Colunas
Observatório - 16 de novembro de 2011
O Friburguense como contraponto! O Tricolor da Serra como exemplo!
Foi um ano nada fácil. Não que não se tenha pedido um ano fácil. Mas perante tudo que nos ocorreu e ocorre temos todos os motivos para não ter esperança. Mas quem tem fé teima e alguns que execram os maus exemplos se destinam à sina de querer ser contraponto, de marcar um tempo como exemplo.
O esporte é reflexo da vida e após tudo que nos aconteceu tínhamos tudo para nos abater. O Friburguense era para ser um fracasso, o rugby sequer poderia participar de competições, o motocross não tinha porque voar e as artes marciais eram para passar em branco. Eis que o Friburguense sobe com sobras para a Primeira Divisão do Estadual, o Friburgo Rugby é vice-campeão da Copa do Estado, o motocross local vai ao Mundial e voa para os céus com sua missão cumprida e as artes marciais nos fazem sonhar com inúmeros talentos que se espelham num menino que saiu do Alto de Olaria para atingir o alto do mundo. Esses contrapontos nos convencem, mas foi tanto que sofremos, foram tantas coisas que nos sufocaram e nos envergonharam em rede nacional que queremos mais, precisamos de mais. E nada melhor do que o futebol, o esporte mais popular do país e do mundo, para nos dar a tal redenção. Choramos nossas tristezas, não escondemos nossas fragilidades, mas somos fortes quando o assunto é batalha, quando somos convocados para vencer!
Então, com sua calma e equilíbrio, Gerson Andreotti chama cada um de seus guerreiros para a última missão da temporada, abre espaço para a fala do incansável Siqueirinha que diz: temos que teimar mais uma vez. Teimar na esperança, teimar contra o cansaço. Não será agora que vamos deixar de nos entregar! Seremos campeões!
O capitão Cadão escuta e com poucas palavras orienta os seus para a realização do sonho de erguer uma taça e dar a volta olímpica em seu estádio, em sua casa!
Marcelo entende o que isso representa e chama Flavinho e Victor Hugo para dizer que é um por todos e todos por um!
E todos com gana e esperança se espelham na vontade de Sérgio Gomes para se doar em campo e lutar pelo companheiro ao lado.
Diego Guerra que leva até no nome o sentimento de guerra olha para Adilson e lhe assegura: “Te protegerei até o fim!”. É isso que soldados fazem pelos soldados de seu exército: protegem uns aos outros.
E Adilson promete que se multiplicará em Marcos e Afonso para se agigantar debaixo das traves e fechar o gol.
Evair, sempre pronto para entrar, assim como Alves e Leomir, fica na torcida e vibra com o sucesso dos companheiros. Elan, Washinton, todos estão bem representados.
Ricardinho se inspira na velocidade e estrela de Ziquinha, cresce no tamanho de Ricardo, para com seu topete sempre bem trabalhado fazer gols de cabeça, de letra e de bico se for necessário.
Diego Santos mais forte do que nunca atropela os zagueiros que acham que podem se safar de seus dribles e só para quando um a um estão vencidos.
Jorge Luiz fala com a bola e faz crônica mais inspirada do que essa e ensina a Crispim que com confiança o texto se faz e a poesia se desenha.
Desenho sempre bem traçado é a viagem que a bola faz pelos pés de Marquinhos nos chutes a longa distância, nas faltas na entrada da área. Classe!
A mesma classe de quem entende do assunto e dá aula como Lucas que coloca a bola onde quer, que chama o jogo sem temer faltas ou a probabilidade existente de errar, mas Lucas não erra. Sabe esbravejar, mas mais ainda comemorar e extravasar sua emoção de quem sabe o que quer e tem certeza de seu lugar ao sol!
Assim, a estrela de cada um vai brilhando mais vermelha do que nunca, no exemplo de amor e dedicação de Bidu que reinventa a palavra raça a cada partida e que faz de cada jogo uma nova forma de significar a palavra lenda! Bidu—lendário! Bidu é um dos que sabem bem o que cada guerreiro desse time passou para chegar até aqui!
A torcida nas arquibancadas, puxada pela Ultras Jovem Facção Tricolor, canta feliz e não para um segundo para ser de fato o 12° jogador, ou melhor, o 23°, pois mesmo aqueles que ficaram a maior parte do tempo no banco e que sequer entraram em campo fazem parte desta jornada gloriosa! Ela grita, sem descansar: “É campeão! É campeão!”.
O povo friburguense se vê representado no Friburguense como o bom exemplo, como o contraponto. Quando todos dizem que não dá, ainda há um minuto de jogo para tentar. Quando um ou outro abaixa a cabeça na orla da omissão, há quem esteja dentro de campo suando, correndo, acreditando que é possível vencer e levantar a taça! Vai lá, Cadão! Vai lá ao centro do campo que é o centro do mundo, chama Bidu, Sérgio Gomes, Ziquinha e Cia para erguer a taça perante sua torcida e gritar que “Copa do Brasil lá vou eu, Copa do Brasil lá vamos nós! É campeão!”. Solta esse choro misturado a sorriso, Lucas! Deixa esse grito estancado a tanto tempo lhe tirar a voz, Siqueirinha, e se abrace a Nideck, jogue o Felipe ao alto, beije sua família, agradeça a Raul Marcos a oportunidade e celebre a coroação de sua liderança!
Brasil: o Friburguense é a Nova Friburgo que dá certo! Somos nós, friburguenses de alma e com o Friburguense no peito, que fazemos a verdadeira cidade que cresce para o céu sempre! Jogadores tricolores: provem isso a vocês mesmos, a todo friburguense, a todo o mundo! Só depende de vocês! Conte com todos nós!
Cadeiras do Maracanã
As cinco mil cadeiras do Maracanã doadas ao Friburguense já estão liberadas e a caminho. A Frilog Transportadora doou o serviço ao Friburguense e é quem trará o material para Nova Friburgo. Se tudo correr dentro do previsto, as cadeiras já deverão estar instaladas para os jogos do Estadual 2012 que começa no fim de janeiro.
Copa Rio
Amanhã, 17, 16h, o Friburguense entra em campo para a primeira partida das semifinais da Copa Rio contra o Bangu. Na outra semifinal, Madureira e Macaé se enfrentam em Conselheiro Galvão. As duas próximas semanas serão intensas. Isso porque, a primeira partida da final da Copa Rio está agendada para a quarta, 23, e a grande final para sábado, 26.
InterTV digital
A InterTV Serramar, afiliada Rede Globo, marca para o dia 8 de dezembro a inauguração e consequente início das suas transmissões em sinal digital para Nova Friburgo e toda região serrana.
HD
Antes, o sinal digital chega aos municípios do litoral abrangidos pela sede Cabo Frio, dia 2. Os municípios abrangidos pela sede Campos foram os primeiros, já tem sinal digital desde o último dia 11. A InterTV será a primeira emissora de TV a oferecer programação em HD na região.
Oportunidades Senai
Estão abertas até esta sexta, 18, as inscrições para as vagas gratuitas de Cursos de Qualificação do Senai, por intermédio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Podem se inscrever alunos de escolas estaduais de Ensino Médio que estejam cursando neste ano de 2011 o 1º ou 2º ano.
Cursos técnicos
Todo processo de seleção será realizado pela Secretaria de Estado de Educação. Nesse primeiro período que vai até sexta, 18, as inscrições são para os cursos de qualificação. Em breve será divulgado o período de inscrições para os cursos técnicos.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário