Colunas
Novembro bom: 11 e 3, 3 e 11. Que venha o 12 e 4, o 4 e 12! - 1º de dezembro 2011
O mês de novembro terminou, mas sua marca ainda perdura em mim. Pelo mês que passou tenho extrema gratidão.
Novembro é especial para mim, porque dois dos meus mais queridos filhos fazem aniversário. Não, ainda não sou pai, mas tenho meus trabalhos como missões que cumpro com prazer.
Em novembro esta coluna completou três anos. Em novembro o programa de esportes que apresento na TV completou 11 anos. Enquanto o primeiro ainda é um bebê e tem muito ainda o que oferecer e aprender, o segundo é nada mais nada menos que o programa há mais tempo ininterrupto no ar na televisão local e que ainda tem muito que oferecer e aprender também.
Olhando assim parece fácil e ainda que sejam tarefas prazerosas, são missões que cumprimos quase que solitariamente. Só não é absolutamente solitária porque encontramos apoios, muitos apoios para seguir adiante e contamos com o carinho do leitor e do telespectador que nos concedem um privilégio que não tem preço.
O Observatório nasceu com o objetivo de observar a vida e o cotidiano friburguense e trazê-lo à tona. Quando recebi o convite do Laercio Ventura logo imaginei uma coluna com uma crônica e notas sobre diversos temas, do esporte a política, da cultura a economia, do banal ao curioso. E é assim há três anos, escrevendo diariamente. Nesse tempo a coluna só não esteve no jornal, para se ter uma ideia, em oito edições. Seu Laercio confiou em mim, aprendi e aprendo muito com ele que é um dos meus mestres. Tenho um enorme orgulho em fazer parte de A Voz da Serra. Acredito que vem dando certo, mas não é fácil dar a cara à tapa no mais influente veículo de comunicação da região. É mais complicado do que eu imaginava expressar opiniões e tentar revelar o que há por detrás das cortinas da história. Mas não é porque é complicado e às vezes sofrido que não se tem que se fazer. Medo? É preciso prosseguir e evoluir sempre!
O Esportes TV Zoom nasceu com o objetivo de cobrir o esporte profissional e amador da cidade. Como disse minha amiga Vera Cintra no programa de comemoração da data: “O programa persiste porque cobre do Friburguense à escolinha comunitária, do idoso à criança, da história ao futuro, do projeto social ao profissional”. Dá vez e voz a todos! E nesses 11 anos colhemos amigos, muitos amigos e não tenho dúvida que essa é a maior conquista que se pode ter. Esses amigos não só emprestaram suas glórias e derrotas, como nos impulsionaram e motivaram a que continuássemos registrando conquistas e perdas—e continuamos ganhando e perdendo, enfrentando as dificuldades próprias de um mercado seletivo e de uma estrutura de interior. Mas somos teimosos, acreditamos no que fazemos, pois nosso trabalho está mais para o calor de ideologias permanentes do que para a frieza da matemática do dar e receber.
Sendo assim, sem citar nomes para não cometer nenhum tipo injustiça, só tenho a agradecer: à direção da TV Zoom; aos meus colegas de trabalho, desde o cinegrafista à edição; aos parceiros diretos (Ventura) e aos indiretos; aos desportistas, muitos dos quais se tornaram mais do que convidados do programa, mas meus amigos, ao telespectador que confia seu tempo a nos assistir todas as semanas, de vez em quando ou por alguns minutos. A todos que me mantêm no ar e que me dão asas para prosseguir minha trajetória.
Muito obrigado a este jornal que me concede um espaço precioso todos os dias e possibilita que eu mostre o que sei e o que não sei. Ao Seu Laercio pela oportunidade, ensinamentos e motivação; a minha editora-chefe Angela Pedretti, que abriu os caminhos para que eu começasse lá atrás com a coluna semanal Palavreando; a todos da redação; aos revisores; ao pessoal da gráfica e da internet; às bancas de jornal; aos personagens ocultos e explícitos que ilustram meus textos e aos leitores que observados se tornam observadores e que me concedem o privilégio de discutir a história que se faz perante nossos olhos.
Só tenho a agradecer e dizer que estamos firmes e fortes para o 12 e para o 4! Que assim seja!
Prefeitura itinerante
O prefeito Sérgio Xavier estuda para os próximos dias transferir o gabinete de prefeito do Palácio Barão de Nova Friburgo, no Centro, para o distrito de Conselheiro Paulino. A pretensão de Serginho é despachar por alguns dias direto do distrito que, apesar de ter a maior arrecadação do município, foi um dos mais esquecidos pelo poder público nos últimos tempos.
Urgência de Conselheiro
A ideia é dar uma atenção maior aos problemas dos bairros que formam Conselheiro Paulino e atender as urgências da população com o que for possível dentro da atual estrutura da Prefeitura. Conselheiro que recentemente e finalmente foi contemplado com projetos de reconstrução do Governo Federal.
Carnaval 2012
As Escolas de Samba e Blocos de Enredo se reuniram e chegaram ao consenso de que apresentarão ao prefeito em exercício Sérgio Xavier a proposta para que, havendo carnaval, que o mesmo seja em fevereiro e não fora de época, como cogitado pela Prefeitura.
Fevereiro x maio
A questão, possivelmente, voltará à mesa de discussão entre o prefeito e os representantes das agremiações nesta quinta, 1º. Os carnavalescos, inclusive, já se movimentaram e garantem que conseguiram o apoio de alguns vereadores, especialmente daqueles mais conservadores da ala evangélica.
Care em Nova Friburgo
Depois de distribuir mais de 100 kits com ferramentas de trabalho, a ONG Care Brasil prossegue seu trabalho de ajuda ao município e realiza até o próximo dia 6, oficinas de gestão de negócios para cerca de 200 microempreendedores do município.
Capacidade produtiva
Participam das oficinas costureiras, manicures, doceiras, salgadeiras, comerciantes, açougueiros e agricultores que receberam os “Kits Reposição Econômica”, os quais continham as ferramentas de trabalho para repor sua capacidade produtiva prejudicada com as enchentes.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário