Colunas
Observatório - 03/04/2012
O Frizão voltou!
Capítulo X—Primeira missão cumprida! Garantido na elite em 2013
Por que o futebol continua nos provocando emoções e arrepios? Quando você acha que já viveu todas as emoções, o futebol vem e lhe dá novas! Talvez, por isso, o futebol se mantenha há muito tempo com tantos discípulos. Por isso, o futebol é mais do que um esporte, mas reflexo da vida!
Foi emocionante ver a estreia do menino Douglas nos profissionais, diante do Madureira. São cenas como essas que nos emocionam, nos cativam, nos dão esperança. Prata da casa, filho de Nova Friburgo como Marquinhos e Ricardinho. Mais do que ficar feliz pela estreia do Douglas foi ver que esses três filhos da terra participaram do gol tricolor aos 37 do 2° tempo. Jogada de Marquinhos pela esquerda, Rômulo, Flavinho, toque para Douglas, defesa do goleiro adversário e no rebote gol de Ricardinho. Eles atuaram juntos por poucos minutos, Marquinhos e Douglas entraram no 2° tempo. Mas o suficiente para serem personagens principais da história que sustenta o futebol, a história da emoção. O que emociona cativa. O que emociona fica na memória.
A chuva forte que caiu antes do jogo encharcou o campo e trouxe de volta sensação de tristeza pelo vice na Copa Rio. A mesma chuva, o mesmo Madureira. O resultado que não podia ser o mesmo. E apesar das dificuldades oferecidas pelo campo, o jogo que tinha tudo para ser ruim, foi bom! As duas equipes buscando o gol, querendo o resultado. Se alternaram no domínio da partida. De um lado, a falta de tranquilidade na hora de concluir, do outro, Marcos fazendo grandes defesas. O empate do 1° tempo até foi justo, mas merecia gols.
Na 2ª etapa, com o campo um pouco mais seco o Friburguense se soltou. Buscou de forma obstinada o gol. E tentou pela direita, foi mais feliz nas jogadas pela esquerda e não conseguia entrar pelo meio, por causa das poças d’água na entrada da área que o Frizão atacava. Gerson acertou nas substituições e o resultado logo veio como aqui já contado. 1 a 0 a menos de 10 minutos do fim. Era só segurar o jogo, prender a bola no ataque e fazer o relógio correr. Parece fácil falando, mas não é! Do outro lado tinha um adversário desesperado, lutando contra o rebaixamento. E na desatenção serrana, o Madureira chegou ao gol de empate nos acréscimos, no último lance do jogo! Azar? Erro da arbitragem? Talvez sim! Mas num jogo, independente de culpas alheias, extracampo, é preciso atenção o tempo todo! O Frizão pagou alto pelo preço de ter se desligado por um ou dois segundos.
Ao fim do jogo, no empate com gosto de derrota, de novo aquela sensação de que o Frizão merecia melhor resultado e que esse grupo merece mais, muito mais do que só brigara para não ser rebaixado. Luta que, diga-se, aliás, acabou! Se já estava virtualmente livre do descenso após a vitória sobre o Olaria, agora essa situação é matemática. O Friburguense está mantido na elite do futebol carioca, enquanto Americano, Bangu, Bonsucesso, Madureira e Olaria, principalmente, ainda lutam para não cair. Comemoremos o alcance desse objetivo que era o primeiro. Os outros ainda são: semifinais do torneio consolação, ainda que ainda existam possibilidades de vaga para as semifinais da Taça Rio; melhor posição possível entre os pequenos visando melhor cota de TV em 2013 e vaga na nova Copa do Brasil.
Campanha de descarte de óleo
Um litro de óleo descartado na pia da cozinha pode contaminar até um milhão de litros de água. Entope redes de esgoto, aumenta os custos do tratamento da água e polui os rios. Pretendendo mudar esse quadro e a falta de consciência da maioria da população, o Sest Senat montou um posto de recolhimento de óleo usado em Nova Friburgo.
Entrega no Prado
O óleo usado pode ser entregue no posto localizado na Avenida Governador Roberto Silveira 3.680, Prado. Outras informações pelo telefone 2527-0028. Após a entrega, o posto dará a devida destinação, ecologicamente correta, ao óleo.
Fitoterápicos
Babosa, hortelã e salgueiro são os novos fitoterápicos a entrar na lista oficial de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualizada a cada dois anos, a lista saltou de 470 itens para 810 agora, trazendo medicamentos, vacinas e insumos. A babosa é indicada para o tratamento de queimaduras e psoríase (doença inflamatória da pele); a hortelã, síndrome do cólon irritado; e o salgueiro, para dor lombar.
Nova relação
A nova relação traz também os remédios finasterida e doxasozina (convencionais) usados contra o crescimento anormal da próstata. Para ter acesso a um medicamento da lista do SUS, o paciente deve apresentar receita médica na rede pública. Com base na lista nacional, cada município tem autonomia para fazer sua própria relação de remédios.
Friburgo Rugby
Depois de mais de um ano sem jogar em Nova Friburgo, o Friburgo Rugby conquistou uma contundente vitória diante do Itaguaí, 54 a 10, em partida válida pela 2ª rodada do Estadual. A partida ocorreu em Amparo e foi acompanhada por diversos torcedores, curiosos e aficionados pelo esporte. O próximo jogo será mais uma vez em Nova Friburgo, dentro de um mês, diante do Campos.
Bolsas de estudo no exterior
O governo federal está com inscrições abertas para bolsas universitárias de estudo em sete países: Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. São 5.800 bolsas. As inscrições vão até 30 de abril e o edital pode ser acessado no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.
Requisitos para se inscrever
As bolsas de estudo na modalidade graduação sanduíche (parte no exterior e parte no Brasil) ou pós-graduação podem chegar a 12 meses de estudos. Os candidatos precisam ter boas notas no curso que realizam no Brasil e devem ter feito no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário