Colunas
Mais uma vez Louco Abreu
Nesse domingo o Botafogo sagrou-se campeão da Taça Rio de 2012, após a vitória de três a um sobre a equipe do Vasco da Gama, com um Engenhão lotado. Para variar Loco Abreu marcou mais dois gols, ambos com o pé direito, o que levou a torcida do Fogão à loucura, ainda no primeiro tempo. O detalhe é que esse título chega junto com uma invencibilidade de 23 jogos, pois o Fogão é o único grande time do país que ainda não perdeu um jogo. Esse título capacita o clube da estrela solitária a decidir o campeonato do Estado do Rio de Janeiro em dois jogos, nos dois próximos domingos com o Fluminense.
Ao contrário do jogo contra o Bangu, Abreu usou a cabeça apenas para pensar as jogadas, pois seus dois gols foram marcados com a perna direita, que, aliás, não é a boa, já que ele é canhoto por natureza. Esse é o primeiro título do time da estrela solitária, no Estádio João Havelange, pois a final do campeonato de 2009 foi disputada no Maracanã.
Alias, a decisão vai ser de tirar o fôlego, pois o tricolor carioca é, junto com a equipe do Santos, aquele que tem o melhor plantel entre os times brasileiros da atual temporada. Por outro lado o Botafogo vem embalado por duas vitórias seguidas, quando marcou sete gols e sofreu apenas três. Que vença o melhor e que sejam dois jogos disputados sem violência e sem os habituais erros de arbitragem. Aliás, todo botafoguense se lembra da fatídica decisão do título de 1971, quando um erro grosseiro do juiz José Marçal Filho, ao não marcar uma falta clara no goleiro Ubirajara, deu origem ao gol do título do Fluminense.
Assisti ao jogo na bela e simpática cidade de Natal, onde os endocrinologistas de Nova Friburgo Carla Pecci, Joseli Siqueira, Silvia Dieguez e Maria de Lourdes participam do XV Encontro Brasileiro de Tireoide. Diante do aumento da complexidade da Endocrinologia, apenas o congresso brasileiro que se realiza a cada dois anos é insuficiente para a atualização dos especialistas. Assim, a obesidade, a tireoide e o diabetes têm cursos ou congressos paralelos que dão suporte à reciclagem obrigatória para quem quer oferecer sempre o melhor tratamento para seus pacientes. Com uma programação muito bem elaborada pela comissão organizadora, abordando avanços no diagnóstico e tratamento do câncer da tireoide, do hipo e hipertireoidismo, além de tópicos sobre novos medicamentos, o encontro começou em 29 de maio e vai ser encerrado no 1° de maio com uma chopada, pois na “Terra do Sol” como a capital do Rio Grande do Norte é conhecida, “um chops gelado cai muito bem com dois pastel” como costuma falar a turma da “Terra da Garoa”.
Gostaria de tecer um elogio aos sucessivos secretários de Turismo, seja em âmbito estadual ou municipal, pois muito fizeram para que uma cidade com pouco mais de oitocentos mil habitantes receba mais de dois milhões de turistas por ano. Basta um pouco de perspicácia para se compreender que turismo quando bem administrado é uma fonte de recursos inesgotável e um segmento que gera emprego e riqueza.
Max Wolosker
Max Wolosker
Economia, saúde, política, turismo, cultura, futebol. Essa é a miscelânea da coluna semanal de Max Wolosker, médico e jornalista, sobre tudo e sobre todos, doa a quem doer.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário