Colunas
2011: o ano que mudou as nossas vidas? - 28 de dezembro 2011
Sempre quando termina um ano, pesamos aquilo que foi bom e o que foi ruim. Reavaliamos através das experiências vividas o que não nos serve mais e o que concluímos valer a pena para que siga conosco. Essa avaliação é bem particular de cada um, mas há também a avaliação coletiva: o mundo e mais precisamente o lugar em que vivemos nesse mundo.
Haverá muitas discussões e alguns consensos nessa avaliação. Mas afinal, 2011 mudou as nossas vidas?
De certo, na linha do tempo da história de Nova Friburgo 2011 ficará marcado com destaque pelo fato da tragédia climática e política, no entanto, creio que o que vem depois delas é que determina se o ano mudou mesmo ou não as nossas vidas. Digo, o jeito como agimos, a forma como nos portamos perante as situações cotidianas, o modo de vermos e decidirmos, a maneira como encaramos os acontecimentos.
Tornamo-nos mais fracos ou mais fortes? Estamos mais pacientes ou mais imediatistas? Continuamos a confundir obrigações com qualidades? Ora, honestidade é obrigação e competência tem que ser avaliada e comparada!
Não sei ou tenho dificuldade para dizer que 2011 mudou o nosso jeito como povo. Talvez, estejamos mais preparados ou prevenidos para enfrentar eventuais problemas climáticos, mas não sinto que estejamos mais cientes de que podemos mudar o nosso futuro execrando quem tem que ser execrado da vida pública, tomando para si as rédeas da cidade, assumindo definitivamente a responsabilidade sobre ela.
Temos e parecemos ter uma forte tendência em jogar tudo nas mãos de uns poucos que se acham os donos da cidade. Eles agradecem a nossa passividade e se dizem legítimos em seus postos! É aí que evidenciamos a nossa crença na jogação para a plateia que continuadamente assistimos. Chega da vaidade e do individualismo.
Não dá mais! Não dá mais porque estamos comprometendo Nova Friburgo a um abismo sem volta. E não adianta dizer que foi só a tragédia. Antes, já nos víamos nesse abismo. A tragédia de 2011 só serviu para agravar e acelerar o processo de esfacelamento coletivo. Serviu para marcar e nos alertar: vamos continuar nessa toada ou é hora de criar uma nova história para uma Nova Friburgo. A cidade foi sacudida, mas e nós? Fomos sacudidos por dentro para mudar, agir diferente, confiar no novo?
2011 mudou ou não as nossas vidas? Creio que a forma como agiremos em 2012 é que determinará se mudou mesmo ou não...
Vistoria mais rigorosa
A partir de 1º de janeiro, a vistoria do Detran-RJ adotará critérios mais rígidos em relação à emissão de gases dos veículos particulares. A análise da emissão dos gases, que era feita de forma educativa, para orientar o motorista sobre os riscos da poluição, passará a reprovar se o carro estiver desregulado, soltando muita fumaça e poluindo o ar.
Novas regras para emissão de gases
O motorista que não quiser correr o risco de ser reprovado na vistoria pode se basear no resultado da vistoria do ano passado, que diz a condição de emissão de gases. Se constar que o carro está poluindo demais, o motorista deve consertar. É recomendável que o motorista deve antes de fazer a vistoria ir a uma oficina verificar como está o nível de emissão de gases, examinando velas, motor e catalizador.
Feriados de 2012
Oficialmente, 2012 terá 11 feriados nacionais. Desses, apenas um cai no domingo (dia 1º de janeiro) e um no sábado (dia 21 de abril, Tiradentes). A sexta será a campeão de feriados com 4: Paixão de Cristo, Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados.
Nenhum feriado em segundas-feiras
Curiosamente, a nível nacional, não há nenhum feriado caindo em segundas-feiras. No Estado do Rio ainda tem os feriados de São Jorge, dia 23 de abril, este caindo numa segunda-feira e o da Consciência Negra, dia 20 de novembro que cai numa terça. Ambos, não são muito respeitados, mas que valem hora extra ou banco de horas para quem trabalha. O 16 de maio, aniversário de Nova Friburgo, feriado municipal, cai numa quarta-feira.
Friburguense sem descanso
Os jogadores do Friburguense não têm descanso. O elenco só teve folga no fim de semana e já retomou os treinos na segunda-feira, 26. Hoje, 28, assim como ontem, 27, o time treinou em tempo integral. Amanhã, 29, 15h30, amistoso contra o Nova Iguaçu, na Baixada. Só depois disso é que o time ganhará uma folga maior de três dias. Dia 2 já retoma o batente que perdurará até o fim do Estadual em abril.
Rádio Câmara ao vivo
Com o recesso das sessões ordinárias, o programa de rádio da Câmara de Vereadores que vai ao ar as quartas e sextas, 13h, pela Nova Friburgo AM, dedicará as próximas semanas a entrevistas ao vivo e individuais com os vereadores. Os edis farão uma avaliação de suas atuações em 2011, além de responderem perguntas dos ouvintes pelo 2523-3034.
Ordem de entrevistas
A ordem de entrevistas se deu através de sorteio que marcou Manoel do Pote como o primeiro, hoje, 27. Os próximos serão: 30, Profº Pierre; 4 de janeiro, Vanozinho; 6, Edson Flávio; 11, Reinaldo Rodrigues; 13, Cláudio Damião; 18, Marcos Medeiros; 20, Marcelo Verly; 24, Roberto Wermelinger; 27, Isaque Demani; 1º de fevereiro, Márcio Damázio e 3 de fevereiro, Luciano Faria.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário