Um convite à vida!

sexta-feira, 06 de abril de 2012

Querochegarlabem. Não se espante, mas é isto mesmo. Este é o nome de um site na internet, com o patrocínio e estimulo de diversas entidades brasileiras, entre elas a AMB (Associação Médica Brasileira).

Como o nome diz, querer chegar lá bem é uma tremenda proposta de vida e saúde, é um convite ao bem-estar físico e mental—o ponto de chegada é a vida com bem-estar físico e mental, e o começo desta caminhada é aqui e agora.

Não importa quanto tempo alguém consiga viver, mas o que realmente vale é que viva bem, com a melhor qualidade que consiga. O envelhecer trás consigo uma enorme mudança no dia a dia das pessoas, desde o afastamento do trabalho, pela aposentadoria, até o surgimento de muitas doenças, próprias da idade.

Perdas de amigos e entes queridos, problemas familiares, dificuldades financeiras e outras tantas.

A experiência mostra com clareza que, para a maior parte dos indivíduos, o afastamento do trabalho em vez de ser o paraíso que se esperava, vai se revelar um sério problema que consiste principalmente em como preencher as horas vazias, que antes eram dedicadas ao serviço.

Sem ter o que fazer, mulheres e homens nesta situação passam a sofrer de mais uma fonte de estresse. Ficam perdidos no dia a dia, sem ter como ocupar de modo eficaz as horas.

Mesas de bares perto de casa, bancos de alguma praça, ou mesmo as esquinas das cidades, passam a ser seus locais de reunião. Conversas vazias de um bom assunto, quase sempre recheadas de temas ligados a doenças ou coisas parecidas passam a fazer parte de seu cotidiano. Da falta de atividades físicas então nem se fala.

Em relação às mulheres, mais prudentes como sempre, elas conseguem levar com menos sofrimento e traumas o seu tempo. Cuidam dos netos, assumem de modo mais integral os assuntos da casa e ainda ajudam a tomar conta das casas dos filhos.

De qualquer forma, o envelhecer e suas consequências podem levar muita gente a perder bons anos de uma vida plena.

Este programa, agora lançado pelos órgãos de saúde do governo e outras entidades, vem em socorro desta verdadeira multidão que pode passar a melhorar sua qualidade de vida.

Atividade física acompanhada de atividade cultural, música, dança, cinema, teatro, leitura, reuniões de grupos, são medidas salvadoras que, além de fazer enorme bem ao corpo, dão nova vida ao espírito, mostrando a todos que é possível ocupar o tempo de cada dia de forma saudável e agradável.

Vamos nós, friburguenses, investir fundo nesta ideia, vale a pena. A nossa população de idosos e aposentados é grande. É uma forma de prevenir doenças, inclusive.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.