Observatório - 20/04/2012

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cá é que dói

“Ah! Não estou feliz não!” Deparei-me dizendo, enquanto o sono não vinha na noite escura que atormentava-me. Essa é uma das piores declarações que se pode ter ao concluir um dia. O pior é que você diz pra si mesmo: “Não estou feliz!” (Nem sei o porquê da exclamação). Verdade derradeira, porque você não bebe o veneno do autoengano. Você não vomita aquilo que é fato próprio e que ninguém pode debater com você. Não há contra-argumentos.

(...)

A felicidade pode até vir através do outro ou dos outros, mas não depende diretamente dos outros. Conheço pessoas queridíssimas, amadas e que ganham presentes a torto e direito e que estão mais infelizes do que felizes. Sei também que acostumar-se com o “não estou feliz” é um vício que pode ser difícil de se largar... É preciso reagir! É necessário fazer diferente! Nada dessa de felicidade futura. O futuro é tão lá, quando cá é que dói!

Machuca a indiferença, a falta de intenção, a inércia. Dói o plano e a ausência de planos. Corrói a dúvida, a desesperança, a saudade. A música triste toca e não incomoda. Desliguem a música triste! Mas ela me acompanha insistentemente. Deixa ela tocar! É intensa! É verdadeira! É minha verdade de agora!

Não me faz feliz ser quem não sou! A liberdade me traz a felicidade. Não me faz feliz ser opaco. A intensidade me traz a felicidade. Não me faz feliz o vazio que não é ter ou ser nada, mas a sensação de estar incompleto. Ter, ser, estar me traz a felicidade. Ter o que me é necessário, ser o que sou sem manipulações do mundo, estar onde e com quero estar—isso é o que me faz mais feliz ainda que com percalços que naturalmente existem em tudo o que envolve ter, ser e estar.

(...)

Quero encontrar com o que me faz feliz agora, mesmo que apenas nos sonhos dessa noite que não me deixa dormir. Repito o mantra de que não tenho vocação para a depressão e a infinita melancolia. A tristeza pode até me visitar, mas minha força faz com que eu a coloque porta afora quando o recado dado é enfim entendido. Não rechaço a visita, mas visitas assim ainda que pertinentes precisam ser ligeiras. (...)

Otimismo não vale de nada se é só esperança. Não espero nada de ninguém, não posso esperar, mas digo ao mundo que esperem muito de mim, mesmo que meus talentos não sejam heroicos ou poéticos, mesmo que meus atos não entrem nos livros de história...

Não pode ser em vão o meu grito solitário que ninguém mais ouve, apenas eu mesmo. É um direito ser feliz, é um dever lutar pela felicidade. O futuro é tão lá, quando cá é que dói! Lá nem...

Leia na íntegra, amanhã, 21, no Caderno LIGHT de A VOZ DA SERRA

Defesa de Dermeval

Os advogados que representam o prefeito Dermeval Neto já pegaram na Câmara de Vereadores todos os documentos que lhe cabem referentes ao processo do impeachment do gestor afastado. Notificado por edital, a defesa dele já está sendo preparada e fica o aguardo para as convocações da Comissão Processante.

Dengue no Estado do RJ

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde em seu novo relatório sobre a dengue, já chegam a 53.689 os casos suspeitos da doença no estado. Dez mortes já foram confirmadas, sendo nove no Rio e uma em Niterói. Dos casos suspeitos, 40.252 foram registrados na capital, e cerca de 13.400 são de moradores de outras cidades.

Estado de alerta

Como já noticiado, exames realizados em amostras de sangue confirmaram a presença do vírus do tipo 4 em Nova Friburgo e em mais nove municípios. Não há outros dados específicos sobre Nova Friburgo. O estado afirma que “permanece em estado de alerta, principalmente em virtude da suscetibilidade da população ao vírus tipo 4”.

Friburguense

A diretoria de futebol do Friburguense terá que oficializar nas próximas horas a CBF, caso não tenha condições de participar da Série D do Brasileiro. Com vaga assegurada por ter sido o vice-campeão da Copa Rio, o clube busca recursos financeiros que viabilizem a participação. Tudo indica que o time dispute a competição.

Andreotti fica

Participando da Série D, a única certeza, por enquanto, é a manutenção da comissão técnica comandada por Gérson Andreotti. A base que disputou a segundona e a Copa Rio do ano passado e o Estadual deste ano deve ser mantida. Acredita-se na perda de três a quatro jogadores.

E o frio chegou...

As temperaturas estão baixando, principalmente a partir do fim da tarde, passando pela madrugada até amanhecer. Isso os próprios friburguenses estão sentindo na pele. E os institutos do tempo comprovam. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou recorde de frio no ano em Nova Friburgo, média de 10 ºC, na última quarta, 18.

Temperatura mais baixa

Foi uma das temperaturas mais baixas registradas em todo o Estado do Rio de Janeiro neste ano. A queda da temperatura foi provocada pela atuação do ar polar sobre o estado. De acordo com os meteorologistas, a formação de frentes frias é comum neste período do ano, ocorrendo quase toda semana. Mas em geral, elas são desviadas por sistemas climáticos “protetores”, como massas de ar seco.

Nova frente fria

O clima no Rio tem seguido o padrão de formação de novas frentes frias a cada seis dias há três semanas, e deve continuar assim pelo menos até o fim de abril. As pancadas de chuva devem voltar neste fim de semana de feriado, com a chegada de uma nova frente fria, que deve se dissipar até a próxima quarta.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.