Colunas
Observatório - 27/04/2012
O amor
Quem vai entender o amor? Estenda a mão quem pode me falar conscientemente do amor? Já ouvi de tudo sobre o amor, desde o que está escrito nas estrelas ao que dá asas para que a alma voe até o céu. Já ouvi dizer também que o amor precisa ser construído, tanto quanto já ouvi que acontece à primeira vista. Não só ouvi como já vi muito sobre o amor! Já vi sofrimento e alegria ainda que momentânea. Já vi entregas insanas e também conquistas planejadas. Já vi o amor acontecer e se desfazer como nuvens em tempestades de verão. Já ouvi, já vi e até vivi, mas confesso que pouco entendo e nada compreendo do amor. Mas não posso negar que é válida toda a experiência. O amor te faz sentir vivo. Faz você perceber que oxigênio não é apenas elemento da tabela periódica de química.
(...)
O amor é esse misto de coisas que acontecem em um minuto. Você chora, ri, confessa, ouve, faz, se arrepende, se diverte, espera, realiza, se cansa, desiste, nasce, morre, renasce...
O corpo se entrega nos trejeitos, na fala gaguejada que parece sempre dar o recado errado e nas pernas estremecidas que apavoram ainda mais o descontrole sobre si mesmo.
E o amor é extremamente cheio de fé! Fé em encontrar o que procura e achar mais do que vislumbra. Fé em ser surpreendido e ter talento suficiente para estar atento, sempre atento.
(...)
Assim, o amor dilacera, corta a alma e fere os pensamentos que constroem milhões de fantasias que se descolorem ao escurecer do dia ou ao clarear da noite. O amor, me parece, é um eterno ir e vir de ilusões. Devaneios longínquos, sonhos futuristas demais para...
Levante a mão quem quer um sim do amor? Ainda que o amor escorrace, ainda que o amor seja tão incompreensível na sua arte de nos fazer mais fracos, mais tolos, mais bobos, imploramos por ele porque só o amor nos conecta de fato à alma e a história desse tempo-espaço. O amor é a única maneira de existirmos, e, talvez seja por isso que persistimos tanto em vivenciá-lo, ainda que...
Leia na íntegra, amanhã, 28, no Caderno LIGHT de A VOZ DA SERRA
Pronatec Copa
O Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica e ao Emprego), do governo federal, iniciou a oferta de um programa especial gratuito de capacitação para o setor de turismo, com vistas à Copa do Mundo de 2014—o Pronatec Copa. Paraty é a primeira de 12 cidades do estado a receber o curso. Nova Friburgo está entre as 12 contempladas pelo programa.
Inscrições
Ao todo, são 35 atividades disponíveis, que variam de acordo com a escolaridade do aluno. Na pré-matrícula, o participante poderá escolher um curso de qualificação e um de idioma. As aulas são presenciais por um período de quatro meses em média, ministradas no Senac ou nos institutos federais de educação profissional.
Informações
Os participantes terão auxílio estudantil, com alimentação e transporte. Outras informações e inscrições no site do Pronatec Copa (e-mail: pronateccopa@turismo.gov.br) ou pelo telefone: 0800-606 8484
Capacitação em orgânicos
Com o apoio do Sebrae, o Centro de Inteligência em Orgânicos da Sociedade Nacional de Agricultura realiza hoje, 27, e amanhã, 28, no Sebrae de Nova Friburgo mais um trabalho de capacitação de produtores rurais locais.
Programa participativo
Nesta primeira fase, 20 agricultores do município serão submetidos a um Diagnóstico Rural Participativo. Posteriormente, os produtores serão capacitados em agricultura orgânica e empreendedorismo.
Vacinação contra a gripe
Contagem regressiva para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa já no sábado que vem, dia 5, e vai até 25 de maio. Devem ser vacinados, além de idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e indígenas. Além disso, este ano, quem cumpre pena em presídios também será vacinado.
Duas doses para crianças
As crianças que vão ser vacinadas pela primeira vez contra a gripe precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. Só essas que estão tomando pela primeira vez na vida que têm que tomar duas doses esse ano.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário