Colunas
20:12 - 30 de dezembro 2011
Talvez eu não tenha sido tudo aquilo que planejei, talvez eu não tenha me tornado a pessoa que vislumbrei quando tudo isso começou. Essa condição pode me fazer um pouco menos feliz ou um tanto mais infeliz. Mas quando tudo termina para recomeçar (tudo acaba para começar de novo de uma maneira ou de outra), o que mais me intriga, ao mesmo tempo em que me deixa satisfeito e esperançoso, é que estou bem com tudo o que vivi e me tornei.
(...)
Eu gostaria de saber o que serei ou o que estarei fazendo no dia 20 de dezembro de 2012 às 20h12. Já me imaginei nesse dia rindo de toda essa profecia de que o mundo acabará. Já me vi também no meio do fim do mundo com um bichinho de pelúcia no sovaco e de mãos dadas com todos que convidei para serem amados por mim. Todos cantando em volta de uma linda e pacífica fogueira capaz de iluminar toda a cidade.
Disse e digo adeus sem querer me despedir. Não há adeus que seja feliz, mas todo adeus é divino e deve ser respeitado. Sou pequeno demais para decidir acerca do destino daquilo que não sou dono. Não sou proprietário do tempo, não sou...
Sorrio de longe, sinto de perto que a vida é mais do que um ano que passou com todas as suas tragédias e milagres e bem mais do que um ano que chega com todas as suas promessas e planos.
Agora sou o que sou, amanhã já não sei.
(...)
E dançarei até a lua cair e se ela não cair, ainda sim continuarei dançando. Medirei meus passos, mas às vezes meus passos serão em falso. Pode ser que os tropeços se coloquem em meu caminho e que pular não seja suficiente. Pode ser que a vida...
Fecho os olhos quando rezo, pulo sete ondas no mar. Na carteira tenho fotos de rostos que enxergo na luz e na escuridão, por onde ando e para onde vou. Tenho fé. Jamais demito a sorte. Quero todos os meus lados repletos, quero minhas mãos cheias de mãos, meus abraços cheios de abraços. Sinto saudade de alguns dias que se foram rápido, aprendi com horas que tive o desgosto de ter. Sinto falta de quem já não me empresta seu olhar e não me permito esquecer certos sorrisos. Alguns sorrisos são eternos e não se apagam jamais.
(...)
São 20 horas e 12 minutos, não conto os segundos. O mundo gira sem que eu perceba. Se não fosse o tempo lá fora...
2011, 2012, 2020, 2033... Se coloco dois pontinhos, são apenas marcas no relógio digital... São anos que passam sem que eu saiba se (e se) como chegarei lá.
Os planos nem sempre saem como imaginamos. Não somos condenados a sermos exatamente o que vislumbramos. Talvez eu me leve. Pode ser que a surpresa me carregue. Pode ser que o tempo me varra. O que vai ser depois?
(...)
Leia na íntegra, amanhã, 31, no Caderno LIGHT de A VOZ DA SERRA
Menos assassinatos
Baseado nos boletins de ocorrências policiais, o número de homicídios em Nova Friburgo diminuiu em 2011. Foram 21 até o fechamento desta coluna, contra 80 em 2006, 43 em 2007, 67 em 2008, 58 em 2009 e 28 em 2010. A redução de 2010 para 2011 foi de aproximadamente 35%. A redução de 2009 para 2010 já havia sido mais de 60%.
Menos mortes no trânsito
O número de mortes decorrentes do trânsito dentro do território do município de Nova Friburgo também diminuiu de 2010 para 2011. A diminuição foi de aproximadamente 45%. Foram 38 mortes no trânsito em 2010 contra 21 até o fechamento desta coluna.
Ocupação hoteleira
Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis revela que as chuvas de janeiro afastaram os turistas das cidades de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis neste Réveillon. Os hotéis do município de Teresópolis são os mais prejudicados, com apenas 50% das vagas preenchidas. Em Nova Friburgo, a ocupação é de 60%.
Destino: Búzios
Já Petrópolis, a menos atingida pelas chuvas, segundo a pesquisa, terá ocupação de 75%. Búzios será um dos destinos mais procurados do Brasil para a festa de Réveillon em 2011. 100% de ocupação, número próximo a da capital fluminense com 96% a 100% dos quartos ocupados.
Amistosos
Na preparação do Tricolor da Serra para o Estadual já estão agendados amistosos contra Cabofriense, Macaé e Nova Iguaçu. Possivelmente ainda haverá um amistoso contra o América. A diretoria de futebol do clube também está buscando um amistoso em Nova Friburgo contra o Botafogo. A conferir.
Sesc Verão
O Sesc Nova Friburgo anuncia uma vasta programação de verão para Nova Friburgo entre 3 a 29 de janeiro. Serão oferecidas atividades gratuitas pelo Programa de Férias para as crianças.
Animação pelo samba
Para os adultos estão previstas apresentações artísticas, esquetes e serviços diversos. Entre as apresentações culturais estão o Bloco Rastafare, dia 15, e o grupo Fato Consumado, que se apresenta no dia 22. Ezequiel do Cavaco se apresenta no dia 29.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário