Colunas
Observatório - 17/02/2012
Decisão
A padaria é na esquina, a um quarteirão, mas Nova Iorque fica a milhas e milhas. Se pudesse iria a Gloversville ou voaria até Bora Bora. Mas mamãe já dizia que o mundo é muito grande para se conhecer em uma vida só. Contestei, afinal num mapa-múndi de alguns centímetros o mundo até parece pequeno perante os sonhos de um menino.
Já crescido, talvez me arrisque mais a desvendar gestos, sonhos, pessoas, a vida dessas pessoas, a história dos habitantes desse lugar grande e fantástico ainda que seja um dos menores lugares dessa galáxia.
(...)
Definitivamente, você vai conhecer pessoas boas, pessoas más e talvez conclua que algumas não são tão boas ou nem tão más assim. Se entender as pessoas, entende as atitudes que tomam, o que não quer dizer que faria igual a elas. Por isso, as pessoas são fascinantes, sempre muito singulares. A capacidade de entendê-las vem com a prática insistente, já a de compreendê-las é um talento.
Assim, aprendi vivendo que coisas ruins também acontecem a pessoas boas e que pessoas boas podem uma vez ou outra fazer coisas nem tão boas assim. Não se pode...
A incerteza será permanente se você não mete a cara e prova que foi bom ir ou que era melhor não ter vindo. Mas a dúvida é um inimigo que você não irá querer ter. Alguns a levam como companhia por uma vida toda. Talvez elas não saibam que é melhor a glória do erro com a real possibilidade do peso do acerto do que a eterna pergunta sem resposta: e se eu tivesse feito?
(...)
Então, você vai se molhar na chuva, sua pele vai queimar no sol e você vai parar na varanda à espera dos carinhos do vento. Em dados momentos todos podemos nos permitir ser carentes. E vai sair mais forte de algumas derrotas e mais fraco depois de algumas vitórias. Será o mesmo após um dia e parecerá outra pessoa após alguns anos. Mas num instante tudo pode mudar...
Há que se querer mais para ter ainda que pareça impossível. Há que se dar para receber ainda que seja incoerente. O equilíbrio nem sempre é uma possibilidade. (...)
Tempestades virão a qualquer momento e provarão nossa insistência em se preocupar, reconstruir e recomeçar. Saudades trarão tormentas, mas também trarão lembranças boas, vontade de reviver e reinventar dias felizes e relações completas.
Não dá para esperar da vida uma linha reta como a régua imaginária do tempo. Pode-se viajar em círculos ou na rota do infinito num eterno ir e vir. Tudo depende do medo e da coragem que cada um cultiva para cada decisão que tem que ser tomada. A vida é um oceano de decisões, algumas mais...
Leia na íntegra, amanhã, 18, no Caderno LIGHT de A VOZ DA SERRA
Campanha trânsito carnaval
O Estado do Rio está com a campanha “Folia Sem Trauma—Não faça deste o seu último Carnaval”. A intenção da iniciativa, que está em sua segunda edição, é prevenir acidentes nas rodovias durante o período de carnaval, época em que a rede hospitalar registra aumento significativo de atendimentos de urgência a vítimas de trânsito.
Aumento no número de acidentes
Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro, os acidentes automobilísticos aumentam nas datas festivas, principalmente no carnaval, em torno de 20%.
Cuidados para evitar acidentes
Cuidados como o uso do cinto de segurança nos bancos traseiros e dianteiros, não dirigir falando ao celular, seguir as leis de trânsito e a não dirigir após beber são apontados na campanha como essenciais para que mais mortes não ocorram.
Detro x 1001
O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) determinou à Auto Viação 1001 oferecer descontos promocionais, além dos anteriormente praticados, nas passagens de linhas e seções que ligam Nova Friburgo a outros municípios do estado.
Passagens interurbanas mais baratas
A decisão busca traçar critérios e regulamentar as promoções que a empresa vinha fazendo. A determinação já está vigorando. O desconto conferido nas tarifas das linhas foi de até R$ 0,50 abaixo das tarifas promocionais que já vinham sendo praticadas.
Avaliação da educação estadual
Pesquisa encomendada pela Secretaria Estadual de Educação ao Instituto Mapear, constatou uma aprovação de 67% entre os jovens de 14 a 18 anos, matriculados do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio na rede estadual de ensino. Dos quatro mil abordados, 13% consideram o ensino excelente e 54%, bom.
Saerj aprovado
Em comparação ao ano de 2010, 51% dos entrevistados acreditam que a metodologia melhorou no último ano. Ainda de acordo com a pesquisa, o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), implementado pela secretaria, é aprovado por 92% dos estudantes.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário