Colunas
O sonho ainda está vivo - 23 de novembro 2011
A temporada 2011 está chegando ao fim. Um ano, com certeza, vascaíno! Um ano que pode ser também tricolor, corintiano e ainda mais vascaíno. E, apenas os três se mantêm firmes na briga pelo título nacional, o mais difícil do mundo.
Costumo mensurar ser mais fácil ganhar uma Libertadores e até o Mundial. Difícil é chegar a eles. Mas levar o Brasileirão não é tarefa simples. Longo, difícil, equilibrado. Não tem adversário simples. E após 36 rodadas, Corinthians, Vasco e Fluminense vão para as duas partidas finais tendo que vencer. Apenas o Corinthians depende de suas próprias forças, mas sabe que se derrapar, tem quem venha atrás louco para ficar com a taça. A essa altura, o otimismo dos cariocas realmente é menor, mas numa competição em que tantos tiveram a chance de disparar, tantos tiveram a real possibilidade de permanecer na ponta e não dispararam, nem permaneceram—tudo pode acontecer.
E é a essa lógica que vascaínos e tricolores devem se agarrar: tudo pode acontecer! Talvez, o mais difícil para Vasco e Fluminense nem seja contar com um tropeço do Corinthians, absolutamente possível diante de um Figueirense que sonha em chegar a Libertadores e de seu maior rival o Palmeiras. O mais complicado para Vasco e Fluminense é ter que vencer dois clássicos seguidos, um no confronto direto e outro diante dos rivais Flamengo e Botafogo, respectivamente. Rivais que deixaram escapar a Libertadores na reta final, mas que ainda veem possibilidades e por isso, indubitavelmente, lutarão até o fim!
Pelo 1º turno, essa dificuldade se confirma. O Vasco marcou 2 pontos, o Fluminense apenas 1, enquanto o Corinthians não marcou nenhum. Os 2 pontos não servem para o Vasco que empataria em número de pontos, mas perderia nos critérios de desempate, caso os resultados se repetissem também neste 2º turno. Para piorar, Vasco e Fluminense farão uma verdadeira final “matar ou morrer”, sob o iminente risco de morrerem abraçados em caso de empate e até em caso de vitória tricolor—já que, se o Corinthians vencer, estará tudo acabado. Apenas o Vasco depende apenas de si para levar a briga para a última rodada. Esse direito o Fluminense não possui.
O futebol é uma caixinha de surpresas. Nunca o ditado foi tão importante para vascaínos e tricolores. A vantagem do Corinthians é imensa ao mesmo tempo em que é de apenas 2 pontos. A lógica, pelo menos no futebol, existe para ser contrariada. Há que se manter a esperança! Há que se ousar, lutar, buscar até o fim e contar que os deuses sejam justos, porque cá entre nós: o Corinthians não merece esse título! Porém é merecido o final épico caso Vasco ou Fluminense fiquem com a taça! Se vier, será certamente um dos títulos mais inesquecíveis para qualquer um dos dois, e, um campeonato inesquecível para todos, exceto corintianos, é claro!
Show cancelado
Mais um show cancelado em cima da hora em Nova Friburgo. Programado para o último sábado, 19, no Nova Friburgo Country Clube, o show do Ponto de Equilíbrio foi cancelado um dia antes, o que irritou quem havia se programado para o evento.
Fest Verão
Dezembro marca mais um festival na cidade, o Fest Verão 2011, com vários shows no Nova Friburgo Country Clube, do dia 8 ao dia 11. Estão programados shows do Grupo Pixote; Edu Ribeiro, Ivo Meirelles e Detonautas numa mesma noite e Jammil, Rodrigo S. e Jean, Gorila e Preto. Os ingressos já estão à venda, com passaporte para todos os shows a R$ 80 homem e R$ 60 mulheres.
Copa Rio
O primeiro tempo da decisão contra o Madureira é hoje, 23, 16h, em Conselheiro Galvão. O segundo jogo é no sábado, 26, 16h, no Eduardo Guinle. O Tricolor da Serra tem força máxima para as finais da competição. Na 2ª fase, quando se enfrentaram, Madureira e Friburguense empataram em 0 a 0 no Rio e o Madureira venceu em Nova Friburgo por 3 a 2.
CPI da Câmara
A CPI da Câmara ainda pretende colher o depoimento do ex-secretário municipal de Governo José Ricardo Carvalho de Lima, marcado para hoje, 23, às 10h. Independente do comparecimento dele ou não, a pretensão é votar em plenário o relatório final da CPI da Tragédia na terça-feira próxima, dia 29 próximo. A sessão está inclusive separada para esse fim.
Disque-denúncia
A polícia tem tido no disque-denúncia um forte aliado para o combate ao tráfico de drogas. A maioria das apreensões recentes tem sido motivada pelo mecanismo, aliado ao trabalho de inteligência da polícia. As denúncias, que podem ser anônimas, são feitas através do telefone 2523-4590.
Festa da Flor e do Café
O fim de semana vai ser de festa em Bom Jardim, Festa da Flor e do Café. A feira—que tem por objetivo valorizar e divulgar a identidade cultural dos produtores de flores de corte e de café da cidade—será realizada no Galpão Cultural Margaret de Jesus, ao lado do antigo zoológico e tem entrada franca.
Várias atrações
Entre as atrações estão exposição de flores de corte, mostra de decoração, exposição de carros antigos, feira de artesanato, palestras, shows musicais, oficinas, recreação infantil, desfiles e degustação de café. A Festa tem abertura no dia 26 e termina no domingo, 27.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário