Observatório - 23/02/2012

sexta-feira, 06 de abril de 2012

Um carnaval pra ficar na história

Agora são 20h30 do dia 21 de fevereiro, terça-feira de carnaval, véspera da quarta-feira de cinzas. Portanto, escrevo este texto antes de saber o resultado do desfile das escolas de samba. Que o resultado tenha sido justo!

Aliás, vai aqui uma curiosidade que pouca gente sabe. Geralmente, fecho a coluna por volta deste horário, no dia anterior de impressão do jornal que chega às suas mãos no dia seguinte.

Vocês já devem saber qual escola foi a campeã enquanto leem este artigo. Enquanto escrevo, eu ainda não sei, mas isso não me impede de dizer que todas deram um show na avenida! Cada uma teve seu ponto forte! A Imperatriz de Olaria pela sua grandiosidade, a Unidos da Saudade pela sua exuberância e luxuosidade, a Vilage pelo seu desfile sempre técnico e teatralizado, o Prado que fez o melhor carnaval de sua história e o Alunão que encantou pela sua leveza e alegria e emocionou a todos por sua garra e união da comunidade. Cada agremiação teve seu misto de emoções e em muitos momentos ficou impossível passar indiferente.

Envolvimento, podemos dizer, foi a marca registrada deste carnaval. Se não fosse por isso, se não fosse pela determinação daqueles que fazem as escolas de samba e blocos, sequer haveria carnaval! Mas como dizem, esse povo é teimoso e luta pelo que acredita. Valeu! Nova Friburgo tem muito a agradecer a Alessandro, Feijão e companhia no Alunão; a Carlinhos, Hugo e a todos do Prado; a Marcelo Cintra, Waldemir e cada filho da águia da Vilage; a Gutinho (que paradinha!), Robinho e cada membro da tribo Unidos da Saudade; a Rogério, Wagner Faria e todos da Imperatriz de Olaria. Agradecer pela lição dada por cada bloco de enredo.

Agradecer não só a todos que fazem as agremiações, ponto alto da folia local, mas reverenciar também os blocos de rua, desde o Otávio e Carolina ao Dos 9 aos 90. Respeitar a tradição do Bloco da Predial e a motivação para as sempre presentes piranhas. Aos nossos grupos de samba e pagode que embalaram os bailes nas praças. Ao pessoal da Praça do Viagra que deu o primeiro passo do ritmo do carnaval na Alberto Braune. Aos idosos do Centro de Convivência da Feliz Idade. A Polícia Militar que desenvolveu um trabalho intenso na busca por garantir a segurança de toda a população. Aos guardas municipais, ao pessoal de apoio, aos membros da nossa imprensa que buscaram levar através de seus meios todos os registros deste grandioso e inesquecível carnaval! A população que foi para rua, fazendo um carnaval família! Aos que acreditaram que é preciso seguir em frente!

Depois desse carnaval não temos mais desculpas para dizer que ainda estamos estacionado na tragédia. Levantamos, sacudimos a poeira e começamos a dar a volta por cima!

Reclamações

Os membros das agremiações não evitaram algumas críticas à organização do carnaval. Se antes, as principais recaiam sobre a Secretaria Municipal de Turismo, nos dias de desfiles as reclamações foram principalmente quanto à atuação da Autran.

Fios e poda atrapalharam

Outros pontos que viraram alvo de reclamações foram fios de eletricidade ligados que levaram perigo e árvores sem podas que colocaram em risco as alegorias. A empresa de energia disse aos representantes das agremiações que não receberam solicitações pormenorizadas para tal por parte da Prefeitura. Os bombeiros que autorizam as podas dizem o mesmo.

O outro lado

Por sua vez, a Prefeitura diz que teve pouco tempo para trabalhar o carnaval, por conta de todas as dificuldades encontradas pela atual gestão para organizar a casa e viabilizar a folia. O governo destaca que houve muito empenho num curto espaço de tempo, entre a decisão de fazer ou não o carnaval, para enfim organizá-lo em todos os seus inúmeros detalhes.

Turistas em Nova Friburgo

Segundo a Secretaria estadual de Turismo, Nova Friburgo esteve ao lado da capital fluminense e de Cabo Frio, Rio das Ostras, Paraty, Angra dos Reis e Petrópolis entre as cidades mais procuradas pelos turistas neste carnaval. A ocupação em Lumiar e São Pedro da Serra esteve próxima dos 100%.

Friburguense

Após empatar em 2 a 2 com o Volta Redonda, o Frizão, que não teve descanso dos treinos durante o carnaval, volta a campo hoje, 23, 17h, em Edson Passos, pelas semifinais da Taça Edilson Silva, torneio consolação para os 3° e 4° colocados de cada grupo. Curiosamente, os quatro são do interior. Além de Friburguense e Resende, Nova Iguaçu e Boa Vista.

3° entre os pequenos

O Frizão terminou o 1° turno na 7ª posição geral, 3° melhor entre os clubes considerados pequenos com 11 pontos, mesma pontuação do Boa Vista, que teve saldo de gols melhor e 1 atrás do Resende. Está 7 pontos à frente do Americano que junto com o Bangu com 0 seriam os dois rebaixados.

Invicto contra os pequenos

Outro detalhe importante na campanha tricolor é que o Friburguense está invicto contra os times de mesmo porte. As duas únicas derrotas foram diante dos grandes, Fluminense e Vasco. Vale ressaltar que o Friburguense fez menos jogos em casa, 3 contra 4 fora. De quebra, o Tricolor da Serra tem nesse momento o artilheiro do Estadual Rômulo, com 7 gols.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.