburgo. 4ª: treinos fora de Nova Friburgo. Inicialmente, a cidade de Laranjais (MG) foi a escolhida, mas isso deve sofrer alteração.  

Ensaio fotográfico
Trabalho de fotógrafo friburguense mescla imagens das chuvas em Nova Friburgo com fotos de hoje. Luciano Ratamero é o autor do projeto “12 meses após a tragédia: um ensaio fotográfico sobre a Nova Friburgo”. Ele une imagens das chuvas com fotografias dos mesmos lugares um ano depois. 

A vida volta ao normal?
As imagens de seu projeto são de A Voz da Serra e do acervo da Associação de Moradores do bairro de Córrego Dantas, um dos mais afetados. Depois, ele retornou aos mesmos lugares e fotografou as cenas novamente em janeiro de 2012, exatamente um ano após a tragédia. A união das imagens foi feita digitalmente no Photoshop. As imagens podem ser conferidas nas redes sociais.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.