Observatório - 11/04/2012

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Rio Bengalas

Após falar do Véu das Noivas na semana passada, hoje destacamos o Rio Bengalas que já foi assunto muito bem tratado na matéria da colega Dalva Ventura em edição de A Voz da Serra da semana retrasada. Rio que corta a cidade, que é presença marcante no hino do centenário de Nova Friburgo e também em cartões-postais de outrora. Rio que perdeu no seu trecho mais poético (Centro) as suas margens cheias de mato e que vê hoje não só o concreto como também as tubulações do tratamento de esgoto que ficam expostas no seu leito e que prometem limpar o rio em alguns anos. Nutrimos esperança, ainda que o Bengalas jamais será de novo o Bengalas conhecido por nossos antepassados. Ficam as pontes que cruzam caminhos.

Dois poemas do talentoso poeta Paulo Reis chamam a atenção para o tema que se hoje não demanda tantos debates pelo cansaço próprio da discussão, ainda é preocupação daqueles que amam a terra.

ALERTA

Como pode o Bengalas

Que em outrora fez correr

No seu leito águas claras

E hoje vive a sofrer.

Pela cidade passa

Esse bem essencial

Admirava a tantos olhos

E hoje até faz mal.

No seu leito os peixinhos

Ornamentavam a cidade

Hoje só tem detritos

Que tamanha crueldade!

Se a consciência tocar

A quem não lhe faz o bem

Os seus olhos hão de chorar

As águas que você não tem.

O mesmo Paulo Reis, em seu outro poema, entra na mente dos peixes que lá não existem mais e dá bronca na população que é responsável pela vida da cidade:

CONVERSA DE PEIXE

Não preciso desse sofá velho

com cheiro de bunda suja.

O meu colchão d’água

é bem mais confortável.

Centro de Convenções em Nova Friburgo

Prometido há mais de cinco anos, Centro de Convenções para Nova Friburgo finalmente deve sair do discurso. Nova Friburgo juntamente com as cidades de Paraty e Cabo Frio receberão recursos do Prodetur (Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo) para a construção dos Centros de Convenções.

Recursos do Prodetur

O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Federação do Convention & Visitors Bureaux do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), Marcos Navega. O governo estadual divulgou que, além da construção dos Centros de Convenções, a verba também será destinada à realização do Salão Estadual de Turismo, na promoção dos atrativos turísticos das cidades serranas de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Rede hoteleira

A chuva que atingiu Teresópolis pode prejudicar a rede hoteleira da Região Serrana. Os gerentes e donos das hospedagens temem que as más notícias afugentem os turistas para os próximos feriados. A indústria ainda sofre do trauma da perda de 20% no fluxo anual de hóspedes em consequência das chuvas de 2011.

Campanha Visite a Serra

Ainda não há estimativas, mas o último temporal deve comprometer as reservas do feriado de Tiradentes e São Jorge, nos dias 21 e 23 de abril, na avaliação da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira. Os hotéis já preparam uma campanha para atrair novamente os turistas e para amenizar a má impressão causada pelas chuvas.

Friburguense

O Friburguense se despede do Estadual 2012 neste domingo, 16h, diante do Bonsucesso. Enquanto o adversário luta desesperadamente contra o rebaixamento, o Frizão não tem mais chances de classificação para as semifinais da Taça Rio e remotas possibilidades de classificação para o torneio consolação disputado entre os 3° e 4° colocados.

Torneio Luiz Penido

Para se classificar, o Friburguense que já foi vice do torneio no 1° turno, precisa vencer o Bonsucesso e torcer por derrotas do Volta Redonda e do Duque de Caxias que enfrentam Macaé e Madureira, respectivamente. O Friburguense ainda precisa tirar uma diferença de 3 gols de saldo.

Olimpíadas de Português e Matemática

Foram prorrogadas até o próximo dia 13, as inscrições para as Olimpíadas de Português e Matemática. Os interessados podem se cadastrar nas unidades de ensino da Rede Estadual. Podem participar todos os alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O tema deste ano é “Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade”.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.