Observatório - 24/02/2012

sexta-feira, 06 de abril de 2012

Incontestável

Incontestável. Essa talvez seja a palavra mais apropriada para definir o título da Unidos da Saudade conquistado no carnaval deste ano. Possivelmente, o título mais incontestável, inquestionável, indiscutível dos últimos tempos, quiçá da história.

Todas as escolas tiveram seus destaques. Todas as escolas estiveram lindas. Mas a Unidos da Saudade conseguiu ainda sim se destacar, conseguiu ultrapassar o limite do que é lindo. Foi sem exageros—exuberante. Ousada na medida certa, se é que há medida certa para a ousadia, vide a longa paradinha inédita da bateria Treme Terra do Mestre Gutinho.

Com um samba chiclete muito bem interpretado por Evandro Malandro e Cia. Aliás, Evandro Malandro tem sido um show à parte e vem se firmando como um dos grandes expoentes do carnaval do Estado do Rio de Janeiro. Com uma Harmonia bem entrosada que conseguiu dar responsabilidade ao desfile sem ser chata, permitindo a devida alegria de seus componentes. Com uma Comissão de Frente formada em casa, valorizando a comunidade. Com alegorias enormes, cheias de efeitos especiais, os sons da floresta invadiram a Alberto Braune. Esculturas que possibilitaram uma viagem pelo imaginário individual de cada um. Coisas que só artistas conseguem fazer com a gente. Pelo aconchego de seus ensaios e pelo extremo carinho que trata a todos que vistam e participam da vida de sua quadra. E poderia ficar aqui detalhando uma série de fatores e pessoas que deram a devida grandeza à escola roxo e branco e possibilitam dizer que o título foi bem entregue e que a conquista da Unidos da Saudade foi justa!

Tenho certeza que por conta desse desfile histórico da Unidos da Saudade, o carnaval de 2013 será um dos mais acirrados da história. A Saudade querendo o inédito tri. A Village que introduziu esses desfiles técnicos, extremamente luxuosos, grandiosos e tecnológicos virá mordida com a sua capacidade de se reinventar à prova. A Imperatriz pela força e paixão de Olaria pelo samba, sem dúvidas, apresentará mais uma vez uma grande carnaval, aprimorando-se e aproximando-se cada vez mais da perfeita organização num processo que poderá ter seu ápice. O Alunão, que renasceu neste ano, brilhou com sua leveza, alegria e garra e que certamente com essas qualidades fará o maior carnaval de sua história recente a fim de encerrar o jejum que se aproxima de 20 anos. E o Prado que já se reestruturou e caminha no seu crescimento gradativo estará na sua permanente busca por surpreender.

Enfim, 2013 já começou para as cada vez mais profissionais agremiações friburguenses. Mas, por enquanto, até lá, será a Unidos da Saudade, com méritos, a grande campeã, uma das mais justas campeãs da história do nosso carnaval.

Festa da cerveja

A Prefeitura está fazendo a avaliação pormenorizada do carnaval deste ano e paralelo a isso já está pensando na festa de aniversário da cidade em maio. Em entrevista concedida a este colunista na Nova Friburgo AM, o prefeito Sérgio Xavier revelou a intenção de se retomar a Festa da Cerveja.

Recursos da iniciativa privada

A ideia ainda é embrionária, mas o prefeito acredita na realização da mesma através de parceiros, ou seja, da iniciativa privada, especialmente daquelas empresas que demonstraram interesse em patrocinar o carnaval, mas que por ter sido em cima da hora não puderam colaborar.

Portas abertas

Nas palavras do próprio prefeito, essas empresas procuradas deixaram a porta aberta para a efetivação desse pedido para a festa de aniversário da cidade. O objetivo é planejar bem com a devida antecedência e utilizar o menor recurso público possível na tradicional festa que deixou de ser realizada, deixando um vácuo no calendário turístico local.

Mais um jogo na TV aberta

Se por um lado o Friburguense perdeu um mando de campo, o time ganhou mais uma partida na TV aberta, ótima oportunidade para aparição de patrocinadores e até mesmo jogadores. A partida contra o Flamengo que seria em Nova Friburgo passou para Moça Bonita a pedido da TV que decidiu transmitir a partida.

Mais um?

Possivelmente, o Friburguense pode ter mais um jogo em TV aberta. O jogo contra o Botafogo, no dia 8 de abril, ainda sem local definido, já que o Engenhão servirá de palco para o clássico entre Vasco e Flamengo. A partida pode passar ainda para o sábado, 7. A definição, por ser a penúltima rodada, só ocorrerá uma semana antes.

Menor cota

Cabe ressaltar que o Friburguense não ganha nenhum valor a mais por ter partidas transmitidas em TV aberta. A cota de TV é paga independente do número de transmissões e os valores são definidos de acordo com as colocações dos clubes no campeonato do ano anterior. O Friburguense recebeu o menor valor entre todos os 16 participantes, por ter sido vice na segundona 2011.

Amanhã, 25, no Caderno LIGHT de A VOZ DA SERRA

Acerto de contas

E apenas lhe peço um pé na bunda bem dado, mas não me entorpeça com ilusões vãs ou indiferença cruel de quem finge que não existo.

(...)

Não sei por que insisto tanto em te querer. Talvez eu seja pateticamente romântico. Confesso que corri todos os perigos e me animei com a possibilidade de verdadeiramente correr riscos. Essa experiência nem os seus nãos poderão me roubar, nem a sua indiferença poderá me fazer esquecer... Lembrarei da primeira vez que te vi e do encontro inusitado de nossas mãos. Por que tinha que se fazer tão perfeito? Por que chegou logo no momento em que eu mais precisava? O universo conspirou a favor e ainda que eu soubesse que era imprudente fui... Sem receio da verdade, sem temor do pecado. Entrega. Claridão. Mas você se foi...

Eu posso suportar. Tenho nos lábios o desejo permanente dos seus. Carrego nas mãos o afeto do seu rosto que não me escapa ainda que minha razão diga para eu expurgá-lo. Veemência não é o que tenho agora. A visita do amor não é um convidado que você pode esquecer com uns goles de mágoa. Fica impregnado seu nome na minha história ao me apresentar um mundo que jamais soube direito que existia. O amor tal qual como é derruba todas as suas suposições de como poderia ser. E você sofre e você vive!

(...)

Não consigo tirar você da cabeça. Não consigo interromper o vício de pensar em você. Minha inspiração não cessa. Meu sono não vem. Nunca as palavras atropelaram tanto o meu antirromantismo. É mais do que desejo, é sentimento que despreza todos os egoísmos, impertinências, obrigações—é repleta de verdade ingênua.

Não preciso nem dizer que queria que ficasse. Não queria ir. Mas não posso suportar o...

Leia na íntegra, amanhã, 25, no Caderno LIGHT de A VOZ DA SERRA

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.