Observatório - 01/11/2012

quinta-feira, 01 de novembro de 2012

Diário de uma campanha 
Capítulo X
A incrédula e o caçador esperançoso

Uma campanha política é repleta de surpresas. Acontecimentos que mudam a sua direção, ao mesmo tempo em que lhe dizem: você está no caminho certo! As ruas te revelam isso, e, nada, absolutamente nada, acontece por acaso. É como se uma força maior pudesse falar a você! É como se uma energia que não se pode explicar, mas que se pode compreender, mostrasse a você que é preciso insistir, persistir, prosseguir.
Uma campanha política é feita de muitos encontros. Encontros que te revelam vezes que não dá para acreditar, outras vezes que acreditar é preciso. Se há de um lado aqueles que não pensam no coletivo, há outras que só pensam noutros.
Nessas andanças encontrei muita gente que lado a lado, num mesmo instante, me mostraram os dois lados da mesma moeda.   
Foi assim que encontrei uma senhora de traços feridos, com olhar descrente. E ela me disse, sem mesmo me escutar: “Não acredito em mais ninguém. Olha o meu comércio: falido! Não acredito em mudanças. E não será você a mudar isso! As coisas estão como estão, e, independente de quem estará lá, tudo ficará como está”. Minha resposta pronta de que “se está tão insatisfeito e se não acredita em mais ninguém, então que seja você o candidato, que tome a coragem de se colocar à disposição...” nem pôde ser terminada.  
Logo depois, chegou um senhor negro e de expressão humilde. O tipo de pessoa que poucos parariam para ouvir. Um senhor de vestimentas rudes, rosto suado, mas de um olhar encantador. Um senhor que na sua simplicidade me ensinou a mais do que olhar nos olhos—viver cada pessoa!
E, interrompendo a incrédula, me disse: “Estou à procura de alguém. Alguém que me olhe nos olhos. Alguém que acredite nos seus propósitos e seja capaz de lutar pelo que acredita. Estou à procura de alguém que recupera a minha fé na política, porque eu sei que a política, se praticada para o bem, tem o poder de mudar a minha cidade, pois não se muda o mundo ou um país, se não nos mudamos. Estou à procura de alguém que ame a minha cidade e queira fazer por ela e não por si. Estou à procura desse alguém que...”
Antes que ele pudesse continuar, e, tendo como testemunha a senhora descrente, nem sei por qual motivo o interrompi, e, tomado por uma força maior, respondi com a coragem de quem se candidata por ideais, com lágrimas nos olhos: “A sua procura terminou! Este alguém sou eu!” Como se já soubesse, pôs a me escutar: “Sou daqueles capazes de morrerem lutando pelo que acreditam! Sou desses que entregam a própria pele para provar com ternura os meus ideais! Acredito nas pessoas e nada, nada pode importar mais do que as pessoas e a sua felicidade! Acredito na vida e transformo a minha indignação em ação. Não é a indignação que me motiva, mas a fé de que cada um de nós pode fazer a diferença”. O senhor me olhou por alguns segundos, tocou a incrédula e disse: “Encontrei o que procurava! A minha procura terminou”.
Esse tipo de encontro renova a sua fé nas possibilidades! Esse tipo de encontro contagia! A incrédula ao lado deixou sua descrença de lado e contou a história do quarto rei mago. A história de Artaban, que passou a vida inteira em busca do menino-rei e que na sua procura sempre o encontrou, ainda que em outras faces, mas sempre no seu sentido maior. Um sonhador por natureza de espírito indomável, Artaban levou 33 anos para encontrar o menino em pessoa, mas durante os 33 anos experimentou como ninguém o seu significado. Comparou ela: “Que você possa ser como Artaban, e, nunca se esqueça disso!”.
Jamais vou esquecer a história, como jamais poderei esquecer aquele encontro. Porém, mais do que o encontro, que eu jamais possa esquecer o que falei para aquele senhor e a resposta que aquele senhor me deu! “Eu sou esse alguém que o senhor procura!”, cuja resposta com brilho nos olhos foi: “Encontrei o que procurava!”.  


SBT
Nesta segunda, 5, o horário nobre ganha um novo telejornal local. O SBT Interior passa a ser veiculado às 19h15 pelo SBT para todo o interior do estado do Rio de Janeiro. Com apresentação direta de Nova Friburgo, o telejornal traz notícias de Nova Friburgo e de mais de 50 municípios.

Novo formato
Com duração de 18 minutos, o telejornal sai do horário vespertino e marca um grande investimento da emissora de Silvio Santos no jornalismo, priorizando a força local. Já o telejornal do meio-dia passará por reformulação e os telespectadores terão uma grande surpresa nessa fase inicial já nesta segunda, 5. A conferir.

Finados
Através de uma força-tarefa, a Prefeitura trabalhou na recuperação dos 21 cemitérios municipais para esse dia de finados. Segundo a Prefeitura, todos estão em boas condições para receber o público.

Reabertura da capela
Além da recuperação dos cemitérios, a Prefeitura reabriu, nesta semana, a Capela Mortuária do Cemitério São João Batista, que estava fechada há alguns meses. O local, que estava em péssimas condições, foi recuperado, possibilitando melhores condições para receber o público.        

Pagamentos por celular
É questão de dias o avanço na proposta de lei sobre pagamentos por meio de telefones celulares. Após a aprovação e publicação da proposta de lei, serão 180 dias para regulamentar o sistema de pagamento por celular. A legislação vai dar direcionamento às empresas que querem e preparam investimento na área.

Inclusão bancária
O pagamento via celular é visto como uma forma de inclusão da população. O pagamento móvel não deve ser usado como cartão de crédito no início, mas esta é uma possibilidade no futuro. O novo serviço não obrigaria o usuário a ter uma conta-corrente convencional e nem plano de internet no celular. 

Estadual 2013
A ideia inicial de criação de um 3° turno foi arquivada, e, a única mudança no Estadual com relação aos anos anteriores é a inversão do 1° com o 2° turno. Isso quer dizer que, a partir do ano que vem, a Taça Guanabara passará a ser disputada em jogos cruzados entre os integrantes dos dois grupos, como antes acontecia na Taça Rio—que agora passará a ter partidas somente entre os times de cada chave.

Retorno dos grandes a Nova Friburgo
Outra mudança é a vantagem do empate em jogos decisivos para o time que somar mais pontos no turno—ou na soma dos turnos, no caso da decisão do campeonato. A tabela da competição só será decidida em outra reunião ainda sem data definida. Só nessa reunião ficará sacramentado o retorno dos grandes a Nova Friburgo.

Grupos
Os grupos foram sorteados e o Friburguense caiu no grupo A com Botafogo, Vasco da Gama, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Madureira, Olaria e Quissamã. Já o grupo B tem Fluminense, Flamengo, Resende, Macaé Esporte, Boavista, Duque de Caxias, Bangu e Audax Rio. Os dois últimos, independente do grupo, na soma dos turnos, serão rebaixados.          

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.