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Estratégia e esforço
Caro leitor, se me permite, hoje, vou filosofar, sempre namorando com meu mentor—o Marketing—, mas gostaria de traçar uma relação ou desmistificar a pretensa relação entre esforço e êxito.
Somos criados a crer que os resultados somente são alcançados com esforço. Quase sempre nas derrotas encontramos lamentações que se resumem a “eu me esforcei tanto, mas não deu certo”. Isso se aplica a negócios, relacionamentos pessoais, provas etc. Somos levados a ver uma relação direta entre nossa dedicação e o sucesso do que encontramos, e posso assegurar que esforço sem estratégia é bocal sem lâmpada, é carro sem gasolina, é caderno sem lápis; de nada resolve!
Há 15 anos em sala de aula e há 20 no mercado, venho percebendo uma enorme dose de frustração em diversas situações comerciais ou acadêmicas onde, no melhor estilo sou brasileiro e não desisto nunca, a persistência é confundida com teimosia e o esforço com merecimento.
Bem longe do mundo das recompensas, o mundo real exige lógica, determinação e inteligência estratégica, que nos permita traçar a meta, fechar o foco (mas manter o olhar periférico a tudo que se mexe e a tudo que potencializa ou atrapalha a oportunidade), estabelecer pontos de checagens (como metas intermediárias), eleger meios, pessoas, estrutura, capital e tudo mais necessário ao alcance do objetivo escolhido, e então, finalmente, iniciar o operacional, o tático na busca do resultado.
Nossa lógica quase sempre nos lança ao vazio, cheio de coragem e vontade, mas igualmente na direção daquilo que desconhecemos, quase sempre insuficiente ao êxito. O caro leitor deve estar pensando no “fulano” que conseguiu apesar de tudo, eis a exceção; deve estar dizendo a si mesmo: se o besouro estudasse física, não voaria; é fato, a ignorância protege por vezes, mas não somos besouros e nem de longe ele é um bom exemplo de voador!
Voar às cegas não é uma opção num mundo cada vez mais profissionalizado, num mundo acadêmico cada vez mais competitivo, num mundo humano cada vez mais superficial e egoísta. É primordial que cada um, seja como pessoa, aluno (e todos somos), profissionais e empresas, tenhamos claramente qual objetivo temos e juntamente estabeleçamos um conjunto de ações, estratégias para alcançar tais posições, de modo a atrair as pessoas, as informações, as oportunidades e aí sim, os resultados esperados, mas que fique claro, a estratégia vai requerer esforços, muitos, mas eles e tão-somente eles de nada resolverão.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
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