Colunas
Uma alternativa natural para a reposição hormonal
terça-feira, 09 de outubro de 2012
O passar dos anos trás consigo vantagens e desvantagens para o ser humano.
Como é um fato inevitável e independente de nossa vontade, nos resta procurar administrar da melhor forma possível este acontecimento.
As descobertas das ciências aliadas da medicina vêm contribuindo de forma estupenda para que se possa proporcionar às pessoas condições de superar com eficiência as barreiras que a idade vai colocando no caminho de todas.
Exemplos é o que mais temos para citar. As modernas próteses ortopédicas, que permitem a substituição de joelhos e quadris, as órteses que dão aos amputados de diferentes membros um retorno à normalidade. Pernas de carbono, bem adaptadas, permitem que os para-atletas participem de corridas em igualdade de condições com outros não amputados.
Próteses introduzidas em diferentes órgãos internos como o coração, por exemplo, permitem vida normal a muita gente. Na odontologia, o moderno implante de dentes esta dando vida e animo novo a milhares de pessoas. Novas técnicas para correção de dentes malposicionados, a ortodontia, utilizando modernos materiais, permitem que jovens e adultos que sofriam por anos a fio voltem a sorrir e exibir dentes bem-posicionados.
Em todos os setores da vida humana, os benefícios são encontrados às centenas.
Homens com próteses penianas conseguem um retorno a uma vida sexual que se achava perdida. Mulheres com próteses mamárias recuperam uma autoestima diminuída, seja por cirurgias de câncer ou outras causas.
Em ambos os sexos, o envelhecer provoca uma diminuição acentuada na produção dos hormônios naturais do organismo.
A falta de testosterona e estrogênio é um dos exemplos mais conhecidos de todos.
Mulheres com os sofrimentos da menopausa e homens com as dificuldades próprias da andropausa.
Em ambos os casos, diminuição da vitalidade e do desejo sexual.
Na mulher ondas de calor, ressecamento vaginal com relações dolorosas. No homem falta de desejo e ereções prejudicadas.
Todos podem se beneficiar da reposição hormonal, com exceção dos casos em que a mesma seja contraindicada. Um exemplo é o câncer de mama e problemas com a próstata.
No caso das mulheres, uma boa alternativa vem sendo conseguida com a utilização dos chamados fito-hormônios. São substâncias que extraídas de algumas plantas, como a soja, por exemplo, mas existem outras como a semente da linhaça, produzem no organismo feminino efeitos parecidos com aqueles dos estrogênios naturais e com menos riscos.
Mulheres que não podem fazer uso dos hormônios femininos sintéticos encontram um alívio importante de seus sintomas menopausais através da ingestão dos hormônios vegetais citados.
Com acompanhamento médico, eles podem ser uma boa opção. Se você é uma daquelas mulheres que, por diferentes problemas, estão impedidas de fazer tratamentos rotineiros usados pela maioria, procure informar-se com seu ginecologista.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário