Colunas
A um mês da folia - 25 de janeiro 2012
Faltam menos de 30 dias para o carnaval 2012. Um carnaval de renascimento da autoestima friburguense. Essa será, ou melhor, já está sendo a principal função do carnaval deste ano. Digo que já está sendo porque as quadras das agremiações carnavalescas têm ficado lotadas não só com as pessoas das respectivas comunidades, como também com pessoas de todos os lugares que gostam de carnaval e caçam diversões.
Ao visitar as escolas, sentimos um entusiasmo empolgante que em muito ajuda Nova Friburgo a se reencontrar com a sua alegria de viver. Combate as incertezas, faz esquecer as mazelas e nos torna mais brasileiros. Com as várias pessoas que tenho conversado, algumas que inclusive perderam familiares e bens materiais na tragédia de janeiro passado, elas me falam sobre a alegria que sentem com o carnaval. É pra essa e com essa gente de fibra e garra que o carnaval existe e persiste em Nova Friburgo como o melhor do interior do estado do Rio de Janeiro. Sei que é polêmico o debate se deve ou não haver carnaval, mas esses exemplos que tenho encontrado me dão a certeza leve de que sim, é acertada a decisão de se ter carnaval.
Muito se fala que a folia local não traz turistas. Discordo. Traz sim! Mas mesmo que não trouxesse, como ficam as pessoas que moram em Nova Friburgo e não viajam para outros lugares, seja por questões financeiras ou por opção mesmo? Tem que pensar em quem fica! Tem também que pensar na imagem da cidade! Ouço tanta gente dizer que a mídia nacional difama a imagem de Nova Friburgo com as insistentes matérias de que nada mudou na cidade um ano após a tragédia. Algumas dessas mesmas pessoas dizem que não deve ter carnaval em respeito às vítimas e pela situação que a cidade se encontra. Ora, que imagem se vende da cidade se não há carnaval? A imagem de que Nova Friburgo continua parada no 12 de janeiro de 2011 e que ainda não está pronta para receber turistas ou para voltar ao normal. A realização do carnaval manda a mensagem para fora e para dentro de que a cidade vive, trabalha e se esforça para ser ainda melhor do que era!
Claro que o carnaval não vem para ser pão e circo. Pelo contrário, o carnaval também tem o seu lado de protesto quando diz claramente ou nas entrelinhas: “Apesar dos pesares, nós prosseguimos! E você?”. O carnaval vem para no seu banho de cultura transformar o povo e os pensamentos derrotistas. Vem para alimentar a alma para que se trabalhe mais do que se tem trabalhado. Nova Friburgo pode se reconstruir apesar das naturais dificuldades, da lentidão e de todo o resto.
O carnaval se paga, gira a economia, eleva a autoestima, melhora a imagem da cidade, traz turista e faz diferença para quem não sai da cidade. Ao visitar as quadras, nos diversos eventos realizados pelas escolas, fica cada vez mais convicto disso!
A contagem regressiva para o carnaval foi iniciada e a vida recomeçará em definitivo por aqui!
Protesto em Amparo
Os moradores de Amparo estão indignados com as condições da estrada que liga Nova Friburgo ao distrito. Na última sexta-feira, 20, inclusive, dezenas de moradores de Amparo e adjacências fizeram um protesto no trecho da RJ-150 que ruiu com as chuvas do início do ano.
Situação crítica da estrada
No local, além de parte da estrada ter caído, ainda há o risco permanente de pedras de uma encosta que rolam para a pista. Até agora, segundo os moradores de Amparo, o DER ou a subsecretaria estadual de reconstrução da Região Serrana não demonstraram ações efetivas para a resolução do problema.
Ônibus não passam
Com os riscos da estrada que está em meia-pista, os ônibus param antes do trecho para que os moradores migrem para outro veículo que fica à espera do outro lado do trecho parcialmente destruído para concluir o itinerário. Quando chove o problema é ainda maior. À noite, a iluminação é precária. Além do trecho que ruiu, a estrada apresenta diversos pontos com problemas, com muitos buracos.
Novo local de pagamento
A partir de hoje, 25, os pensionistas do Estado do Rio começam a receber os seus benefícios pelo Bradesco e não mais no Itaú. De acordo com o calendário de pagamento, o grupo que recebe dia 25 tem os finais de inscrição 0 e 1. No dia 26, pensionistas com finais 2 e 3 e assim por diante.
Horário ampliado
Para evitar tumultos ou grandes aglomerações, as agências do Bradesco vão funcionar em horários especiais. Até o dia 31 atende das 9h às 16h. Entre 1º e 3 de fevereiro, das 8h às 16h.
TurisFácil
Com o objetivo de oferecer pacotes turísticos abaixo do preço de mercado para os servidores públicos estaduais—ativos e inativos—o governo estadual lançou o Programa TurisFácil. A intenção é facilitar as viagens ao interior do Rio de Janeiro, com financiamento em até 60 meses, com desconto em folha.
Região Serrana fora dos pacotes
Inicialmente estarão à disposição cinco pacotes: Angra dos Reis, Búzios, Cabo Frio, Itatiaia e Paraty. Posteriormente outros pacotes serão disponibilizados, com expectativa para a Região Serrana. Os funcionários públicos estaduais podem obter outras informações através do telefone (021) 2333-1010.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário