Aprendendo a lidar com a ansiedade

sexta-feira, 06 de abril de 2012

Temos temperatura em torno de 36,5 graus centígrados em nosso corpo. Esta é a temperatura normal. Acima disto pode ser subfebril, com febre moderada ou febre muito alta. Assim ocorre quanto à ansiedade em nossa mente.

Todas as pessoas possuem ansiedade, mas nem todas possuem ansiedade alta, da mesma forma que todos possuímos temperatura, mas nem todos temos febre neste exato momento.

Assim como a febre indica que há uma possível infecção ou inflamação em processo no corpo, a ansiedade alta indica que há conflitos emocionais e espirituais na mente da pessoa, e talvez entre ela e outros indivíduos, que estão ainda mal resolvidos ou em processo de resolução.

Ansiedade pode ser sinônimo de angústia. Estou usando aqui o termo “ansiedade” não no sentido de alguém estar ansioso por algo bom que irá ocorrer em sua vida, como, por exemplo, estar ansioso para chegar o dia X quando alguém querido voltará de uma viagem. Mesmo este tipo de ansiedade pode se tornar alterado porque a pessoa pode ficar ansiosa demais, pode ficar obsessiva com a coisa. Neste caso, poderá ser o que chamamos de “ansiedade estado”.

Ansiedade estado é uma sensação de nervosismo, inquietude, ou certa aflição, com ou sem aperto no peito ou outro sintoma físico, que perturba somente durante algum tempo, e depois passa sem precisar de tratamento. Um exemplo é um jovem que está na época do vestibular. Ele pode ficar com ansiedade mais alta que o normal pela preocupação em ser aprovado. Depois que passa o período das provas, a ansiedade volta ao normal.

Por outro lado, há pessoas com o que chamamos de “ansiedade traço”. São as que têm ansiedade alta como uma característica básica delas. É um traço que elas possuem. Talvez foram bebês mais inquietos e se tiveram uma mãe “nervosa” ou ansiosa demais, isto pode ter contribuído para que a ansiedade na vida adulta tenha se tornado muito forte e perturbadora.

A ansiedade alta ou exagerada pode se manifestar na pessoa explicitamente como ansiedade mesmo (ansiedade generalizada), ou disfarçada de outros sintomas, como ocorre nas fobias (medos irracionais), crises de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros.

Neste sábado dia 7 de abril, às 17h30 estarei explicando sobre como lidar com a ansiedade. A palestra aberta ao público será na Academia Friburguense de Letras. A entrada é gratuita, e solicito que você leve o quanto puder de produtos como arroz (de preferência parboilizado ou integral), feijão, açúcar mascavo, óleo de soja, canjiquinha, fubá de milho, macarrão integral, grão de bico, lentilhas, material de limpeza e higiene pessoal, etc. O ingresso no evento não depende desta doação, mas de vagas, que são limitadas. Os produtos doados serão encaminhados para famílias em necessidade.

No local do evento, após a palestra você poderá adquirir literatura sobre o assunto disponível para venda, e haverá também um livro-brinde.

TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.